Veja 5 boas praticas para evitar o desperdício de comida em restaurantes
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O desperdício de comida em restaurantes é um problema muito comum, que deve ser repensado para um melhor aproveitamento e maior lucratividade nos negócios.

Em geral, além das fartas porções que levam os clientes a deixarem comida no prato, o processo de produção e armazenamento dos alimentos não aproveita os ingredientes como deveria. A boa notícia é que é possível identificar esses problemas e corrigi-los.

Neste artigo, vamos mostrar quais são as melhores práticas para combater o desperdício de comida em restaurantes e como implementá-las. Acompanhe!

Saiba identificar e combater o desperdício de comida em restaurantes

Saber como identificar o que causa o desperdício de alimentos é a ação mais importante para o sucesso de um restaurante. Isso porque, com apenas pequenas mudanças, organização e planejamento, é possível evitar esse problema e aumentar a margem de lucro. Veja, a seguir, o que pode ser feito nesse sentido.

1. Planeje as compras do restaurante para evitar a deterioração dos alimentos

Os alimentos que se deterioram rapidamente, como as verduras, frutas, temperos e produtos lácteos, devem ser comprados gradualmente. Dessa forma, é possível evitar que eles se estraguem e combater o desperdício de alimentos e dinheiro investido.

Para isso, é importante conhecer o giro de cada produto, conhecer as suas sazonalidades e calcular o estoque de segurança. Outro ponto importante é a escolha do fornecedor — opte pelo que oferece produtos frescos, de qualidade superior e que não falha nos prazos de entrega.

2. Controle o estoque e as datas de validade

O controle de estoque faz muita diferença para evitar desperdícios de alimentos. Por isso, mantenha-o reduzido para diminuir riscos de perdas e cuide de aspectos importantes, como:

  • atender às necessidades de refrigeração — o armazenamento inadequado pode afetar as características originais dos alimentos;
  • manter as embalagens originais dos produtos — elas preservam os ingredientes e aumentam a sua durabilidade;
  • organizar os alimentos de acordo com a data de validade — os produtos com vencimento próximo devem ser consumidos primeiro;
  • respeitar o empilhamento máximo — observe as instruções do fabricante;
  • separar os alimentos industrializados — os grãos e cereais podem provocar infestação de insetos.

3. Aproveite os ingredientes

Preparar um cardápio com diversos ingredientes em comum é uma boa estratégia para evitar perdas. Isso porque, os itens utilizados em somente um ou dois pratos podem perder a validade devido à pouca utilização.

4. Tenha cuidado com a armazenagem de produtos

Para não ocorrer de perder alimentos por armazenamento inadequado é importante investir em equipamentos, como balcões refrigerados, refrigeradores comerciais, entre outros.

5. Não produza pratos além do necessário

Para um melhor gerenciamento e armazenamento de comida, é aconselhável que o gestor do restaurante elabore estimativas quanto ao número de consumidores esperados por dia no estabelecimento. Isso ajuda a empresa ter um melhor controle do volume de produtos que deve adquirir para curto e médio prazo.

Para isso, pode-se levantar a média do número de clientes recebidos nos últimos três meses, identificando os períodos com maior e menor movimento. Além disso, trabalhar com reservas também é uma meio eficaz para estimar o número de clientes esperados no restaurante.

Veja como evitar outros tipos de desperdícios para reduzir prejuízos

Além do desperdício interno, que diz respeito aos cuidados que já comentamos, o controle deve ser feito também quanto aos aspectos externos. Para isso, é preciso educar o cliente a pegar apenas a quantidade que ele vai consumir. Mas, lembre-se: cobrar por alimentos deixados no prato é ilegal!

Dessa forma, é possível realizar campanhas contra o desperdício de alimentos com base em motivos que levem os clientes a refletir sobre essas atitudes. Além disso, pode-se adotar medidas, como:

  • diminuir as porções dos pratos à la carte;
  • orientar a equipe a indicar pratos mais adequados ao apetite do cliente — em cardápio digital é possível usar temos como “pouca fome” ou “muita fome”.

Como você pôde ver, o desperdício de comida em restaurantes deve ser objeto de atenção e mudanças para um melhor aproveitamento dos ingredientes e maior lucratividade nos negócios. Para tanto, é fundamental detectar as fontes dos problemas em relação aos aspectos internos e externos e corrigi-las.

Gostou deste artigo? Para saber mais sobre o assunto, entenda melhor o conceito de gastronomia sustentável.

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