Entenda como fazer o posicionamento de marca do seu restaurante

Para quem pretende abrir um restaurante ou já tiver um, estabelecer um bom posicionamento de marca é essencial. Afinal, é ele quem guia como a sua empresa vai participar do mercado. Ou seja, como ela se apresenta, como quer ser vista pelos consumidores e quais ações tomar no futuro para alcançar o status almejado em seu segmento. 

Neste post, entenda melhor esse conceito e por que é tão importante. Saiba também algumas estratégias que você pode seguir para ter um bom posicionamento. Boa leitura!  

Posicionamento de marca: por que é tão importante? 

Quando pensamos no setor de alimentação, algumas marcas mundialmente famosas vêm à nossa mente. Mas o que faz delas tão conhecidas, a ponto de serem referências em seu tipo de segmento? O posicionamento de marca, que também envolve toda a sua gestão com o famoso “branding”. 

Nesse caso, os dois conceitos se interligam. Afinal, para fazer a gestão de uma marca, é preciso que você saiba como deseja posicioná-la. Ou seja, não basta apenas ter um nome criativo para seu restaurante.  

O posicionamento vai ser o resultado de uma série de ações que você tomar — desde a criação da identidade visual, a cultura organizacional que tiver, até a forma como vai fazer o atendimento — a fim de ganhar seu espaço no mercado e tornar-se conhecido por seus produtos ou serviços. O resultado de tudo isso é uma marca memorável, que sabe qual é seu público e como falar com ele, conseguindo bons resultados em cada ação de marketing que realiza.  

A importância de posicionar sua marca 

Será que todo o esforço de criar um posicionamento de marca e mantê-lo é realmente necessário? Sim, porque é essa visão que você quer para sua empresa, bem como as medidas práticas que vão fazê-la crescer e alcançar seus objetivos.  

Com isso, ela ganha relevância e autoridade, pelo fato de sua marca ser forte e bem clara. Assim, os clientes sabem exatamente o que esperar de você e podem se identificar de forma mais fácil, o que é ótimo para a fidelização. Dessa forma, na prática, outro resultado relevante é o aumento do faturamento. 

Quais estratégias ajudam a criar um bom posicionamento de marca? 

O posicionamento de marca não envolve apenas uma ação, mas várias. Sendo assim, existem inúmeras estratégias que você pode aplicar para saber quais os melhores caminhos a se tomar. Confira algumas delas, a seguir! 

Analise a concorrência 

Fazer a análise da concorrência é essencial, tanto na hora de abrir o restaurante quanto depois. Afinal, quando um novo concorrente chega, você deve saber como isso vai afetar o seu restaurante. Nesse sentido, essa avaliação também ajuda a entender como as empresas, incluindo a sua, vêm sendo vistas pelo mesmo público e o que faz as pessoas optarem por uma em detrimento da outra. 

A partir disso, você pode manter o restaurante em constante evolução, para demonstrar que consegue oferecer diferenciais e uma experiência melhor. Por exemplo, conhecer a concorrência ajuda você a treinar sua equipe melhor, criar receitas novas e explorar nichos de público ainda não atendidos. 

Defina sua identidade visual 

A identidade visual é um grande suporte para o posicionamento de marca. Afinal, quem não lembra das cores de certos restaurantes de destaque, ou de suas logomarcas famosas? Elas não são apenas populares, mas sua imagem é tão poderosa que se torna familiar, levando o público a consumir seus produtos com frequência. 

Dessa maneira, é importante ter cuidado com detalhes como logomarca, materiais impressos e, claro, tudo o que vai para o digital. Ou seja, tanto no offline quanto no online, a identidade visual precisa ser coerente e manter um padrão.  

Afinal, se o cliente vê um cardápio bonito e organizado no aplicativo, espera encontrar a mesma coisa quando vai ao restaurante. Por isso, vale a pena criar um manual de identidade e mantê-lo, oferecendo variações de cores que podem ser trabalhadas, fontes e vários outros elementos que atendam a qualquer peça de marketing que você fizer. 

 Construa uma presença digital 

Atualmente, é impossível pensar em um restaurante sem presença digital. Afinal, com a pandemia e o aumento do delivery, ela se tornou uma norma. Assim, para garantir uma boa estratégia online, vale a pena seguir dicas como: 

  • mantenha a mensagem e tom de comunicação igual ao offline; 
  • esteja nas redes sociais relevantes para seu negócio e cuide delas; 
  • faça atendimento online com a mesma atenção do presencial; 
  • use as redes como vitrines para seu restaurante físico; 
  • converse com o cliente com conteúdos variados, como fotos e vídeos; 
  • crie um clube de fidelidade online que ofereça vantagens e ajude na fidelização.  

Marque presença offline 

O online é essencial atualmente, mas você não deve esquecer que o posicionamento de marca ainda contempla a atuação offline. Por isso, além de oferecer um bom serviço e prestar um atendimento de qualidade, alinhado com sua cultura organizacional, você pode tomar outras medidas. 

Por exemplo, no caso das parcerias, vale a pena encontrar nichos a serem explorados e fazer acordos para alcançá-los. Por exemplo, fazer parcerias com taxistas que transportam turistas e possam indicar seu restaurante.  

Além disso, estar presente em feiras da cidade, em eventos gastronômicos, como o Restaurante Week, ou criar sua própria ação é bastante importante para mostrar que sua empresa está ali para oferecer o melhor produto. 

Conte com a tecnologia 

A presença digital do seu posicionamento e várias ações que podem ser realizadas no offline dependem da tecnologia. Afinal, atualmente há uma grande conexão entre esses dois mundos. Por isso, contar com ferramentas que possam ajudar você é essencial para se posicionar no mercado. 

Por exemplo, mais do que redes sociais para falar com os clientes, usar aplicativos de geolocalização colocam seu restaurante na rota de turistas e moradores locais que os usam para encontrar onde comer.  

Já sistemas de gestão otimizam todos os detalhes, para você focar em estratégias de marketing e não perder tempo. Por sua vez, ter seu próprio aplicativo é uma forma única de se aproximar de seus clientes, vender e ganhar espaço. Dessa forma, tudo isso pode garantir um grande diferencial competitivo. 

O posicionamento de marca é a forma como você vai guiar todas as ações de criação e gestão do restaurante, para que resultem em ganho de clientes e de espaço no mercado. Dessa forma, ela é importante por fortalecer sua marca, a ponto de manter-se relevante e tornar-se uma autoridade em seu segmento. Além disso, com ele é possível mostrar seus diferenciais e influenciar diretamente o faturamento. Sendo assim, vale a pena seguir as dicas que passamos para você atuar tanto online quanto offline e ter sucesso. 

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