
Atualmente, é importante conduzir boas práticas para não cometer desperdícios e não gerar gastos desnecessários no seu negócio. A logística de alimentos ajuda muitas empresas a ter um melhor controle interno e a diminuir certos prejuízos no seu estoque.
Afinal, a segurança alimentar é um dos itens que fazem parte do seu restaurante. Trata-se de um processo que sua equipe não deve esquecer. Ao passo que conservar suas mercadorias de maneira correta é uma grande iniciativa para oferecer refeições de qualidade e sempre preservar a experiência do usuário com a sua marca.
Dito isso, continue conosco e veja nos tópicos abaixo do que ela se trata e como deve ser feita na gestão do seu estabelecimento. Boa leitura!
O que caracteriza a logística de alimentos
Até que os produtos cheguem aos respectivos estabelecimentos, existem várias etapas que envolvem a logística de alimentos. Desde o momento que os mesmos são embalados, transportados e descarregados em seus respectivos destinos.
Sob esse ponto de vista, é necessário seguir protocolos que garantem a integridade dos itens. Bem como processos eficientes que evitem desperdícios no meio do caminho. Assim, é importante usar embalagens corretas, minimizar a quantidade de impactos que ocorrem no transporte e priorizar constantemente a higiene.
Os alimentos perecíveis e não perecíveis na logística de alimentos
Basicamente, a diferença entre os dois está justamente no fato dos perecíveis passarem por um processo de deterioração. Neste caso, carnes, frutas e verduras. Dessa forma, o mesmo cuidado que as transportadoras têm com a logística de alimentos deve prevalecer no seu estabelecimento. Principalmente aqueles locais que dispõem de delivery de sucos naturais e precisam apresentar boa conservação do produto. Dessa forma, siga as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e faça um controle eficiente do seu estoque.
Consequentemente, você evitará desperdícios no seu restaurante e seguirá outros protocolos que propõem uma estrutura adequada de conservação. Por exemplo, temperatura ideal, ventilação e cuidado com a umidade.
Os erros que devem ser evitados
Primeiramente, é necessário destacar o fato de que muitos profissionais que trabalham com logística de alimentos usam equipamentos e embalagens incorretas. Dessa forma, o risco de desperdícios é maior. Consequentemente, seu restaurante terá atrasos ou não receberá os produtos em boas condições.
Além disso, há casos de mão de obra destreinada, porque não há o cuidado em conduzir um bom treinamento para realizar essa tarefa de uma maneira inteligente e produtiva. Sob esse ponto de vista, analise bem os fornecedores antes de firmar uma parceria.
Certamente, você deseja muita prosperidade no seu ponto de venda. Assim, foque na qualidade em todas as etapas que envolvem seu negócio. Desse modo sua marca terá mais credibilidade e seus processos de controle interno melhorarão
Por último, não esqueça de se atentar à contaminação cruzada. Sobretudo agora que os protocolos de higiene estão bem rígidos e todos se encontram totalmente atentos à preservação da saúde e do bem-estar.
Neste conteúdo você aprendeu muitas informações em relação a logística de alimentos. Por isso, leve em consideração o que foi dito e siga boas práticas para melhorar seus fluxos de trabalho e garantir a satisfação do cliente ao frequentar o seu estabelecimento.
Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos que ajudam a melhorar a performance do seu restaurante.