
Sabemos muito bem que o funcionamento de um delivery é bem simples: o cliente faz o pedido pelo telefone ou pela Internet e, em seguida, um motoboy sai para buscar a refeição no estabelecimento e a leva até a casa de quem fez o pedido. Geralmente, os restaurantes cobram de seus clientes os preços dos pratos listados no cardápio e pagam para as plataformas uma taxa extra pelo serviço. Mas será que temos como fazer delivery sem comissão?
As plataformas de delivery surgiram para facilitar a vida das pessoas que não têm tempo (ou vontade) de cozinhar e precisam comprar comidas prontas para viagens longas ou mesmo para o dia a dia. Além disso, elas permitem que os estabelecimentos comerciais cheguem às residências sem muitos custos logísticos — afinal, os motoboys já estão rodando pelas ruas para outras entregas.
Durante nosso artigo, você pode conferir o que fazer para ter um delivery em seu restaurante ou lanchonete sem pagar por taxas extras e, assim, economizar bastante dinheiro no seu negócio. Continue sua leitura para saber mais.
Veja as vantagens e desvantagens das plataformas de delivery (iFood, Rappi etc.)
As plataformas de delivery podem ser uma boa opção para aumentar as vendas de um restaurante, lanchonete ou bar, já que permitem que os clientes façam pedidos online e recebam seus produtos em casa.
No entanto, é importante considerar alguns fatores antes de utilizar esse tipo de serviço, como taxas cobradas pelas plataformas e a necessidade de adaptação da logística do estabelecimento para atender à demanda gerada pelos pedidos online.
Essas plataformas disponíveis no mercado podem, sim, trazer algumas vantagens para o seu negócio, como um maior alcance de clientes: as plataformas de delivery permitem que os estabelecimentos comerciais atinjam um número maior de pessoas, já que os pedidos são realizados online e podem ser entregues em qualquer lugar do raio de atendimento.
Também oferecem muita facilidade para o seu cliente em potencial, pois as plataformas simplificam o processo de compra para o consumidor, já que ele pode escolher o produto desejado e finalizar a compra sem precisar sair de casa.
Isso sem contar a melhora da logística do estabelecimento: utilizar uma plataforma de delivery requer que o negócio esteja preparado para atender à demanda gerada pelos pedidos online. Isso significa investir na logística interna, com a contratação dos funcionários necessários, e na aquisição dos equipamentos adequados (veículos, impressoras, computadores etc.).
Nem só de vantagens são feitas as plataformas
As taxas cobradas pelas plataformas podem ser um grande problema para os estabelecimentos comerciais, já que elas podem representar um custo adicional considerável. Além disso, é importante entender a necessidade de adaptação da logística do seu negócio para atender à demanda gerada pelos pedidos online.
Caso contrário, o seu estabelecimento pode ficar sobrecarregado e não conseguir atender às expectativas dos clientes, ou não gerar o retorno esperado em seu investimento de dinheiro e tempo. Muitos de nós podemos pensar que abandonar essas plataformas é a melhor medida para economizar, mas não é bem assim.
Não podemos apenas vender pelas redes sociais, pois a propagação do seu serviço pode ser um pouco dificultada. Dificilmente o seu cliente vai deixar a facilidade da plataforma de lado para fazer um pedido pessoalmente no aplicativo de mensagens utilizado por seu estabelecimento, não é mesmo?
Por que não fazer entrega por conta própria e garantir seu delivery sem comissão
Muitos estabelecimentos optam por fazer entregas criando o próprio sistema, o que pode ser uma boa opção para economizar nas taxas cobradas pelas plataformas. Poucos sabem que isso também implica um custo adicional com logística e tempo, já que os proprietários do estabelecimento precisarão se preocupar com a organização dessas entregas e com o desenvolvimento de ferramentas.
Ou seja, a organização do seu sistema poderá ser mais custosa do que o uso da plataforma. É importante considerar que as plataformas de entrega representam um custo adicional para o seu estabelecimento, mas elas também podem ser uma ótima opção para aumentar as vendas.
Mas e aí, o que eu posso fazer para economizar?
Não há apenas uma resposta certa para essa pergunta. Tudo depende do seu negócio, da sua logística e dos objetivos que você deseja alcançar com o uso do delivery em seu estabelecimento.
Se o seu negócio estiver bem organizado e tiver condições de atender à demanda gerada pelas entregas, pode ser interessante optar por um sistema de delivery próprio de alguma empresa que já o tenha desenvolvido e fugir, assim, das grandes plataformas.
Entenda como um sistema de delivery próprio ajuda a resolver o seu problema
Um sistema de delivery próprio ajuda a resolver o problema da grande demanda gerada pelas plataformas, já que os estabelecimentos podem organizar as entregas conforme as suas necessidades. Além disso, um sistema de delivery próprio permite maior controle sobre o processo e também é uma ótima opção para economizar nas taxas cobradas pelas plataformas.
Algumas das vantagens do uso de um sistema próprio para seu negócio são:
- personalização: o sistema é criado segundo as necessidades do seu negócio, o que torna mais fácil e rápido para os clientes finalizarem suas compras;
- economia gerada: um sistema próprio geralmente custa menos do que contratar uma plataforma externa;
- maior fidelização dos clientes: com um sistema próprio, o cliente acaba se identificando mais com o estabelecimento, e isso leva à fidelização;
- maior foco nos seus produtos: o negócio tem mais controle sobre todo o processo de delivery e pode garantir um melhor atendimento aos clientes e a melhoria dos produtos;
- mais controle do negócio: você pode acompanhar todas as etapas da entrega, desde o pedido até a chegada do produto no destino, além de ter um maior contato com o cliente.
Conheça o Delivery App da Neemo e mude a realidade do seu negócio para melhor!
Um dos melhores sistemas personalizáveis disponíveis no mercado para dar aquela mãozinha para seu negócio, sendo a melhor maneira de implementar um sistema delivery sem comissão, é o Delivery App da Neemo. Com ele, é possível dar um ponto final à ineficiência no recebimento de pedidos, aos altos custos de comissionamento e à perda de lucro proveniente de clientes que já estavam fidelizados por você (e que agora estão fazendo compras em aplicativos de terceiros!)
Acabe agora mesmo com a dependência de plataformas de marketplace e de delivery comissionado no seu negócio. Essa não precisa mais ser a sua realidade, tenha um aplicativo de delivery próprio com a Neemo. Acesse a página e saiba mais!