
Você sabe qual é o momento certo para aumentar o preço do delivery? Em um negócio, independentemente de qual seja o nicho de atuação, existe a necessidade de analisar diferentes indicadores para aumentar os resultados e garantir lucros mais atrativos.
No caso da precificação, é importante calcular o custo por unidade, contabilizar as despesas, respeitar a margem de lucro e estudar o mercado antes de definir o valor final. Caso alguma dessas etapas sofra algum tipo de alteração, certamente vai haver a necessidade de também alterar o preço do produto.
Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda quais são os indicativos de que chegou o momento de você alterar o valor dos produtos vendidos em seu delivery, além de ressaltar como essa comunicação deve ser feita aos clientes. Continue a leitura e saiba mais!
Experimente também escutar o nosso artigo, dê um play no ícone abaixo:
1. Concorrência
Imagine só a seguinte situação: você era o único delivery de sua região. Porém, com o sucesso do negócio, outros estabelecimentos surgiram para fazer concorrência com o seu estabelecimento. Esse novo empreendimento, apesar de ter vindo com preços mais altos, oferece promoções atrativas para o seu público, o que contribuiu para que as vendas do último mês fossem abaixo do esperado.
Nesse caso, para que você consiga também implementar ofertas que encantem os olhos de seus clientes, é importante que os preços sofram um aumento. Assim, os descontos ou combos (de acordo com o que for melhor para o seu negócio), não tendem a afetar a saúde financeira do delivery, além de essa ser uma oportunidade de atrair outras pessoas que ainda não conhecem seus produtos e serviços.
2. Produto destaque do restaurante
Todo restaurante conta com aquele produto que é a peça-chave no mercado. Nenhum outro estabelecimento oferece algo parecido — alguns podem até tentar, mas o segredo da receita só o seu negócio é que tem.
Inclusive, pessoas de diferentes regiões pedem em seu delivery apenas para poder experimentar o item do cardápio que todos comentam, o que contribui para que você possa ser reconhecido em diferentes localizações.
Quando isso ocorre, o delivery conta com um diferencial: a fidelização do cliente. Afinal, nenhum outro estabelecimento vai proporcionar a ele a experiência de consumir esse item. Por essa razão, o preço também pode ser mais competitivo. Porém, atenção: toda estratégia que é pensada para um negócio conta com resultados diferentes e impactos distintos. É importante analisar como isso afetou os seus resultados e realizar mudanças de rota sempre que necessário.
3. Aumento dos custos fixos
Ao cuidar da gestão de um negócio, é importante entendermos o que são os custos fixos e o que são os custos variáveis. Custos fixos são aqueles que se mantêm ao longo dos meses, independentemente da quantidade de produtos vendidos pelo seu delivery. Entre eles destacam-se o salário de seus funcionários, o aluguel do espaço, a conta de internet, entre outros.
Já os custos variáveis, como o próprio nome já diz, sofrem alterações de acordo com a quantidade vendida pelo negócio. Exemplo: gasolina utilizada para a entrega (quanto mais entregas, mais gasolina gasta), embalagens, matérias-primas etc.
Nesse sentido, podemos entender que, se os custos variáveis sofrerem alterações para cima, é um sinal de que as vendas também estão aumentando — e esses gastos já estão inclusos em sua precificação. Porém, se houver um aumento dos custos fixos, vai haver um impacto maior na sua saúde financeira, o que exige algumas ações do estabelecimento, como aumentar o preço dos produtos.
4. Lucro abaixo do esperado
Primeiro, para entender se o lucro está abaixo do esperado, o empreendedor precisa conhecer os métodos de cálculo com o objetivo de deixar as suas finanças em dia. Nesse sentido, todas as entradas e saídas de dinheiro devem ser registradas, uma vez que isso vai possibilitar entender para onde o seu dinheiro está indo.
Além disso, deve haver a compreensão da diferença existente entre lucro líquido e lucro bruto. O negócio terá os custos com os materiais do que é vendido em si (insumos, embalagens etc.), além de contemplar aqueles gastos que vão além da venda (aluguel, compra de produtos básicos, pagamento de impostos, despesas com marketing, entre outros).
Ao considerar todas as despesas fixas e variáveis, é possível avaliar se o lucro obtido está acima do esperado ou não. Se houver a identificação de que o empreendimento não obtém um retorno desejado, é importante analisar as causas — e um possível aumento da precificação.
5. Necessidade de gastos maiores
Suponhamos o seguinte contexto: o seu delivery passou por uma total reformulação. Com o objetivo de se destacar no mercado e garantir mais potenciais clientes para o negócio, houve uma mudança completa de identidade visual e embalagens, além de ter ocorrido o lançamento de novos produtos.
Ou seja, foram investimentos feitos pelo empreendimento que resultaram em gastos maiores (a nova embalagem, por ser sustentável, tem um custo significativamente mais alto). Se isso acontecer e houver a necessidade de aumentar o preço dos produtos, é importante que a sua empresa demonstre valor para o cliente e faça uma boa divulgação de todas as mudanças que ocorreram para melhor atendê-lo.
Também é importante que seja elaborada uma ação para fidelizar as pessoas mesmo com o aumento de preços, como promoções, combos, programa de fidelidade, entre outras opções.
6. Recomendação da contabilidade
Independentemente da experiência que o seu negócio tenha no mercado, é sempre importante consultar uma contabilidade antes de fazer qualquer alteração financeira em seu delivery, seja nos salários dos colaboradores, seja nos preços do produto. Dessa forma, essa equipe tem a oportunidade de analisar os prós e contras e realizar relatórios sobre os impactos que isso terá na sua empresa, além de acompanhar de perto indicadores de sucesso da sua saúde financeira.
Neste conteúdo, você pôde conhecer alguns indicativos de que chegou o momento de aumentar o preço do delivery. Conforme mencionamos, a comunicação é primordial para garantir a satisfação de seus clientes. Se possível, faça uma publicação nas redes sociais e elabore stories apresentando as novidades e os motivos que levaram a essa estratégia, além de sempre pensar em campanhas que demonstrem o valor de seu produto no mercado.
Se você gostou do texto e deseja conferir dicas de como aumentar o ticket médio do restaurante, continue no blog e acompanhe um conteúdo que elaboramos sobre o tema!