O que é retenção de clientes e por que é vital para seu restaurante?

Buscar pela retenção de clientes deve ser uma prioridade para qualquer empresa. No caso dos restaurantes, não é diferente.

Afinal, quando há a preocupação em fidelizar as pessoas que já conhecem os seus produtos e serviços, há redução de custos com investimentos em marketing e aumento da lucratividade. Além disso, as chances de uma pessoa já fidelizada indicar os seus produtos e serviços melhoram consideravelmente, aumentando a base.

Mas o que é retenção de clientes, quais são os benefícios de investir nessa estratégia e como é possível iniciá-la? A gente conta neste conteúdo. Continue a leitura e saiba mais!

O que é retenção de clientes?

Primeiro, vamos entender do que se trata a retenção de clientes. De modo geral, é a sua fidelização. Se você investe em ações e estratégias que aumentam a satisfação das pessoas com o seu negócio, elas tendem a retornar e a levar amigos e familiares para conhecerem o espaço e os pratos. Com isso, você gerou a retenção.

Resumindo, é a capacidade de seu empreendimento de manter clientes fiéis e voltando de forma contínua ao longo do tempo.

Quais são os benefícios para restaurantes?

Nesse sentido, quais são os principais ganhos ao proporcionar a retenção de clientes em seu negócio? Confira alguns deles!

Bom marketing para a empresa

Como mencionamos, clientes fidelizados tendem a indicar os seus produtos e serviços para amigos e familiares. Com isso, estimula-se o marketing boca a boca. Isso é ótimo para o seu negócio, uma vez que se trata de uma divulgação espontânea e que não gera custo algum.

Além disso, as redes sociais são excelentes termômetros em diferentes situações. Se uma pessoa deseja fazer um pedido no delivery, por exemplo, o primeiro passo em muitos casos é entrar no Instagram ou no Facebook do negócio para conferir os comentários. Se eles forem positivos, certamente o interesse de fazer algum pedido vai aumentar. E comentários positivos só são feitos, claro, por pessoas satisfeitas e fidelizadas.

Feedback honesto

Independentemente de qual seja o nicho de atuação do negócio, é importante buscar constantemente por melhorias para que ele sempre entregue valor ao seu cliente. Em restaurantes, é sempre interessante entender como as pessoas estão sendo atendidas, quais são os pratos que mais vendem e aqueles que precisam ser aperfeiçoados.

Normalmente, clientes que já são fidelizados tendem a oferecer um feedback mais honesto. Dessa forma, ao entender a percepção das pessoas que já frequentam seu estabelecimento, as chances de alterar o que não traz uma boa impressão são muito maiores, o que impactará positivamente as outras pessoas que chegarão ao empreendimento.

Mais adesão às novidades

Suponhamos que você conta com um cardápio que sempre vem com novidades, seja qual for o segmento do negócio. Quando você investe em estratégias de retenção de clientes, as pessoas vão ter muito mais interesse em conhecer os novos pratos, de modo que, consequentemente, as vendas aumentarão, e você terá uma melhor lucratividade.

Aumento da base em diferentes canais

Se um cliente é fidelizado, ele também tem interesse de acompanhar as redes sociais. Com o aumento de sua base, você terá um impacto maior quando lançar alguma promoção ou realizar qualquer tipo de ação.

Dessa forma, sempre que houver algum planejamento de vendas ou estratégia específica para determinada época do ano, mais pessoas terão acesso a essas informações, aumentando as chances de conversão em vendas e, consequentemente, melhorando os resultados.

Mais previsibilidade de receita

Com a criação de defensores de sua marca, você terá mais previsibilidade de receita. Entenda: se o seu restaurante recebe diferentes pessoas a cada mês e nem sempre elas saem satisfeitas, não tendem a retornar. Ao mesmo tempo, novos clientes podem não chegar. Com isso, você fica sem um entendimento claro sobre quanto vai gerar a cada mês, pois a média varia muito.

Com retenção, os riscos de isso acontecer diminuem consideravelmente. Assim, há muito mais oportunidade para desenhar estratégias que realmente possam impactar os resultados do negócio.

Como transformar clientes casuais em defensores da marca?

A seguir, selecionamos de forma breve algumas das dicas que devem ser levadas em consideração para que você crie defensores da marca de seu estabelecimento. Confira:

  • conheça e escute seus clientes: contar com feedbacks sinceros é importante, mas, acima de tudo, isso deve partir do próprio restaurante. Entenda qual é a percepção que eles têm sobre o negócio e o que pode ser melhorado;
  • ofereça uma comunicação ágil: independentemente de qual seja o canal, sempre tente oferecer uma comunicação ágil, respondendo as pessoas à medida que elas buscam por um atendimento nas distintas plataformas;
  • antecipe as necessidades: se a sua equipe identificou que existe uma necessidade por parte dos clientes, não espere que as pessoas venham falar sobre isso. Pelo contrário, já desenhe estratégias que supram essa realidade.

Qual é o papel de um site responsivo na retenção de clientes?

Outro ponto que não pode ser deixado de lado para a atração e a retenção de clientes é o cenário digital. É importante contar com uma estratégia de redes sociais sólida, manter um bom site com informações relevantes e ter o apoio de aplicativos para expandir a sua receita no delivery.

No que diz respeito ao seu site, não deixe de contar com uma página responsiva: por meio dela, há a possibilidade de as telas serem projetadas de acordo com o tamanho do aparelho (computador ou celular, por exemplo) e, assim, possibilitar uma excelente experiência para a pessoa, independentemente de onde ela acessa às suas informações.

Entre os diferenciais de um site responsivo, destacamos ainda:

  • carregamento de página mais rápido;
  • melhor posicionamento nos mecanismos de busca;
  • aumento da taxa de conversão de leads;
  • aumento das vendas;
  • aumento do compartilhamento de conteúdo produzido, entre outros.

Como vimos, para garantir a retenção de clientes e a satisfação do seu público, é importante contar com um bom atendimento e utilizar boas práticas no âmbito online. Assim, é possível influenciar diretamente na decisão de compra das pessoas, o que pode contribuir para resultados mais relevantes.

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