3 dicas de como montar o plano de marketing para seu restaurante
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Quem quer vender bastante precisa de um plano de marketing. Mesmo nos restaurantes, não basta ter comida boa. É essencial ter, também, boas estratégias para divulgar os itens vendidos.

Está com pouco tempo para a leitura? Experimente escutar nosso artigo no player abaixo:

Na internet, divulgar um delivery de comida é uma tarefa complexa, mas que com dedicação e um bom planejamento traz grandes resultados.

Quer começar a organizar melhor seu marketing? Confira a seguir 3 dicas para um bom planejamento!

O que é um plano de marketing para restaurante?

O plano de marketing é uma ferramenta de gestão que auxilia o restaurante a ter foco nas estratégias de divulgação. Também é uma forma de acompanhar os resultados de iniciativas implementadas e verificar se os investimentos estão realmente dando retorno.

Como montar o plano de marketing?

Para montar um bom plano de marketing, é importante considerar três etapas: o planejamento em si, ou seja, a criação do plano, a implementação desse plano que foi criado e, por último, a avaliação dos resultados.

Com os dados da avaliação, a estratégia pensada pode ser mantida, aprimorada ou mudada, iniciando novamente outro ciclo de planejamento, implementação e avaliação. O plano de marketing perfeito está em constante mutação.

1. Analise a concorrência

Quais são os restaurantes na sua região de delivery que fazem sucesso? O que eles fazem para divulgar o trabalho? Como interagem com os clientes? Quais são as promoções? Não há nada de errado em coletar ideias naquilo que já dá certo em seu segmento. Analise a concorrência e reflita sobre como adaptar estratégias para sua realidade.

2. Defina quem compra em seu restaurante

A criação de uma persona é um conceito do marketing fundamental para segmentar suas estratégias. Seu restaurante não vende para todo mundo. Ele vende para pessoas que têm gostos específicos, relacionam-se de uma determinada forma e têm interesses especiais.

Por exemplo: se sua persona é composta por adolescentes de classe média, comunicar-se por memes é uma boa ideia para as redes sociais. Se sua persona é chefe de família e gosta de refeições à mesa, promoções de combos e descontos por quantidades maiores serão atrativos. Crie a persona para definir o funil de vendas e o que é uma oferta valiosa para ela.

3. Crie um plano de ações

Seria ótimo estar em todos os lugares, mas não há tempo nem recursos para tudo isso. Também é bem possível que seus clientes não precisem de sua presença em todos os canais, pois usam primordialmente um ou dois deles. Escolha bem as ações e os canais, de acordo com o que funciona para sua persona.

Quando já temos a persona, os canais em que será prioritário investir ficam bem claros. Seus potenciais clientes ficam muito tempo no Facebook? Gostam de explorar o bairro pelo Google? Invista mais tempo e atenção nesses canais!

Os clientes gostam de aplicativos? Tenha um aplicativo do seu restaurante. Gostam de pedir pelo WhatsApp? Use ferramentas que agilizam os pedidos por mensagens! Compreenda os canais desejados pelos clientes e inclua essas ações e investimentos em seu plano de marketing.

Como vimos, o plano de marketing é uma ferramenta essencial para garantir que o restaurante tenha sucesso em suas ações. Aplicar as dicas acima é simples e prático, traz mais benefícios e ajuda a fazer um plano de marketing realmente eficaz. Quanto mais cedo as táticas são colocadas em ação, mais rápido virão os resultados!

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