Veja 5 dicas imperdíveis de marketing para hamburgueria
dicas exclusivas de marketing para sua hamburgueria

Investir em marketing para hamburgueria deve ser uma das prioridades de seu negócio. Por meio de algumas ações simples, há a possibilidade de aumentar o alcance do público, de realizar o monitoramento das interações dos usuários que acessam seus principais canais, além de divulgar promoções e de melhorar o relacionamento com o seu cliente.

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Nesse sentido, é preciso conhecer algumas das estratégias mais indicadas para o seu estabelecimento de acordo com os objetivos pré-estabelecidos. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo a fim de apresentar algumas das principais e explicar os cuidados necessários para colocá-las em prática. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

1. Invista na identidade visual

Antes de iniciar as ações de marketing para hamburgueria, é preciso criar uma identidade visual a fim de que a sua marca seja reconhecida e lembrada pelo público. Por meio dela, há a oportunidade de melhorar a imagem do negócio perante o mercado, de agregar valor aos produtos e serviços, além de se diferenciar da concorrência e de atrair e fidelizar o seu público.

Se você ainda não conta com uma, chegou o momento de desenvolvê-la! Para isso, crie um visual que seja coerente com a ideia por trás de sua marca. Ou seja, pense nos valores de sua empresa, nos conceitos que deseja transmitir para o público. Lembre-se de que é preciso ser algo marcante para o consumidor.

Exemplo: você não precisa nem ler a palavra Coca-Cola, bastando ver algum escrito com a mesma tipografia (fonte) para identificar de que se trata dessa marca, não é verdade? Uma identidade visual bem construída permite isso, o que é um diferencial competitivo para a empresa.

2. Crie um perfil no Google Meu Negócio

Hoje, quando queremos encontrar qualquer tipo de estabelecimento, o primeiro canal ao qual recorremos é o Google. Com o surgimento do Google Meu Negócio, houve a oportunidade de democratizar as buscas locais do público de modo que as próprias empresas gerenciam as suas informações mesmo sem a presença de um site próprio.

Com a ferramenta, você divulga o nome da sua hamburgueria, o endereço, o horário de funcionamento, as fotos de seus principais produtos, bem como interage com os clientes que já deixaram as suas percepções na ferramenta de busca. Para usufruir dos benefícios que a solução traz, alguns passos devem ser seguidos:

  • manter a conta sempre atualizada, uma vez que essa é uma referência para a sua audiência no momento de buscar por uma hamburgueria;
  • colocar imagens de qualidade dos sanduíches ou da estrutura física de sua loja;
  • gerar interação com o perfil de sua empresa;
  • trocar mensagens constantes com o cliente, principalmente se houver depoimentos de insatisfação.

3. Produza conteúdo para as redes sociais

Antes de criar conteúdos para as redes sociais, existe a necessidade de definir quem é a sua persona. Trata-se da representação semifictícia do cliente ideal. Ao conhecê-la, você identificará quais são os canais que seus clientes mais acessam, a linguagem ideal para as publicações, a frequência das postagens e até mesmo os melhores horários de divulgação.

Qual a diferença entre persona e público? Enquanto o segundo é mais abrangente, o primeiro traz um detalhamento de informações. Veja esse exemplo:

  • público-alvo — pessoas entre 15 e 40 anos que buscam uma hamburgueria artesanal na cidade de São Paulo;
  • persona — Bruno Barbosa, 22 anos. Estudante de engenharia química da USP, não se dá muito bem com a cozinha. Utiliza as redes sociais para buscar lanchonetes e hamburguerias no período da noite, pois é o momento que está em casa e não tem o que comer. Se informa principalmente pelo Instagram, canal em que busca por recomendações de outras pessoas (além de postar em seus stories o lanche assim que chega do delivery).

Percebe como a persona contribui para as suas estratégias de marketing? Assim, as chances de investir em um canal no qual os seus clientes não estão presentes reduzem consideravelmente, além de essa ser uma oportunidade de entender quais são os conteúdos mais indicados para atender ao perfil de sua audiência.

4. Capriche nas fotos

Principalmente para as hamburguerias que focam bastante as vendas por delivery, imagens de qualidade devem ser uma das principais preocupações. Quando um cliente não conhece a sua loja, ele vai se orientar pela qualidade das fotografias para escolher a hamburgueria que mais agrada num primeiro momento.

Nas redes sociais, também é um chamativo para quem ainda não conhece os seus serviços. Imagine só a seguinte situação: uma pessoa acaba de postar um sanduíche marcando o perfil de sua hamburgueria. Seus amigos e conhecidos da rede são instigados a conhecer a sua página. Se os conteúdos e as imagens não forem de qualidade, dificilmente se interessarão em seguir o canal ou solicitar um pedido — o que reforça essa importância.

5. Tenha um aplicativo próprio

Quando mencionamos sobre delivery, diretamente relacionamos aos principais aplicativos existentes hoje (iFood e Rappi, por exemplo). Porém, o ideal é que a sua marca tenha um app próprio. Confira alguns diferenciais:

  • não há necessidade de pagar as taxas altas desses aplicativos mais conhecidos;
  • maior fidelização de seus clientes;
  • contar com um canal direto de comunicação;
  • menor concorrência para a hamburgueria;
  • mais autonomia para a empresa, entre outros.

Essa é uma oportunidade de adquirir o mailing próprio de clientes. As principais plataformas de delivery não dão às hamburguerias acesso a dados estratégicos. Nesse sentido, o negócio depende do mailing das grandes marcas, o que é um risco — principalmente para as campanhas de marketing. Com o app próprio, você gerencia as informações e tem em mãos os dados de seu cliente — contribuindo para estratégias mais efetivas.

Neste conteúdo, você conferiu algumas dicas práticas de marketing para hamburgueria. Independentemente da ação escolhida pelo seu negócio, o ideal é entender quais são os indicadores que serão avaliados. Assim, você faz alterações na estratégia conforme os resultados gerados, investindo nas campanhas que mais trouxeram retorno para o estabelecimento.

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