
Você já pensou em criar uma buyer persona para o seu restaurante? Para ter a oportunidade de contar com estratégias de marketing mais bem direcionadas, além de realizar divulgações com o tom de voz ideal para o seu cliente, o primeiro passo é entender com o que você deve se comunicar, quais são as suas dores e como o seu restaurante auxilia no dia a dia daquela pessoa.
Para isso, criar uma buyer persona deve ser uma das prioridades do negócio, uma vez que ela vai possibilitar um melhor direcionamento do seu investimento e elaborar publicações e conteúdos para as redes sociais que de fato se alinhem com o interesse de sua audiência.
Quer aproveitar este material no rádio do seu carro, durante seus exercícios ou de qualquer lugar onde você estiver? Então experimente já da um play no player abaixo:
Neste material, a gente explica o que é a buyer persona e quais são os principais passos para elaborar uma. Continue a leitura e saiba mais!
O que é uma buyer persona?
Primeiro, vamos entender o que é uma buyer persona, já que é comum que haja uma confusão com o conceito de público-alvo. Trata-se da representação semifictícia de seu cliente ideal. Qual a diferença para o público? Na persona, você terá uma definição muito mais precisa sobre os gostos de seu cliente, os interesses, os objetivos que ele tem ao buscar por um restaurante, entre outras informações.
Confira um exemplo de cada um deles que ilustra melhor essa explicação:
- Persona — Clara, 23 anos. Estudante de medicina na federal da cidade. Não é adepta ao uso da cozinha. Por isso, recorre aos deliveries sempre que pode. Busca por um local que ofereça um bom atendimento, bom preço e preza pela qualidade dos pratos. Não se importa tanto com a agilidade da entrega, mas se preocupa com o compromisso da loja (se falou que a entrega é feita em 1h, mais do que isso faz com que a reputação do espaço caia). Utiliza redes sociais, principalmente o Instagram;
- Público-alvo — estudantes entre 20 e 30 anos que buscam por um delivery que tenha qualidade no atendimento, no sabor do prato e com um preço acessível.
Percebeu como a persona traz informações mais valiosas para você lidar com a sua audiência? A partir desse entendimento, há a possibilidade de formular ações voltadas especificamente para as necessidades de seu público, além de ter a possibilidade de aprimorar de forma contínua como você lida com a sua base.
Como criar uma buyer persona para o restaurante?
Agora que você já sabe o significado desse conceito, chegou o momento de conferirmos algumas dicas para que o seu espaço possa criar a persona que tenha dados com credibilidade e que auxiliem no planejamento do restaurante. Confira!
1. Busque fazer as perguntas certas
Inicialmente, é importante entender que a definição de personas deve ser baseada em dados, não em achismos. Para isso, fazer perguntas para os seus próprios clientes permitirá compreender pontos em comum para elaborar esse perfil. Nesse sentido, criar boas perguntas e escolher o método de pesquisa certo vai contribuir com informações valiosas sobre os seus clientes e fazer você conseguir traçar um perfil mais concreto.
Você poderá fazer dois tipos de pesquisas: quantitativa e qualitativa. Na quantitativa, você encaminhará para um grande número de pessoas, enquanto na qualitativa a amostra é menor, mas que trará respostas mais aprofundadas.
Hoje, existem ferramentas práticas que contribuem para enviar os questionários para o seu público. No próprio Google, é possível elaborar formulários com os questionamentos certos e que podem ser respondidos pelos clientes em poucos minutos.
2. Saiba quais são os problemas de seus clientes
Nas perguntas, é essencial que você direcione as respostas para entender quais são as dores e problemas de sua persona. Com o objetivo de conquistar essas informações, formule tópicos para saber um pouco mais sobre os hábitos de compra e a relação com a empresa.
Quanto ao primeiro item, entenda quais são os restaurantes que ela costuma frequentar, como ela se informa sobre esses estabelecimentos (redes sociais, indicações etc.), como elas interagem com as marcas, além de perguntar sobre o que leva a escolher por um espaço no momento de sua decisão.
Já na relação com o seu próprio empreendimento, entenda o que a levou a procurar pelo seu negócio, como ele auxiliou no momento em que ela precisava — presença do serviço de delivery, atendimento rápido ou a qualidade dos pratos —, além de questionar sobre a maior qualidade do seu estabelecimento, uma vez que permite potencializar os pontos positivos.
3. Realize uma análise de dados
Criar uma buyer persona significa que você vai contar com dados e informações que exigem análise. A pesquisa é apenas parte desse processo. Sem uma análise, ela vai servir apenas como diagnóstico. Por essa razão, é importante identificar nas respostas se existe algum padrão.
Vamos voltar ao exemplo da persona mencionado acima. Para a Clara, o tempo de entrega não é um critério no momento de escolher por um restaurante, mas que precisa ser cumprido de acordo com o prometido.
A empresa chegará a essa conclusão se observar que, em grande parte das respostas, essa afirmação esteve presente. Nesse sentido, é fundamental que haja uma organização desse processo e um estudo cuidadoso de tudo o que foi coletado.
4. Estruture a persona
Feita a pesquisa e realizada a análise das respostas, chega o momento de estruturar a persona e documentá-la. Nessa etapa, não deixe de envolver todos os membros de sua equipe. Eles certamente trarão insights importantes sobre algumas das características ali presentes, uma vez que diferentes pessoas lidam diariamente com o seu público.
Como vimos, a persona tem até nome. E esse é o segredo: estruturá-la como se fosse uma pessoa. Dessa forma, há a oportunidade de identificar de maneira mais precisa seus objetivos, gostos pessoais, formas de comunicação e a maneira de interagir com o seu negócio.
Neste conteúdo, você pôde entender algumas dicas práticas de como criar uma buyer persona, além de conferir o exemplo de como é uma estruturação adequada.
Conforme vimos, esse processo será fundamental para guiar as ações do seu restaurante, além de garantir que as campanhas sejam direcionadas para o perfil de cliente ideal e que melhorias sejam implementadas em seu atendimento, com foco no seu público.
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