
Pedir comida de maneira prática e recebê-la em casa rapidamente é o desejo de muitas pessoas. Esse é um serviço que conta cada vez mais com diferentes aplicativos. Dessa forma, não basta ter um app de delivery, ele precisa se diferenciar dos concorrentes, atraindo clientes e fidelizando os que já foram conquistados.
Mas como fazer isso? A boa notícia é que há estratégias e ferramentas que você pode aplicar para se destacar e ser lembrado em primeiro plano. São cuidados essenciais, com o uso da tecnologia certa, que podem trazer bons diferenciais ao seu negócio.
A seguir, entenda melhor a importância de ter um aplicativo próprio e conheça as melhores dicas para destacá-lo no mercado. Ao final, veja o que considerar para fazer a escolha certa de um app para o seu delivery. Confira!
Entenda a importância de ter um aplicativo próprio de delivery
Muitas empresas, quando pensam em entregas, optam por usar marketplaces de delivery, como o Rappi ou o iFood. Contudo, esses ambientes não oferecem grandes vantagens para o negócio. Além disso, cobram taxas em cada venda realizada.
O pior aspecto desse tipo de sistema é o fato de colocar a sua empresa em um ambiente de alta competição. Mas as desvantagens dos marketplaces não param por aí. Esse tipo de negócio também não permite a personalização do seu espaço, nem a utilização do aplicativo como um canal de marketing.
Já o aplicativo próprio oferece inúmeras vantagens. A seguir, veja alguns dos principais benefícios de ter um app só para o seu delivery:
- foco nos seus produtos — o app próprio só vai divulgar os itens do seu estabelecimento;
- nova forma de se relacionar com os clientes — permite outras possibilidades de fazer marketing digital;
- fidelização dos clientes — o app possibilita criar premiações para fidelizar clientes;
- integração de pedidos em diferente canais — o app próprio unifica os dados de clientes que fazem pedidos por celular ou site;
- diminuição nos custos— não há gastos com comissões, como ocorre com os marketplaces;
- app personalizado — flexibilidade para personalizar o aplicativo quanto ao cardápio, meios de pagamento etc.;
- segurança nos processos — garante o sigilo e a segurança online.
Saiba como destacar o seu aplicativo no mercado
A fim de se diferenciar da concorrência, é preciso lançar mão de uma boa tecnologia e estratégias para atrair e fidelizar clientes. Veja algumas recomendações eficazes que comentaremos a seguir.
1. Usabilidade
O primeiro ponto é focar na usabilidade. Isso significa escolher e utilizar uma tecnologia de app que funcione perfeitamente em qualquer dispositivo móvel.
Além disso, também é importante que o aplicativo seja personalizado, ou seja, com o mesmo layout e menu do seu site.
2. Cardápio variado
Oferecer várias opções de comidas e bebidas faz com que você fidelize muito mais clientes. Para isso, você precisa fazer uma análise do seu público-alvo, buscando outras variações para acrescentar no seu cardápio.
Por exemplo, se você vende hambúrguer artesanal, por que não oferecer, também, lanches com carne de soja? Quanto mais completo seu menu, melhor. Além disso, você conquistará um novo nicho de clientes, como os veganos.
3. Praticidade para realizar pedidos
De nada adianta oferecer muitas opções de alimentos se não houver praticidade para fechar os pedidos. Considere que, muitas vezes, o consumidor pode desistir de comprar por causa de um sistema complicado e lento. Para evitar que isso ocorra, aposte nas jornadas de compra em que o cliente precise fazer poucos cliques.
Além disso, também é interessante disponibilizar combos que possam interessar pelo conteúdo do “kit”, como:
- 01 marmitex;
- 01 suco de laranja;
- 01 pedaço de bolo.
Com isso, além de poder disponibilizar um preço melhor, você ainda garante que o cliente realize uma compra de maneira mais prática e rápida, sem ter que selecionar item por item.
Por outro lado, seu delivery consegue um maior “giro” dos produtos oferecidos. Ou seja, é bom para ambas as partes.
4. Vantagens de compra
Quem não gosta de um desconto ou promoção? Para destacar seu aplicativo de delivery, você pode criar ações personalizadas. Dá para enviar um SMS ou um e-mail com um código de desconto, por exemplo.
Para isso, foque em uma linguagem que faça sentido para o seu público-alvo e aproveite as técnicas do neuromarketing para ativar gatilhos mentais. Algumas frases que influenciam os clientes são aquelas com sentido imediatista, como:
- “A promoção acaba hoje. Corra e aproveite!”;
- “Sanduíche com edição limitada. Você vai perder?”.
5. Relacionamento com o cliente
Como você se relaciona com seus clientes também deve ser um ponto de muita atenção. Mas como fazer isso de maneira satisfatória? Em primeiro lugar, pratique a empatia, ou seja, analise o seu serviço com os olhos dos consumidores.
Além disso, é extremamente importante abrir canais para as pessoas poderem dar sugestões, tirar dúvidas ou passar impressões. Portanto, responda comentários e interações no seu aplicativo, site e redes sociais.
6. Separação dos itens
A maneira como você configura a sua loja virtual é fundamental para o cliente localizar rapidamente o que interessa. Muitos estabelecimentos costumam organizar os itens em categorias, como bolos & doces, marmitex, saudável, lanches, entre outros.
Pense em como seria melhor disponibilizar as categorias e faça um teste para saber se ficou bom.
7. Rapidez
Estabeleça a área de alcance para entregas do seu delivery, cuidando para que as distâncias não prejudiquem a agilidade. Também é importante considerar valores diferentes de entrega para determinados locais de atendimento.
8. Destaques e preço justo
Destaque os seus diferenciais e verifique se seus preços estão compatíveis com os do mercado. Busque praticar um preço justo para garantir a clientela. Para isso, considere todos os seus custos e faça uma precificação consciente.
9. Cores chamativas
Otimize seu cardápio on-line com fotos bonitas e chamativas para prender a atenção do consumidor. Busque sempre tirar suas próprias fotos, evitando usar as da internet. Seu estabelecimento deve transparecer confiabilidade, comprometimento e amor ao negócio.
Neste e-book do Sebrae, você encontra orientações práticas sobre como fazer fotos bonitas e atraentes para o aplicativo.
Veja o que considerar para escolher o melhor aplicativo
A escolha de um bom aplicativo deve começar pelo atendimento às necessidades dos seus clientes. Além disso, ele precisa ter a capacidade de resolver problemas com a operacionalização do seu restaurante e oferecer diferenciais competitivos.
Exemplo disso é o nosso aplicativo Delivery App, que conta com funcionalidades como:
- acompanhamento do pedido pelo sistema;
- aplicativo para Android e iOS;
- automação de pedidos por WhatsApp;
- controle do tempo de entrega;
- gestão do cardápio digital;
- integração com o site do restaurante;
- pagamento online;
- programas de fidelização e divulgação de promoções.
Todas essas funções oferecidas são essenciais para um funcionamento eficiente de um delivery e sua diferenciação no mercado. Nesse sentido, o Delivery App pode ser considerado a escolha certa.
Conforme mostramos neste post, ter um aplicativo próprio de delivery é muito importante para quem deseja se diferenciar no mercado, já que ele proporciona muito mais flexibilidade e agilidade no atendimento, além de menor custo e personalização. Nesse sentido, na hora de escolher um app, é preciso considerar todos esses aspectos e optar pelo que mais atende a esses pontos, como o Delivery App que comentamos.
Está interessado em ter um aplicativo próprio em seu delivery e quer saber mais? Entre em contato conosco e conheça todos os recursos que oferecemos para seu negócio se diferenciar no mercado!