
O desenvolvimento de um aplicativo passa por muitas etapas e deve considerar vários fatores. Durante a criação, um dos aspectos mais importantes é a usabilidade do app.
Nesse sentido, produzir um aplicativo capaz de fazer os usuários se apaixonarem por ele não é das tarefas mais fáceis. A usabilidade é fundamental para isso, pois é o que permite que a navegação seja mais prática, simples e acessível.
Está com pouco tempo para leitura? Experimente também escutar o nosso artigo no player abaixo:
O uso de dispositivos móveis disparou nos últimos anos, o que aponta a potência do desenvolvimento de aplicativos. Contudo, o seu cliente deve se sentir motivado a realizar a compra. Para que isso seja possível, confira como aplicar a usabilidade no seu aplicativo!
Mantenha a simplicidade
Aplicativos com boa usabilidade sempre mantêm uma interface mais simples. Aquele ditado de que “menos é mais” é muito válido, pois os apps precisam ser intuitivos, com navegação guiada e fácil.
Dessa forma, o seu aplicativo pode ter diversos recursos, mas eles só devem ser mostrados quando o usuário precisar deles. Assim, mantenha um layout mais clean e interaja para entender o que o usuário precisa naquele momento.
Antecipe as necessidades do seu cliente
Os aplicativos são criados para facilitar a vida dos usuários. Portanto, além de trabalhar com uma interface mais intuitiva, a antecipação das necessidades do cliente também é uma maneira de melhorar e de inovar a experiência durante o uso do app.
A partir do momento em que você entende do que o usuário precisa, é possível fazer atualizações, adicionar recursos e melhorar a experiência de uso. Afinal, os aplicativos são utilizados para serem mais rápidos e facilitarem o processo de compra.
Conte com recursos avançados
Nos últimos anos, já percebemos como tudo está em constante mudança. O que não é atualizado fica para trás e perde espaço para o novo. Diante desse contexto, ficar de olho nas novidades e nas tendências é fundamental para promover melhorias no seu aplicativo.
Entender o que está em alta aponta aspectos que podem ser mudados, como a inserção de recursos mais avançados. Desse modo, o app se torna mais competitivo e agradável para os usuários.
Um exemplo disso é investir na acessibilidade, como recursos para deficientes visuais, daltônicos e outras ações que tornem o aplicativo mais inclusivo e acessível a todos. Assim, você terá um público muito maior e mais satisfeito.
Faça atualizações constantemente
As atualizações são feitas para melhorar os aplicativos. Além disso, elas consertam falhas no sistema para aumentar a segurança, sobretudo quando se trabalha com dados pessoais e ferramentas de pagamento, como nos apps de delivery.
Portanto, atualizar o aplicativo aumenta a segurança dos usuários e da sua empresa, corrige falhas internas, melhora a experiência do usuário e também retém clientes. Dessa maneira, a produtividade é maior.
Os bugs (como são conhecidas as falhas) prejudicam muito a experiência dos clientes e são um motivo decisivo para a desinstalação. Check out lento, layout ruim e erros são problemas que devem ser corrigidos nas atualizações. Assim, você terá melhor usabilidade do app e garantirá o engajamento de seus clientes!
Gostou das dicas? Siga nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdos! Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Twitter e no LinkedIn!