
Entender como vender comida online envolve uma série de boas práticas para que o negócio seja lucrativo. Existe uma grande demanda pelos restaurantes delivery, o que significa que há muitas oportunidades de vendas esperando por quem decide atuar no ramo.
Seja depois de um dia cansativo de trabalho ou aos fins de semana, muitas pessoas preferem não perder tempo na cozinha e pedir pratos prontos. As pessoas estão cada vez mais adaptadas a procurar opções online, usando aplicativos ou até mesmo o Google, para descobrir o que pedir. Por esse motivo, vender comida pela internet pode ser bastante lucrativo.
Mas será que esse tipo de comércio é semelhante a ter uma loja presencial? Aprenda 8 dicas para estruturar seu negócio de venda de comida online!
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1. Aposte em um mix de produtos
Um dos primeiros trabalhos de quem quer aprender como vender comida online é pensar no cardápio. Um mix de produtos bem equilibrado é capaz de atender aos desejos do cliente e aumentar a lucratividade de seu negócio. Se você oferece poucas opções, a menos que seja algo muito popular, há chances de conseguir vender menos vezes para o mesmo cliente.
Se você vende refeições para o almoço, por exemplo, é importante contar com acompanhamentos variados e a possibilidade de escolha pelo cliente. Outro ponto é incluir bebidas geladas e a opção de sobremesas em seu mix de produtos. Assim, você conseguirá explorar melhor o potencial de cada pedido, vendendo mais para o mesmo consumidor.
2. Saiba quanto cobrar
Para um negócio rentável, é fundamental fazer a precificação correta. Para quem trabalha em restaurante delivery, isso é feito confrontando os custos fixos, o valor dos insumos e o custo por prato produzido.
Um percentual clássico entre os negócios de alimentação é de que o valor dos ingredientes deve ser, em média, de 25 a 35% do preço final do prato. Se seu custo está maior que isso, provavelmente você precisa renegociar com fornecedores ou aumentar o preço.
Para saber sua porcentagem atual, basta somar o valor dos insumos adquiridos no período (uma semana, por exemplo) e dividir pelo valor total de vendas. Se os resultados dessa operação forem entre 0,25 e 0,35, significa que seu negócio está com a margem de lucro bem dimensionada. Crie metas de lucratividade e faça os cálculos constantemente, para evitar perder a noção dos custos e lucro.
Fazer o cálculo do custo de cada porção é muito importante para assegurar que a venda é lucrativa. Na hora de montar os pratos, não se esqueça de fazer a medição e a pesagem das porções, para vender exatamente o peso anunciado, evitando problemas nas estimativas de produtividade.
3. Capriche na embalagem
O restaurante delivery não vende um prato aberto, que pode ser montado com uma apresentação bonita. Por isso, a embalagem é o segredo para quem quer impressionar os clientes. Invista em embalagens de boa qualidade, que acomodem os alimentos com segurança e que forneçam uma boa experiência estética para seus consumidores.
4. Use um sistema de pedidos
Outra estratégia para quem quer entender como vender comida online é eliminar problemas com a recepção, organização e expedição de pedidos. Para que isso seja possível, investir em tecnologia é fundamental.
Um delivery organizado tem um tempo menor de espera e aumenta a satisfação dos clientes. Além da comida de qualidade, a rapidez é um elemento essencial para a fidelização dos clientes. Por isso, conte com um sistema apropriado para a gestão dos pedidos em seu delivery.
5. Tenha um ambiente adequado para os alimentos
Mesmo que o seu público não esteja vendo onde os alimentos são preparados e estocados, é importante que o ambiente seja limpo e organizado. A limpeza é fundamental para atender à legislação vigente e entregar produtos de qualidade.
No caso da organização, ela vai te ajudar a verificar o que precisa ser comprado, além de facilitar o dia a dia. Para saber como deixar o ambiente adequado, consulte o manual da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
6. Consulte a legislação para vender comida online
Antes de montar um restaurante delivery, é importante consultar a legislação vigente. Para vender alguns produtos à base de leite, por exemplo, o empreendedor deve ter um selo do Ministério da Agricultura.
Assim como restaurantes e lojas físicas, os e-commerces também precisam ter licenças e alvarás para funcionar. Caso contrário, será necessário pagar multas, e o negócio pode até ser prejudicado.
7. Planeje como será feita a entrega
Tão importante quanto entregar produtos saborosos é que eles cheguem bem ao destino — e sem demorar muito. Para isso, é preferível limitar a área de atuação para atender apenas a região próxima.
Você também precisa procurar por uma empresa ou profissionais de logística que sejam comprometidos e responsáveis. A entrega deve contar ainda com refrigeração adequada, para manter os pratos bem condicionados.
8. Escolha uma boa plataforma de comunicação
Para vender comida online, você deverá ter uma plataforma para receber os pedidos. Ela precisará ser de fácil navegação e entendimento. Assim, em poucos cliques, o seu público poderá pedir o que deseja. Um sistema que centralize a comunicação de múltiplos canais também é uma ótima ideia, pois assim o consumidor tem liberdade de usar o canal que prefere, mas o restaurante tem tudo em um só lugar.
O ideal é que os sistemas sejam responsivos, ou seja, funcionem bem no celular. Segundo levantamento do SPC Brasil, a maioria dos consumidores só faz compras e pedidos com o aparelho móvel.
Um empreendimento no ramo de alimentação pode ser muito lucrativo, mas é importante se preparar e estudar bastante. Aprender como vender comida online requer a compreensão das diferenças desse modelo para a venda presencial, além do uso de tecnologia adequada para a gestão do negócio. Quem se prepara corretamente tem mais chances de crescer e se consolidar no mercado.
Agora que você já sabe o que precisa para ter um restaurante delivery de sucesso, aprofunde seus conhecimentos entendendo a psicologia do pedido online!