As datas comemorativas são excelentes oportunidades para aumentar o ticket médio do seu restaurante. A vantagem é que o calendário nacional reserva ao menos um evento mensal para prever e planejar campanhas sazonais a favor do seu negócio. No caso do mês de agosto, há a oportunidade de investir na promoção de dia dos pais.

Trata-se de um público que costuma ser bastante exigente. De qualquer forma, tenha em mente que sua estratégia deverá atingir preferencialmente filhos, filhas, esposas e maridos. São eles que estarão em dúvida sobre como presentear o paizão. Até porque, culturalmente, as opções de presentes são reduzidas — e é aí que entra a sua criatividade!

No post de hoje, você vai entender como o dia dos pais tem se tornado uma data estratégica e conhecer 7 dicas para promover seu restaurante nesse dia. Também vamos esclarecer um detalhe muito importante para otimizar sua campanha. Confira!

Por que fazer promoção de dia dos pais

Considerada antigamente como uma data secundária no calendário de comemorações, o potencial do dia dos pais tem crescido ano após ano. No e-commerce, por exemplo, as vendas aumentaram 10% entre 2016 e 2017. Foram quase 2 bilhões em faturamento apenas no Brasil. Para este ano, a previsão é um incremento de 12%.

Essa tendência também se reflete nos estabelecimentos físicos. Lojas de sapatos, redes de varejo e departamentos de tecnologia disputam a atenção dos clientes que buscam um presente para seu herói. No caso do seu restaurante, concentre sua promoção durante todo o segundo fim de semana do mês, promovendo ações direcionadas.

Como promover seu restaurante no dia dos pais

Como mencionamos no início, a dúvida típica que costumamos ter ao presentear nosso pai pode ser um ótimo argumento de venda. Em vez de investir em um presente físico na tentativa de agradá-lo, sugira uma experiência que envolva pai, cônjuge e filhos. Veja nossas sugestões para colocar essa ideia em prática:

1. Crie um combo família

Para começar, use o apelo emocional para mostrar aos seus clientes que você valoriza a família. Ao sugerir um momento especial para todos, você também facilita a decisão de compra do seu consumidor, além de oferecer uma promoção diferenciada.

Para isso, crie um menu especial pensando em uma família composta pelos pais e dois filhos, por exemplo. Estude seu cardápio e identifique como montar um combo que possa ser adaptado, conforme a quantidade de pessoas.

2. Use o formato “compre um e leve dois”

Ainda que existam famílias compostas por pais e filhos, também é importante considerar outros formatos de núcleo familiar. Muitas vezes, há pais solteiros apenas com um filho ou filha, por exemplo. Nesse caso, o combo família pode ser exagerado.

Portanto, permita que o filho ou a filha banque o jantar do pai facilitando a compra com a estratégia do “compre um e leve dois”. Selecione pratos especiais que não necessariamente possam desequilibrar seu ticket médio e sugira aos clientes.

3. Ofereça um vinho de brinde

Vinhos são produtos bastante procurados para presentear os pais. Por isso, você pode sugerir uma noite de degustação de rótulos no seu restaurante ou mesmo oferecer uma taça ou garrafa de brinde para pais e filhos brindarem a data.

Caso o menu do seu restaurante harmonize com vinhos, mas você não tenha uma adega à disposição, é uma grande oportunidade para criar uma parceria com um fornecedor. Assim, você divide o custo do brinde e aumenta seu market share.

4. Elabore um prato especial

Que tal um dia dos pais com gosto de novidade? Reúna sua equipe ou as sugestões dos seus clientes para elaborar um prato especial. Além de divulgar seu restaurante, também é uma forma de testar a aceitação de uma nova receita.

Se você não tem tempo hábil ou equipe à disposição para elaborar um prato especial, surpreenda seus clientes com a redução do valor da opção do seu cardápio que mais chama a atenção. É uma forma de promover novas experiências.

5. Faça uma noite do chopp

A cerveja e o chopp também têm um grande apelo comercial. Se considerarmos que o dia dos pais pode ser comemorado de forma irreverente entre pais e filhos mais velhos, promover uma noite com essas bebidas é uma boa ideia.

Temos duas outras estratégias para otimizar essa experiência. A primeira é fazer parceria com um aplicativo de transporte, incentivando os clientes a não dirigirem depois de beber. A segunda é produzir uma caneca personalizada, que poderá ser levada para casa.

6. Dê descontos no app de delivery

Se o seu restaurante ainda não tem um app próprio de delivery, já está mais do que na hora de pensar em um. Essa plataforma evita o congestionamento ao telefone e automatiza seus pedidos. Você só precisará manter sua equipe à disposição.

O dia dos pais é uma excelente oportunidade para colocar seus pratos em promoção no app, oferecendo descontos individuais ou na compra de vários pratos. Divulgue antecipadamente a ação e prepare-se para receber muitos pedidos.

7. Conceda entrega grátis

Tudo que é gratuito chama a atenção intuitivamente, não é mesmo? Ainda mais entre filhos com poucas possibilidades financeiras. Para dar uma força a eles, conceda entrega grátis no seu aplicativo de delivery para incentivar o uso da plataforma.

No entanto, para que você não saia perdendo, esclareça que a gratuidade está atrelada a um valor mínimo de compras no aplicativo, assim como a determinadas regiões. Dessa forma, você equilibra demanda e oferta sem prejuízos.

O que fazer para otimizar sua promoção

A maneira mais eficiente de garantir o sucesso da sua promoção é a sua divulgação. Atualmente, a internet é o meio com o melhor custo-benefício. Para ir além das redes sociais e melhorar a presença online do seu restaurante, você pode:

Agora que você já tem ideias de como fazer uma promoção de dia dos pais, é só arregaçar as mangas. Mas atenção: é importante se antecipar e não deixar para última hora. Planeje-se para colocar a campanha em prática já no início do mês de agosto.

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