promoção em restaurante

A promoção em restaurante é uma estratégia utilizada para atrair clientes em um setor que tem uma larga competição do mercado: o da alimentação. Oferecer descontos, cupons e melhores condições de pagamentos se tornou uma tarefa quase que obrigatória se você deseja manter o seu negócio em funcionamento saudável. Afinal, os consumidores estão em busca de estabelecimentos que disponibilizem um bom serviço e um diferencial em relação ao concorrente.

Entretanto, é preciso ter em mente que as promoções devem ser praticadas durante todo o ano, e não somente no fim do ano ou em datas comemorativas. Dessa maneira, você garante uma boa rotatividade de clientes em qualquer época. Não sabe por onde começar? Então confira as nossas 7 dicas de promoção em restaurante para colocar em prática no seu negócio!

1. Ofereça descontos no meio da semana

Alguns dias da semana são mais parados e têm um fluxo bem menor de consumidores Para que o seu faturamento não vá lá embaixo em decorrência desses dias, disponibilize descontos especiais nas segundas, por exemplo, ou no dia em que o movimento costuma ser mais fraco no seu restaurante.

Em determinado dia, por exemplo, os pratos ou algum item especial do cardápio pode sair pela metade do preço — ou mesmo a sobremesa pode ter 50% de desconto. Outra opção é oferecer a bebida por conta da casa.

Esse tipo de promoção, além de gerar movimento nos dias de baixa, é uma ótima estratégia para aumentar a concorrência — pois se o cliente tiver uma boa experiência no seu estabelecimento, se tornará fiel não só nos dias de desconto.

2. Disponibilize cupons para aniversariantes

Outra promoção em restaurante eficiente e popular é aquela que envolve aniversariantes. Normalmente esse tipo de comemoração não envolve apenas quem está fazendo aniversário, mas também os convidados.

Divulgue nas redes sociais do seu estabelecimento alguma condição especial para o aniversariante e os amigos, como 10% de desconto, sobremesa ou uma bebida grátis. Assim como na dica anterior, oferecer bons preços e cupons de desconto juntos a uma boa experiência de atendimento aumenta as chances dos convidados e do aniversariante voltarem ao seu restaurante.

3. Promova o segundo prato com 50% de desconto

Promoções como essa, em que o segundo prato sai pela metade do preço, favorecem o consumo no seu restaurante e o famoso marketing boca a boca. Quando um cliente fala bem do seu negócio para outras pessoas ou faz boas avaliações nas redes sociais, a sua marca acaba ganhando mais relevância no mercado — pois os consumidores não estão querendo vender nada, somente compartilhando a experiência que tiveram.

No entanto, esse tipo de desconto requer um pouco de cuidado. Para que a sua margem de lucro não caia muito com os pratos pela metade do preço, é importante colocar algumas condições, como a promoção somente ser válida quando o consumidor convida outra pessoa ou o prato que tem desconto ser previamente definido — não sendo de escolha do cliente.

4. Ofereça combos

Falando em promoção em restaurante, não podemos deixar de citar os combos. Essa ação é muito eficiente para atrair consumidores e incentivar que um cliente convide outro, pois geralmente são condições especiais que envolvem um volume maior de comida. Por exemplo: na compra de dois pratos, ganhe um refrigerante de dois litros.

Sendo assim, estude o seu cardápio e pense em combos inteligentes, que possam ser precificados de maneira que chame a atenção dos consumidores. Assim, além de aumentar o seu lucro, você garantirá que os clientes experimentem outros pratos.

5. Coloque descontos para pedidos online

O seu sistema de delivery também merece atenção no momento de montar uma promoção. Os pedidos online são meios importantes de atrair clientes sem que eles saiam de casa.

Uma boa dica aqui é oferecer descontos em pratos ou disponibilizar o acúmulo de pontos, que podem ser trocados por sobremesas ou transformados em descontos.

Outra ação muito eficiente e inteligente que chama a atenção do consumidor que prefere fazer compras online é colocar o frete grátis. Essa estratégia incentiva que o cliente peça um prato de valor mais alto, já que economizará na taxa de entrega.

6. Disponibilize descontos e sorteios nas redes sociais

É fundamental que a sua marca esteja presente na internet. O Instagram e o Facebook permitem que as suas promoções alcancem mais pessoas e que o seu restaurante seja divulgado pelos próprios clientes. Para usar essas ferramentas de maneira eficiente, uma dica é oferecer descontos para quem mostrar o print de uma publicação no Facebook ou fazer sorteios.

Sortear sobremesa, bebida ou algum prato especial para aqueles que seguirem o perfil do seu restaurante no Instagram e marcarem amigos é uma forma de engajar o seu público. Ações como essas aumentam as suas vendas e as chances de fidelização.

7. Entregue cartões de fidelização

Que cliente não gosta de se sentir especial, reconhecido e com condições diferenciadas? Os cartões de fidelização e pontos são um ótimo exemplo!

Disponibilize o acúmulo de pontos ou carimbos para cada compra. Ao completar uma cartela ou cartão com, por exemplo, 10 compras, o cliente leva uma sobremesa grátis. Isso incentiva que o consumidor frequente o seu estabelecimento, pois sabe que receberá algo em troca.

Algumas ações, por mais simples que pareçam, têm a capacidade de potencializar a sua lista de clientes. No entanto, é fundamental ter uma boa administração dos seus recursos para que seja viável a implementação de algumas estratégias.

Conte com uma boa gestão de fornecedores e do seu fluxo de caixa para ter os insumos necessários, de modo que não faltem os pratos das promoções. Além disso, faça avaliações constantes no seu fluxo de caixa para não disponibilizar preços baixos demais e que prejudiquem o seu faturamento.

Apostar em promoção em restaurante é um meio de fazer com que o seu estabelecimento não fique com o faturamento paralisado em dias de baixa, de atrair novos clientes e manter aqueles que já estão fidelizados, além de promover um aumento na autoridade da sua marca em um mercado tão competitivo.

Como dissemos, os aniversários são uma ótima ferramenta para promover o seu estabelecimento. Confira por que essa data pode ser um bom investimento para o seu restaurante.

 

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