Tempo de Entrega de um Delivery — O Quanto os Clientes Aceitam Esperar?

Entregar comida pode significar um grande sucesso para qualquer tipo de estabelecimento. A prova disso é que, segundo uma pesquisa divulgada este ano pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o serviço de entrega de alimentos movimenta R$ 10 bilhões por ano. Se você também está pensando em investir nisso, vale conferir algumas dicas sobre o tempo de entrega de um delivery e outros cuidados. 

Regras do Código de Defesa do Consumidor

O quanto os clientes aceitam esperar pelo tempo de entrega de um delivery é relativo. Mas o ideal é que o período de preparo e entrega seja o menor possível. 

No atendimento, seja pelo telefone ou pela internet, você deve informar o cliente a média de tempo para a entrega. Se acontecer do prazo ser extrapolado, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (Art. 35.), o cliente pode cancelar o pedido. 

Além disso, no caso de um erro, é dever do estabelecimento fazer a troca e entregar aquilo que foi solicitado. Por exemplo, se o cliente pedir uma pizza de muçarela, mas receber uma de quatro queijos, a pizzaria tem a obrigação de mandar a opção correta sem nenhum custo adicional. 

Dicas para otimizar o tempo de entrega de um delivery

Para que você não tenha problemas com o tempo de entrega de um delivery, é muito importante adotar os seguintes passos: 

Logística de cozinha

Ter uma boa logística de cozinha significa contratar ótimos profissionais e oferecer treinamentos a respeito de gestão de tempo e de crise. Fora isso, também é essencial determinar padrões para o modo de preparo dos alimentos e bebidas, sempre focando na economia de tempo. 

Estoque organizado

Mais uma dica é deixar o estoque sempre muito bem organizado. Se possível, guarde os alimentos já lavados, cortados ou picados, pois isso faz com que os cozinheiros ganhem tempo. 

Outro ponto fundamental é o conhecimento detalhado do cardápio por parte de todas as equipes do restaurante. As opções de comidas e bebidas também devem ficar claras para os clientes. 

Escolha do meio de transporte

Para otimizar o tempo de entrega de um delivery, você também precisa entender qual a melhor forma de locomoção na sua cidade em todos os períodos, sobretudo, nos horários de pico. Na cidade de São Paulo, por exemplo, muitos estabelecimentos optam pela entrega por meio de moto, bicicleta e até patinete. 

Por fim, mas não menos importante, utilize o site e as redes sociais do seu restaurante para que os clientes deem opiniões e sugestões. A experiência do consumidor é sempre o ponto de partida! 

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