Conheça as 8 melhores estratégias para divulgar o delivery e vender mais!
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A missão de divulgar o delivery de comida parece impossível para você? Saiba que, mesmo num mercado competitivo como o dos restaurantes delivery, é possível implementar estratégias que aumentam as vendas e a fidelização dos clientes, ajudando a consolidar sua marca.

É importante pensar na divulgação como uma forma de aumentar a carteira de clientes e agregar valor ao patrimônio de seu restaurante.

Para conseguir melhorar a divulgação do seu estabelecimento, separamos 8 ações estratégicas para difundir seu negócio na região!

1. Diversifique os pontos de atendimento

Cada cliente pede delivery de um jeito diferente. Alguns usam o iFood, outros pedem pelo Uber Eats, enquanto alguns usam a busca do Google para encontrar opções diferentes na região. Por isso, é importante atender na maior quantidade de lugares possível, usando uma estratégia omnichannel.

Para organizar as diferentes fontes de pedidos, é essencial contar com um sistema de gestão do delivery. Dessa forma, você alcançará clientes nos mais diversos pontos, sem perder a consistência no atendimento oferecido em nenhum deles.

2. Faça cadastro no Google Meu negócio

O Google é o buscador mais usado no mundo. Por isso, “estar no Google” é um passo importante para qualquer empresa. A boa notícia é que isso é simples de fazer, usando a ferramenta Google Meu Negócio. O serviço é gratuito e permite cadastrar seu restaurante delivery, indicando ao consumidor os dados da empresa e como ele deve fazer para encomendar comida em seu restaurante delivery.

3. Invista em parcerias

A união de esforços rende muitos resultados para divulgar o delivery. Use as parcerias com influenciadores e outros negócios que tenham produtos complementares para alcançar um público maior. Atrelar sua marca a pessoas e empresas com bom posicionamento no mercado é uma estratégia de divulgação muito interessante.

4. Atenda pelo WhatsApp

O WhatsApp é muito popular entre os brasileiros, contando com mais de 120 milhões de usuários. Muitas pessoas se acostumaram a fazer solicitações às empresas por essa ferramenta de mensagens, por entenderem que ela é mais prática do que ficar esperando pelo telefone. Por isso, oferecer a alternativa de fazer pedidos por mensagens e enviar as novidades, as promoções e o cardápio pelo aplicativo são ótimas maneiras de divulgar o delivery para seus consumidores.

5. Mantenha o foco no cliente

Os clientes satisfeitos divulgam os produtos e serviços que consomem para as pessoas sem que você fique sabendo. Por isso, manter o foco em um bom atendimento ao cliente é fundamental para que a divulgação de sua marca seja positiva. Segundo um levantamento da consultoria PwC, a experiência do cliente é fator decisivo de compra para 89% dos consumidores brasileiros, sendo que o índice global é 73%. Ou seja, no Brasil, um bom atendimento valoriza ainda mais seu negócio.

6. Peça recomendações

O cliente fez uma avaliação positiva de seu restaurante e surgiu a oportunidade de vocês conversarem um pouco mais? Aproveite para pedir recomendações. Pode parecer estranho abordar um cliente dessa forma, mas, se você explicar que pretende crescer e divulgar seu delivery para quem ainda não ouviu falar dele, é possível que consiga a colaboração de muitos clientes. Você pode pensar em recompensas ou cortesias para quem compartilhar algum conteúdo das redes sociais do restaurante, por exemplo.

7. Humanize sua marca

A humanização da marca é uma tendência cada vez maior no marketing. Isso porque as interações, online e offline, são feitas por pessoas. O que muda é o grau de engajamento de cada uma delas nesse contato.

Os consumidores estão cansados de serem bombardeados por comunicações robóticas, automáticas, sem qualquer pessoalidade. Por isso, uma pesquisa da Infobase apontou que a humanização das marcas é importante para uma boa parte dos consumidores. 57% deles preferem se fidelizar a marcas mais humanizadas.

Pensando em seu restaurante delivery, algumas formas de humanizar a marca seriam:

  • aproveitar as redes sociais para divulgar a rotina de trabalho, apresentar a equipe e fazer vídeos e stories em que o responsável pelo negócio se comunique com o público;
  • desenvolver uma linguagem própria para se comunicar, seja por escrito ou verbalmente, que privilegie as comunicações espontâneas e fuja dos textos prontos e protocolares;
  • assumir os erros, quando acontecem. Pedir desculpas e buscar solucionar a situação com o consumidor de forma humilde e responsável;
  • divulgar o delivery com humor, seguindo as tendências da internet, sempre buscando a leveza dos conteúdos e que eles sejam agradáveis para as mais diversas audiências.

8. Evite erros comuns

Na divulgação do restaurante delivery, os erros comuns que devem ser evitados são:

  • não faça promessas que não consegue cumprir: se fizer uma promoção, por exemplo, deixe claro o prazo de validade da oferta e quantas unidades serão vendidas na condição promocional;
  • não perca a paciência: mesmo quando os clientes estão exaltados, mantenha uma postura educada e profissional. É verdade que nem sempre o cliente terá razão, mas procure apresentar seus esclarecimentos e até mesmo as discordâncias de forma cordial, pois outras pessoas vão saber dessa interação;
  • aproveite todas as oportunidades de comunicar sua marca: não deixe de incluir sua marca e características de comunicação visual em todas as redes sociais, nas embalagens e material promocional. Evite usar itens genéricos, sem personalização;
  • não ignore os feedbacks negativos de clientes: além de ser uma grande chance de resolver problemas operacionais, um bom atendimento no pós-venda, mesmo para os clientes insatisfeitos, melhora a reputação de seu restaurante e a satisfação dos consumidores;
  • ofereça alimentos com qualidade consistente, investindo em comprar insumos e embalagens de boa procedência, para uma boa experiência de compra do cliente;
  • seja eficiente na entrega: os atrasos na entrega são um dos maiores problemas para quem quer ter boa fama no mercado de delivery. Investir na agilidade é uma forma indireta de divulgar o delivery, pois os elogios dos clientes nas avaliações trarão novas vendas.

Para divulgar o delivery, é importante entender que os clientes prestam atenção nas iniciativas de marketing, mas também nas interações do restaurante com outros consumidores, além de fazer pesquisas em buscadores como o Google. Por isso, a divulgação deve ser ampla e considerar todas as oportunidades de aparecer para os compradores, bem como a chance de fazer novos pedidos para quem já usou seus serviços.Gostou do artigo? Já que você se interessa pela divulgação da entrega de comida, não perca estas 13 estratégias de marketing para delivery!

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