embalagens de delivery

Quando um bar ou restaurante oferece aos seus clientes o serviço de tele-entrega, precisa ter uma atenção especial com as embalagens de delivery. Afinal, os alimentos devem chegar em boas condições na casa do cliente, além de manterem o sabor e o aroma, da mesma forma que teriam se consumidos no estabelecimento de venda.

Por isso, é necessário observar uma série de fatores para escolher uma embalagem de delivery para surpreender os seus clientes. Veja, nos tópicos a seguir, 8 dicas que você precisa levar em consideração nesse momento.

1. Dê uma atenção especial para o material utilizado

São diversos os materiais que podem ser utilizados para embalar alimentos e cada um deles possui determinadas características que podem ser úteis em situações específicas.

As embalagens de alumínio com tampas de papel são indicadas para pratos quentes, como as famosas marmitas. Já as de papelão são mais indicadas para a entrega de pizzas e salgados em geral.

No caso de alimentos pré-cozidos e que não serão consumidos no ato da entrega, as embalagens podem ser em plástico. O isopor, por sua vez, é mais indicado para alimentos que precisam de total isolamento térmico, como alguns tipos de doces e sobremesas frias, por exemplo.

2. Defina as medidas das suas embalagens de delivery

Outro ponto importante a ser levado em consideração são as medidas das embalagens. É necessário fazer diversos testes para garantir que o tamanho seja o ideal para cada tipo de alimento, não sendo nem muito grande e nem muito pequena.

Geralmente, de acordo com o tamanho das porções que servir, você pode solicitar ao fabricante um modelo de embalagem com as proporções mais adequadas para cada situação.

Alguns fabricantes também oferecem a opção de fazer as embalagens de acordo com as medidas solicitadas, de forma personalizada. Para alguns tipos de alimentos essa é a maneira mais indicada de ter uma embalagem específica e com qualidade.

3. Escolha embalagens que proporcionem praticidade

Os clientes de fast food querem fazer uma refeição rápida, sem ter que dedicar muito tempo para isso e logo retomar as suas atividades. Por isso, as embalagens precisam ser extremamente práticas e fáceis de serem manuseadas.

Evite embalagens com fechamentos que necessitem de abridores ou outros itens para que o alimento seja retirado. Tudo precisa ser muito simples, para que não ocorram dificuldades e o cliente tenha uma boa experiência.

Para se certificar de que as embalagens são realmente práticas, recomenda-se a realização de testes no próprio restaurante, entre os funcionários, antes mesmo da definição de um modelo ou outro para uso.

4. Tenha uma embalagem personalizada

As embalagens também devem ser vistas como uma ferramenta de marketing e por isso precisam ser personalizadas de acordo com a identidade visual do seu negócio.

As caixas, copos descartáveis, potes, entre outros tipos de embalagens devem ser desenvolvidos contendo o logotipo, as cores, grafismos e outros elementos visuais que fazem parte da sua identidade corporativa.

Os fabricantes geralmente oferecem essa personalização na compra de embalagens, bastando que você envie o seu manual de identidade visual para que a customização seja colocada em prática.

5. Garanta que o calor seja mantido no alimento

Ninguém deseja comer um prato frio ou ter que perder tempo levando aquilo que comprou para o micro-ondas, por exemplo. Por isso, é necessário garantir que as embalagens mantenham o calor dos alimentos.

Uma ideia interessante é que, além da embalagem do próprio alimento, os motoboys ou entregadores carreguem os produtos dentro de caixas térmicas, garantindo que o calor seja mantido no ato da entrega ao cliente.

6. Possibilite que a comida chegue intacta ao cliente

Além do calor, também é obrigatório que o alimento chegue intacto, ou seja, inteiro no local de entrega definido pelo cliente. Se uma pizza estiver com queijo grudado na caixa, o yakissoba vazando, o hambúrguer amassado, entre outros problemas, dificilmente o cliente voltará a comprar do seu estabelecimento.

É por isso que as embalagens de delivery precisam ser muito bem vedadas, evitando que esse tipo de problema ocorra. Outro benefício da vedação é que o alimento não entrará em contato com outros itens que estiverem no veículo em que é transportado, por exemplo.

7. Escolha embalagens com função dois em um

As embalagens com função dois em um são uma tendência no ramo gastronômico delivery, sendo esse um diferencial interessante de ser oferecido aos seus clientes. Tratam-se de caixas, sacolas, entre outros itens que podem ser reaproveitados em outras situações.

Essa tática também é relevante para que a sua marca seja visualizada com frequência pelo cliente, mantendo-a sempre viva na memória e garantindo que novos pedidos sejam feitos em ocasiões futuras.

Ao utilizar embalagens reaproveitáveis, portanto, jamais esqueça de colocar o telefone, nome do aplicativo ou outra ferramenta de comunicação para que o cliente possa entrar em contato posteriormente.

8. Opte por embalagens sustentáveis

Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Por esse motivo, investir em embalagens sustentáveis pode ser um atrativo para esse público, que é muito preocupado com as questões ambientais.

As embalagens podem ser feitas em papel reciclável ou até mesmo reutilizáveis, conforme descrito no item anterior. Assim, os recursos naturais são preservados e há menos poluição do meio ambiente.

Outra alternativa interessante e que vem ganhando certa popularidade em alguns estabelecimentos é o uso de papel semente para a confecção de embalagens. Trata-se de um papel processado com sementes de flores ou árvores frutíferas que, quando plantados e bem cuidados podem se tornar lindas plantas decorativas para a casa do cliente.

Você precisa entregar o melhor serviço para os clientes do seu restaurante, e desenvolver boas embalagens de delivery é muito importante para isso. Portanto, vale a pena seguir todas as nossas orientações, que serão úteis para o sucesso do seu negócio.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou tem alguma outra dica sobre embalagens e que deseja compartilhar conosco? Então deixe um comentário no espaço abaixo. A sua opinião e participação é sempre muito importante por aqui

Share This