
Os restaurantes que trabalham com delivery enfrentam uma concorrência forte. Por isso, não podem deixar de lado a fidelização de consumidores. Nesse cenário, a presença constante em diversos canais, bem como outras iniciativas de marketing digital, ajudam a manter e a aumentar o engajamento de clientes.
Está com pouco tempo para a leitura? Experimente escutar nosso artigo no player abaixo:
Entender como isso funciona e o que fazer para aprimorar a interação com a clientela é uma ótima maneira de se manter competitivo.
Quer saber mais sobre o engajamento de clientes? Veja a seguir o que ele é e como aumentá-lo em seu restaurante!
O que é engajamento de clientes?
Engajamento é um tipo de estratégia de marketing que busca criar laços entre o cliente e a empresa. Assim, o consumidor interage com o restaurante como se ele fosse uma pessoa, tendo uma ligação afetiva com o estabelecimento.
Graças às redes sociais, cada vez mais os clientes esperam que as empresas tenham um “rosto”. Assim, desejam interagir, entrar em contato e se relacionar com a empresa, e não somente comprar seus produtos e serviços.
Podemos dizer que há engajamento de clientes no relacionamento com uma empresa quando:
- o público segue as redes sociais da companhia, compartilhando postagens, reagindo ou deixando comentários;
- as ofertas e os cupons recebidos por e-mail, mensagens ou redes sociais são usados pelos clientes;
- as avaliações em aplicativos de entregas e de localização são constantes;
Como melhorar o engajamento de clientes?
Diversas iniciativas podem ser tomadas para isso, mas é importante ressaltar que essas estratégias devem ser coordenadas e medidas, a fim de que o marketing do restaurante seja bem gerenciado.
Por exemplo, usar uma ferramenta como o Delivery App ajuda não somente a cuidar das entregas e pedidos, mas também a fortalecer relacionamentos com os clientes através de iterações que engajam o cliente a comprar com recorrência. Assim, o cultivo da relação com os clientes e o trabalho de fidelização fica mais fácil.
Abaixo, veja outras dicas para melhorar esse aspecto.
Amplie canais de envolvimento
Nem todo cliente tem conta no Facebook. Alguns preferem o Instagram e outros gostam do bom e velho e-mail marketing. Pensando nisso, crie uma estratégia de atuação que envolva diversos canais e maneiras de interagir.
O Delivery App pode ser um aliado importante para ampliar os canais de atuação do seu negócio pois permite que você atenda clientes não somente através de um aplicativo, mas oferece a automação de outros canais como o WhatsApp, Instagram, Facebook, Messenger. Você ainda pode fazer disparos para os clientes através de E-mail Marketing, SMS, Push Notification e até disparos no Facebook Messenger. No WhatsApp por exemplo é possível fazer todo atendimento e receber o pedido sem iteração humana com o novo recurso lançado pelo Delivery App em Janeiro de 2020.
Entregue conteúdos de valor
Conhecer seu público permite criar estratégias de conteúdo personalizadas. Saber quem é engajado com seu restaurante permitirá fazer interações que sejam interessantes e mantenham o engajamento de clientes!
O público gosta de conteúdo viral? Quer saber como é feito um determinado prato? Quer interagir em promoções com compartilhamento? Diverte-se com enquetes? Gosta de aprender sobre algum assunto? Leve tudo isso em consideração e crie conteúdos que entreguem valor aos seus clientes para mantê-los engajados!
Acompanhe os resultados
É muito importante criar estratégias que possam ser acompanhadas. Assim, use métricas de acompanhamento, como o número de pedidos pelo aplicativo do próprio restaurante, a quantidade de comentários em uma postagem e outros dados. Veja o que funciona melhor, ajuste as estratégias e invista no que traz mais resultados!
Como vimos, trabalhar o engajamento de clientes é muito importante para se manter em contato com o público. Afinal, a conexão entre o restaurante e os consumidores aumenta a fidelização, gerando um retorno muito interessante, pois permite até mesmo direcionar os clientes fidelizados para um aplicativo próprio, deixando de pagar a comissão dos apps de entrega. Nesse caso, usar plataformas como o Delivery App para gerenciar os pedidos e o relacionamento com os clientes é prático e eficaz!
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