
Com a popularização das tecnologias e facilidade de acesso aos dados dos clientes, os gestores de restaurantes estão aderindo à gestão data-driven — orientada a dados. O foco desse modelo de gestão é tornar os dados a principal fonte de insights para a tomada de decisão, mudanças estruturais e conceituais.
A empresa pode coletar todos os tipos de dados sobre o cliente, como nome; número de telefone; endereço de e-mail; endereço residencial; opção de pagamento preferencial; idade; gênero; o que eles gostam de comer etc. Mas, para fazer isso de forma correta, é de suma importância a LGPD — Lei Geral de Proteção de Dados.
Neste post, vamos entender quais são as vantagens de ter um cadastro dos clientes e como usar esses dados. Confira!
Quais as vantagens de ter um cadastro de clientes atualizado?
Para que você entenda a importância da captação e análise de dados dos clientes, neste tópico, apresentamos os benefícios que o seu restaurante pode ter a partir dessa prática. Acompanhe.
Aprimore o seu menu
Quando você tem acesso aos dados sobre as preferências de seus clientes, pode ver quais pratos são populares em seu restaurante e quais saem menos. Com base nessas informações, você garante que sempre terá os ingredientes necessários para os dias de maior movimento, priorizando os que saem mais.
Da mesma maneira, é possível analisar o que deve ser retirado do menu e substituído por alternativas mais rentáveis. Com essas mudanças, você poderá gerenciar melhor o inventário do seu restaurante, evitar o desperdício de alimentos e decidir quais itens do menu promover.
Otimize o seu relacionamento com o cliente
Quando os clientes entram em seu restaurante ou acessam o seu app de delivery, você pode coletar informações como hábitos de compra, preferências, demografia e informações pessoais, como nome, endereço, números de telefone e endereços de e-mail. Essas informações podem ser utilizadas para construir um bom relacionamento com os clientes com a ajuda do seu software de CRM, buscando o impulsionamento das vendas.
Crie estratégias para os dias de baixa
A análise dos dados dos clientes dos restaurantes pode ajudar o gestor a entender quais os dias são mais fracos e os motivos que levam a esse baixo movimento. Com esses dados em mãos, você terá a oportunidade de criar promoções para atrair consumidores nos dias mais fracos, aumentando a receita e a capacidade de investimento.
Otimize a sua estratégia de marketing
Com os dados dos clientes em mãos, você poderá mapear as preferências dos clientes, as redes sociais que mais utilizam, seus hábitos, entre outros. Assim, a equipe de marketing pode trabalhar nas estratégias de marketing digital para fidelizar os clientes atuais e atrair novos.
Como utilizar esses dados?
Agora que já compreendemos os benefícios de trabalhar os dados dos clientes, vamos entender como esses dados podem ser utilizados e as boas práticas que precisam ser mantidas para manter o seu restaurante dentro da lei e os dados dos clientes preservados. Confira.
Obedeça a LGPD
Um fator de suma importância para que a captura e tratamento de dados dos clientes seja feita de maneira segura é respeitando as regras da LGPD. Assim, além de mostrar para os clientes que respeita as informações dele, você evitará multas, indenizações e as demais consequências.
Para quem trabalha com o delivery de comida, o alinhamento com a LGPD é muito importante, pois, a cada entrega, você terá acesso a dados pessoais importantes, como telefone, endereço e nome do cliente. Tratar essas informações com responsabilidade e respeito, utilizando bons sistemas de gestão e aplicativos de delivery seguros é de suma importância.
Faça pesquisa de satisfação
Uma das maneiras mais eficientes de captar e analisar dados de clientes — obtendo resultados práticos sobre seu comportamento e preferências — é por meio de pesquisas de satisfação. Entre os principais métodos de pesquisa de satisfação, podemos destacar 3. Veja abaixo.
NPS
O NPS é um método simples para avaliar a satisfação do cliente e a sua fidelidade, a partir de uma premissa simples, com perguntas que exigem uma nota de 0 a 10, por exemplo:
- “Em uma escala de 0 a 10, qual a possibilidade de você recomendar nosso restaurante para um amigo ou conhecido?”
Como resultado, as notas 10 ou 9 indicam que o cliente é um promotor de sua marca. As notas 8 e 7 mostram que os clientes são neutros e as notas abaixo de 7 indicam que o cliente é um detrator.
Pesquisas de satisfação com atendimento
Pesquisa que indica como os clientes analisam o atendimento de seu restaurante, dando as premissas para você melhorar o que está ruim e potencializar o que está dando certo em suas estratégias de atendimento.
Pesquisa de satisfação com produtos e serviços
Nesse tipo de pesquisa, você poderá analisar como o cliente analisa os seus produtos e serviço e o que pode ser melhorado para a empresa atingir a excelência dentro de seu segmento.
Trabalhe para a redução de desperdícios
Com os dados dos clientes e informações sobre o consumo, o restaurante poderá reduzir desperdícios e trabalhar de forma preditiva. Isso significa que o gestor poderá olhar os dados históricos sobre quais itens são pedidos com mais ou menos frequência, podendo ajustar automaticamente suas necessidades de estoque para reduzir o desperdício.
Crie programas fidelidade
Os dados permitem aos restaurantes criarem programas de fidelidade para garantir a recorrência dos consumidores atuais e atrair os novos. Dar descontos por frequência ou pontos de vantagens em apps, por meio de cadastro, permite que a empresa tenha acessos recorrentes às informações dos clientes, de forma atualizada.
É um jogo de ganha-ganha, pois o cliente ganha vantagens ao se cadastrar no app e ao consumir com frequência; e para a empresa, que passa a ter o registro do consumo do cliente a cada visita.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância de gerir o seu restaurante observando os dados dos clientes como fonte de ótimos insights. A boa análise dessas informações poderá trazer benefícios em todos os setores, do financeiro ao marketing, passando pelo core business, que é a criação de bons pratos e bom aproveitamento dos alimentos.
Gostou do post? Quer saber como utilizar os dados para atrair novos clientes e fidelizar os atuais? Então, baixe o e-book “Guia de marketing para delivery” e amplie a sua capacidade de atingir o público-alvo.