app de delivery

O mercado de tele entrega está em constante crescimento e é cada vez mais comum que as pessoas façam pedidos de comida utilizando um app de delivery. É por isso que os bares e restaurantes estão investindo em soluções tecnológicas para suprir essa demanda e oferecer um serviço de qualidade aos seus clientes.

Os app de delivery próprios, além de otimizar o relacionamento com os clientes, também podem potencializar vendas, fidelizar os consumidores e proporcionar a redução de custos para o estabelecimento, uma vez que não há a necessidade de fazer o pagamento de taxas quando se tem uma plataforma exclusiva.

E, para tirar mais proveito de um app de delivery, é preciso que haja um planejamento estratégico antes de desenvolver o produto. Para isso, alguns itens precisam ser lembrados para que não faltem no aplicativo, pois são fundamentais para o bom funcionamento da tecnologia.

Elaboramos uma lista com uma série de aspectos que precisam estar presentes em um aplicativo para restaurantes. Acompanhe!

Praticidade e funcionalidade

Sabe aquele ditado popular que fala que “menos é mais”? Essa é uma premissa básica para o desenvolvimento de um aplicativo delivery. Afinal, de nada adianta ter um produto com funções mirabolantes, porém difíceis de serem usadas pelos clientes.

Quem baixa um app de delivery tem um único objetivo: fazer pedidos de comida em determinadas situações. E é isso que o seu aplicativo precisa proporcionar, uma maneira simples, rápida e prática para que os usuários possam escolher entre os pratos oferecidos pelo seu restaurante e assim fazer o pedido.

Para que isso ocorra de forma plena é recomendado que sejam feitos testes de usabilidade antes de lançar o aplicativo para download. Esses testes podem ser realizados com um grupo de pessoas que deverá fazer simulações de uso e desenvolver relatórios destacando as suas experiências ao utilizar o app nos quesitos que envolvem a praticidade e a funcionalidade.

Menu completo e organizado

Apesar de simples, é preciso que seja disponibilizado no app de delivery um menu completo e organizado para que os clientes possam analisar e escolher os pratos que desejam encomendar. Além disso, recomenda-se que o menu seja organizado e os pratos divididos por categorias, como entradas, pratos principais, sobremesas, lanches, bebidas etc.

Vale destacar que é importante que o seu  tenha um sistema gerenciável, para que você possa fazer todas as alterações necessárias no menu. Assim, é possível fazer alterações de preço, incluir novos pratos e retirar aqueles que não são mais servidos com facilidade, sem que seja necessário pagar por isso.

Integração via GPS

Para garantir a transparência aos clientes e possibilitar que eles acompanhem a trajetória do pedido até chegar em suas casas, uma ideia interessante é fazer a integração via GPS no aplicativo.

Assim, os usuários poderão rastrear o pedido, desde o momento que ele sai do restaurante até a chegada no local solicitado. O funcionamento é similar ao que ocorre com o Uber, quando o passageiro pode acompanhar pelo aplicativo onde o motorista está e o trajeto que ele está fazendo até chegar na localidade em que o carro foi pedido.

Sistema de feedback

Os clientes precisam ter um espaço em que possam deixar seus feedbacks acerca dos serviços prestados pelo seu restaurante. Desse modo, pode ser desenvolvido um sistema de notas, em que os usuários atribuam uma qualificação para os pratos servidos e a qualidade da entrega.

Essas informações garantem a transparência e são úteis para que novos clientes comprem do seu restaurante, motivados por feedbacks positivos deixados por outras pessoas no aplicativo.

Fotografias de qualidade

Os alimentos têm forte apelo visual e isso deve ser muito bem explorado nas vendas de pratos gastronômicos on-line, sobretudo porque não é possível que os consumidores sejam estimulados por outros sentidos — como o cheiro da comida, que atrai pessoas para os restaurantes físicos.

Por isso, o aplicativo precisa dar suporte para que seja feito o upload de fotos de qualidade e que mostrem aos clientes como os seus pratos têm diferenciais e podem ser muito saborosos.

Recomenda-se sempre que as fotos publicadas no seu app de delivery sejam feitas por fotógrafos profissionais, pois eles têm a expertise necessária para trabalhar aspectos de luz e sombra a fim de que as imagens fiquem mais bem produzidas e bonitas.

Modos de pagamento seguros

Quando se fala em pagamento, cada cliente tem as suas preferências e é por isso que o seu aplicativo delivery precisa disponibilizar diferentes modos de cobrança.

Sendo assim, ofereça a opção de pagamento em dinheiro para o entregador, por cartão de débito ou crédito que pode ser cadastrado no aplicativo para que ocorra a cobrança automática ou então por meio de portais de pagamento seguro.

Integração com as redes sociais

O engajamento de propagação é uma teoria defendida por estudiosos da comunicação que dizem que é preciso que as empresas adotem medidas para engajar o público a propagar conteúdos nas redes sociais e assim disseminar as marcas de forma gratuita e orgânica.

Por isso, é interessante que seja feita a integração do seu aplicativo com as redes sociais, como o Facebook e o Instagram, de modo que os clientes possam, por exemplo, compartilhar os pedidos feitos. Assim, os amigos dessas pessoas visualizarão a sua marca e, talvez, também possam comprar do seu restaurante.

Possibilidade de customização

Ao contratar o serviço, é importante que sejam trabalhadas as cores da identidade visual do estabelecimento, bem como o seu logotipo em todas as páginas do app de delivery, pois isso gera mais impacto aos usuários.

Ter um app de delivery pode ser o grande diferencial que você precisa para potencializar as vendas em seu restaurante, aumentar a clientela e conquistar mais lucratividade.

A Neemo tem bastante experiência, com mais de 1200 clientes em todo Brasil. Oferecemos soluções inovadoras e que podem fazer a diferença para impulsionar o seu negócio. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre o nosso serviço. Será uma satisfação receber a sua mensagem.

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