Dicas Para não Desperdiçar Estoque de Comida para Restaurante
Estoque de Comida para Restaurante — 4 Dicas para não Desperdiçar

Evitar o desperdício de alimentos é um dos principais fatores para o sucesso dos estabelecimentos. É por isso que o estoque de comida para restaurante deve ser planejado e, sobretudo, usado com muita organização. 

O interessante é que existem várias dicas básicas e diárias para economizar nos gastos com comidas e bebidas. Confira todo o passo a passo e faça o seu restaurante se tornar o melhor investimento! 

Planejamento é a palavra-chave para aproveitar melhor o estoque de comida para restaurante

O primeiro passo para conseguir preparar pratos sem desperdícios é fazer o plano de negócios para restaurante. É nesse tipo de controle que você coloca informações, no geral,  sobre investimentos e despesas, ponto comercial, público-alvo, forma de serviço e detalhes sobre comidas e bebidas. 

É importante definir quais serão os tipos de alimentos servidos em seu estabelecimento e, também, qual o estilo de serviço  — à la carte, self-service, buffet, etc. Depois disso, você saberá exatamente o que comprar para o estoque de comida para restaurante. 

Tudo o que é comprado e usado deve ser colocado em uma planilha, assim, você mantém o controle. Além disso, há algumas outras dicas, veja: 

1. Cuidados com o armazenamento

Não basta fazer as melhores compras, é preciso prestar atenção sobre como o estoque de comida para restaurante é armazenado. Um freezer que não mantém a temperatura ideal, por exemplo, pode fazer com que as carnes estraguem. Sem contar que você pode ter problemas com a vigilância sanitária. Então, todo o cuidado é pouco. 

2. Padronização de preparo

Mais uma solução para economizar é estabelecendo padrão de preparo dos pratos. Basicamente, os seus funcionários devem seguir receitas com quantidades exatas de ingredientes. Se preciso, peça que os profissionais pesem os condimentos antes de começar a prepará-los. 

3. Treinamento de equipe 

Criar padrões é fundamental, mas eles podem não ser seguidos à risca se a equipe do seu restaurante não receber treinamentos frequentes. Lembre-se que a gestão de pessoas também é um dos elementos para alcançar o sucesso. 

Estabeleça workshops, cursos e palestras com grandes profissionais que possam ensinar sobre como aproveitar melhor os alimentos. 

4. Aproveitamento do que seria jogado no lixo

Muitos restos de alimentos podem ser reaproveitados, evitando ainda mais os desperdícios. Uma casca de laranja ou de abacaxi, por exemplo, podem ser usadas para fazer um delicioso chá. Ótimos cozinheiros que recebem treinamentos constantemente sabem melhor do que ninguém como reaproveitar tudo. 

Gostou das dicas? Confira mais informações sobre gestão de restaurantes aqui no blog Neemo!

Powered by Rock Convert

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This