
Ainda há quem pense que, dentro de um restaurante, o momento em que o cliente pede a conta representa o fim do serviço prestado. No entanto, essa associação é, na verdade, um grande equívoco. Isso porque, em um mercado altamente competitivo como o que enfrentamos atualmente, o diferencial reside nos detalhes e, nesse caso, as estratégias de pós-venda às quais você recorre farão toda a diferença para a retenção e para a fidelização dos frequentadores do seu espaço.
Afinal, nos dias de hoje, com um amplo leque de alternativas na palma da mão — quase literalmente, considerando os tablets e os smartphones —, o público já não espera “mais do mesmo”. A bem da verdade, um atendimento que saia do lugar-comum e, por conseguinte, faça o consumidor se sentir valorizado e especial é, atualmente, não mais uma vantagem competitiva, mas uma necessidade.
Por isso, neste post, vamos ajudá-lo a encantar aqueles que visitam o seu estabelecimento e também a estreitar os laços com os clientes já conquistados com 3 estratégias de pós-venda bem-sucedidas. Continue a leitura!
1. Cadastre os seus clientes
O primeiro passo a ser dado por quem deseja desenvolver um pós-venda diferenciado e capaz de reter e de fidelizar a clientela é cadastrar os clientes do restaurante para viabilizar o envio de mensagens personalizadas.
No entanto, embora essa seja uma excelente prática para nutrir uma boa relação com o público, é necessário ser cauteloso tanto na solicitação dos dados para o cadastro — que deve ser ágil, até mesmo para que não se torne um pedido inconveniente — quanto no encaminhamento de conteúdos.
Tenha em mente que a ideia não é, por exemplo, enviar propagandas de modo aleatório, mas, pelo contrário, direcionar informações pertinentes, levando em consideração os gostos e as preferências do consumidor. Para tanto, lembre-se de sempre prezar a personalização.
2. Faça pesquisas de satisfação
Ao final do atendimento no estabelecimento, uma boa alternativa para avaliar o serviço prestado é disponibilizar aos clientes, na saída, uma breve pesquisa de satisfação. Você pode elaborar questionamentos fechados e de fácil entendimento, de maneira que as respostas possam ser:
- “ruim”;
- “regular”;
- “bom”;
- “ótimo”.
Contudo, mais uma vez, seja cuidadoso para que essa prática não se transforme em um incômodo para os frequentadores. Para tanto, certifique-se de não tornar a pesquisa demorada e/ou extensa e instrua os seus colaboradores a sugerirem a participação, mas, de maneira alguma, a insistirem diante de uma recusa.
3. Ofereça uma cortesia na saída do restaurante
Por fim, mais uma excelente medida — e que, certamente, deixará uma boa primeira impressão — é oferecer uma cortesia na saída do estabelecimento, como um café, um chá ou até uma pequena trufa. Além de ações como essas demandarem um investimento reduzido, é certo que a espera pela finalização da conta ou pela chegada do carro, por exemplo, será muito mais agradável, impactando a satisfação do cliente.
Como dito — e isso, na verdade, é aplicável a qualquer tipo de serviço prestado —, o diferencial reside nos detalhes, então, se você quer não apenas oferecer uma experiência memorável no seu restaurante, mas garantir a fidelização daqueles que o frequentam, aposte em boas estratégias de pós-venda. A partir de pequenas ações internas, como as listadas, você entregará um atendimento de excelência e, consequentemente, encantará o cliente, que se sentirá valorizado com esse “algo a mais”.
Este post foi útil? Então, que tal acompanhar as nossas próximas publicações? Basta nos seguir nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Twitter.