Confira 6 estratégias para aumentar a rentabilidade do seu delivery

Com a necessidade de isolamento social devido à pandemia, novos consumidores adquiriram o hábito de pedir comida online, expandindo o mercado de delivery nos últimos anos. Mesmo após a retomada das atividades, muitos consumidores mantiveram o costume, e essa elevação na demanda resultou no natural aumento da concorrência.

Nesse cenário, para aumentar a rentabilidade do delivery, é necessário que o gestor crie estratégias sólidas para atrair e fidelizar os clientes. São estratégias voltadas para a desburocratização de pedidos, utilizando as redes sociais e app delivery, criação de programas de fidelidade, coleta de feedbacks dos clientes e respeito ao prazo de entrega.

Para ajudar nessa missão, neste post, trazemos 6 dicas para aumentar a rentabilidade de seu delivery. Confira!

1. Divulgue nas redes sociais

Antigamente, para divulgar um restaurante para o grande público, era necessário comprar um espaço publicitário em um veículo de mídia tradicional. Hoje, é possível alcançar milhares de pessoas via redes sociais de forma gratuita — ou com um post pago que vai mostrar o seu produto para o público certo.

A rede social mais popular para a divulgação de alimentos é o Instagram, que tem várias funcionalidades para divulgar as fotos de seus pratos e para criar uma relação mais estreita com o seu público. Capriche nas fotos, utilize as hashtags certas e se comunique com o público — respondendo menções e utilizando o recurso dos stories, como quiz, enquetes e caixas de perguntas.

2. Utilize embalagens personalizadas

A embalagem não serve apenas para armazenar os alimentos durante o transporte, ela deve fazer parte de sua identidade de marca. Além do seu logo e demais elementos gráficos que representam sua empresa, é importante colocar suas informações de contato e inserir algum slogan ou frase positiva para que o cliente se conecte à sua marca.

Uma boa dica para ganhar a empatia do público é com a utilização de embalagens feitas com material reciclado — reforçando os valores de sua empresa em respeito ao meio ambiente. Utilize material que mantenha a temperatura do pedido aquecida, pois, dependendo da distância, o tempo de deslocamento será grande e, caso o alimento não seja acondicionado da maneira correta, poderá esfriar.

3. Crie uma estratégia de fidelização

Os programas de fidelidade são estratégias criadas por meio digital ou analógico, para fazer com que o consumidor compre de forma recorrente um produto. 

Existem várias formas e meios para criar um programa de fidelidade, desde o uso de cartão de papel, em que o cliente precisa colar uma quantidade de adesivos para ganhar um item extra, até os modelo digitais, em que o cliente ganha descontos, acumula pontos e participa de sorteios ao comprar de forma recorrente em seu restaurante.

Esse tipo de ação de marketing contribui para a criação de um vínculo entre consumidor e empresa, pois o cliente se sente especial por ganhar algo além do que ele efetivamente comprou. Ao utilizar um app delivery, por exemplo, você pode criar os seus programas de fidelidade de forma 100% digital, além de ter a oportunidade de criar cupons de descontos exclusivos.

4. Ouça o que o cliente tem a dizer

Quando investimos em um restaurante, direcionamos nosso trabalho em busca da satisfação do cliente, certo? Nesse cenário, o gestor que não ouve o que o consumidor tem a dizer perde uma grande oportunidade de otimizar seus produtos e processos — deixando de garantir a recorrência dos clientes atuais e atração de novos consumidores.

Crie canais de comunicação de fácil acesso e ofereça ferramentas para que eles possam fazer avaliações rápidas e simples — você pode utilizar as redes sociais ou um app de delivery. Reúna os dados e analise-os para extrair insights que possibilitem o aumento da rentabilidade de seu delivery.

5. Respeite os prazos de entrega

Se tem um motivo que faz com que muitos clientes abandonem um restaurante, mesmo quando gosta da comida, é o atraso na entrega. Quando o cliente pede sua refeição, recebe o retorno do restaurante com o prazo de entrega. A partir dessa informação, ele se prepara para comer após o horário estipulado, confiando no restaurante — sem cogitar um plano B, ou seja, o atraso será frustrante. 

O atraso é ainda mais grave quando o cliente tem horário certo para comer — está em horário de almoço — ou esperando a comida para um evento especial entre familiares ou amigos. Esse tipo de má impressão dificilmente se apaga, ou precisará de estratégias específicas para a retomada da confiança do consumidor. 

Para evitar esse tipo de contratempo, siga as dicas abaixo:

  • mantenha o estoque organizado — a organização beneficia a produtividade, evitando a falta de produtos e dificuldade para acessá-los;
  • receba os pedidos de forma automática — utilize um app delivery para gerenciar seus pedidos por apenas uma fonte, reduzindo a margem de erros e esquecimentos;
  • padronize a produção — crie um fluxo contínuo em sua cozinha para que haja fluidez na produção e que os pratos saiam de forma sequencial;
  • faz entregas agrupadas — saber agrupar os pedidos de forma correta permite que o motoboy faça mais de uma entrega de uma vez, sem atrasar os pedidos.

6. Utilize um app de delivery próprio

Quer aumentar a sua rentabilidade? Que tal reduzir os custos com as taxas dos marketplaces, ao mesmo tempo em que conta com uma série de funcionalidades para potencializar a sua atuação? 

Com um app próprio, além da redução de custos, você cria uma base de dados sobre os clientes, podendo utilizar essas informações para gerar insights de melhorias. Além disso, você pode personalizar o app com a sua identidade visual, reforçando a sua marca. 

Outro benefício é a possibilidade de centralizar os atendimento em um único canal, automatizando os pedidos e informando em tempo real ao cliente o status de seu pedido. Com a utilização de um chatbot, você evita filas de espera e dá mais autonomia para que o cliente possa fazer seus pedidos e agendamentos com agilidade e sem burocracias.

Esperamos que nossas dicas ajudem nas suas estratégias para aumentar a rentabilidade de sua empresa. Não esqueça de contar com um app delivery próprio ao seu favor, pois, com essa ferramenta, você tem um sistema de gestão completo para as suas entregas, otimizando o atendimento, criando promoções e programas de fidelidade.

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