Entenda a importância da experiência do usuário em um aplicativo de delivery | Blog da Neemo

No ambiente digital, cada vez mais fica claro que não basta que um restaurante tenha um site ou um link para pedidos. A experiência do usuário deve ser levada em consideração, pois experiências de compra ruins fazem com que clientes não concretizem os pedidos.

Em um cenário no qual o restaurante não trabalha a experiência do usuário, tudo é colocado a perder. O empresário investe em anúncios, faz promoções, interage nas redes sociais, entrega panfletos e no final não recebe tantos pedidos porque o cliente ficou perdido no meio do caminho.

Para evitar problemas desse tipo, aprenda mais sobre como aprimorar a experiência de compra para os pedidos em seu restaurante. Separamos, neste artigo, as principais informações sobre o tema, não perca!

O que é experiência do usuário?

Experiência do usuário é um conceito de desenvolvimento de sistemas geralmente conhecido pela sigla em inglês (UX, user experience). Esse termo engloba a ideia de que os sistemas devem ser pensados para facilidade do uso pelo público.

Já entrou em um site e não conseguiu encontrar o que queria? As informações te levaram a clicar em vários lugares antes de encontrar a informação? Sinal de um ambiente que não teve aplicação dos conceitos de otimização de experiência do usuário!

Como funciona a experiência do usuário no delivery?

O cliente do delivery de comida lida com uma situação que acaba com a paciência de muita gente: a fome. Se as pessoas que pedem comida normalmente estão com fome, os sistemas de pedidos devem ser formatados para lidar com as emoções de quem espera pela comida.

Pode parecer estranho falar de sentimentos em um pedido on-line, mas na verdade isso é pensar sob o ponto de vista da experiência do cliente.

Imagine o seguinte cenário: um usuário com fome e impaciente acessa o site ou um link de pedidos do restaurante. Rapidamente, ele encontra o cardápio e seleciona o que deseja. Enquanto aguarda, acompanha a entrega, aliviando sua impaciência com as consultas ao sistema. Recebe seu pedido conforme o esperado, ficando satisfeito ao final do processo. Esse é um exemplo de uma boa experiência do usuário.

O que considerar em um sistema de delivery?

Sob o ponto de vista da experiência do usuário, podemos destacar os seguintes aspectos que devem existir em um sistema de pedidos:

  • mais de uma forma de acessar a área de pedidos: pelo telefone, site do restaurante, integração com redes sociais, WhatsApp ou aplicativos próprios;
  • cardápio de fácil entendimento, com ambiente que valorize as fotografias dos produtos e as descrições;
  • opções práticas de pagamento on-line;
  • informações sobre o status do pedido para reduzir a ansiedade na espera;
  • atendimento automático por chatbots, aumentando a agilidade nos pedidos por mensagens;
  • agendamento de pedidos para maior conveniência;
  • programas de fidelidade e promoções para recompensar clientes fiéis.

O Delivery App contém todos os recursos acima listados e muitos outros! Tudo isso pensado para otimizar a experiência do usuário do restaurante, mas também agilizar a rotina do gestor do serviço de entregas. Assim, o delivery é mais eficiente e os resultados das estratégias de divulgação do restaurante serão realmente aproveitados.Já parou pra pensar quanto seu restaurante gasta com a comissão em aplicativos de entrega de terceiros? Será que no longo prazo isso vale a pena? Faça simulações e reflita melhor sobre o assunto com a nossa calculadora de gastos mensais com comissionamento!

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