
Por lidarem com produtos perecíveis, os gestores de restaurantes devem ter a boa gestão de estoque como uma de suas prioridades. Saber o que entra, o que sai e entender as movimentações de mercado é fundamental para garantir que nunca faltem produtos — principalmente os de maior saída — e que não haja excedente, provocando prejuízos e problemas sanitários com produtos estragados.
Um bom controle de estoque de restaurantes vai muito além de apenas escolher um local arejado e livre de incidência de luz solar. É necessário fazer inventários, classificar os produtos e, acima de tudo, utilizar a tecnologia como impulsionadora de uma gestão mais ágil e precisa.
Neste post, vamos entender os pilares de uma boa gestão de estoque e como a tecnologia pode ajudar nesse processo. Confira!
Como fazer um bom controle de estoque?
Um bom controle de estoque, deve partir do planejamento, a começar pelo espaço, refrigeração, ventilação, controle de umidade, etc. Veja, a seguir, quais são os outros quesitos que precisam ser avaliados para que o controle de estoque seja feito com qualidade e segurança. Acompanhe!
Faça inventários periódicos
É difícil manter um bom controle de estoque sem saber exatamente o que está armazenado e a quantidade de produtos que você tem. Por isso, é de suma importância realizar inventários periódicos — tática essencial, principalmente em estoques rotativos, como dos restaurantes.
A partir do inventário, é possível, por exemplo, saber se há produtos sendo perdidos, seja por extravio, roubo ou desperdício. É possível identificar os itens que mais saem, para dar uma maior atenção, evitando que eles faltem, e os que demoram para sair, reduzindo a sua compra, para evitar que eles estraguem.
Com o tempo, você identifica o período correto para fazer o inventário, podendo criar históricos de contagem para identificar sazonalidades, o que, junto a dados de outros setores, poderá ajudar na identificação de oportunidades de mercado.
Automatize o processo
Com as possibilidades que a tecnologia oferece, gerenciar um estoque de forma 100% analógica, além de fazer sua empresa perder tempo e dinheiro, é dar de bandeja um diferencial competitivo para a concorrência.
A automação permite que se perca menos tempo com tarefas repetitivas e burocráticas. Além disso, contribui para o aumento na precisão da contagem de estoque, facilitando ao setor de compras identificar as demandas. Outro benefício da automação é a integração de dados, o que facilita a gestão de todos os setores.
Classifique os produtos
Se o assunto é organização de estoque, a classificação dos produtos, de acordo com cada categoria, não poderia ficar de fora, é claro. A primeira coisa a ser feita, nesse cenário, é uma separação genérica, com classificações simples dos produtos, por exemplo:
- bebidas;
- carne;
- peixe;
- legumes;
- frutas;
- etc.
A partir disso, você poderá criar as subcategorias, para tornar a divisão ainda mais precisa, um processo que pode parecer trabalhoso a princípio, mas que será recompensado em termos de organização, produtividade e redução de custos com desperdícios.
Rotule os alimentos quando abertos
Uma das maneiras mais eficientes de reduzir o desperdício é por meio da rotulagem correta dos produtos em estoque. Ao armazenar alimentos em recipientes, identifique-os, não esqueça de colocar a data em que foram armazenados e marque os alérgenos que os alimentos possam ter. A rotulação permite que haja uma maior organização do estoque, ao mesmo tempo que contribui para a segurança alimentar.
Conte com uma equipe qualificada
De nada adianta ter o melhor planejamento, contar com a tecnologia a seu favor e fazer inventários, se a equipe responsável pelas tarefas do estoque não tiver a qualificação adequada para contribuir com os processos.
É importante que seja nomeado um líder responsável, que deverá fazer a atualização e revisão dos processos relativos ao gerenciamento de estoque. Essa pessoa também vai orientar todos os colaboradores que tenham acesso direto ao setor, sobre as necessidades de organização e controle.
Como um software especializado pode agilizar e tornar a gestão mais eficiente?
A utilização de um software de gestão de estoque permite a substituição de uma série de tarefas manuais, reduzindo a margem de erro e contribuindo para a produção de dados que podem ser utilizados para balizar a tomada de decisão.
Além disso, com os processos integrados e automatizados, há um enorme ganho de produtividade, o que resulta em redução de custos e agilidade para responder às demandas de mercado. Com um software de gestão de estoque, você poderá:
- saber em tempo real o que está em falta para agendar as compras;
- automatizar o inventário e registros para consultas futuras;
- integrar os dados do estoque com o controle financeiro, agilizando a gestão de ambos os setores;
- automatizar os processos de entrada e saída de marcadores, de uma forma 100% digital;
- entre outros recursos.
Como o Delivery App pode ajudar na gestão de estoque?
Além de otimizar as suas entregas, facilitando o contato com os clientes e permitindo a personalização do app, o Delivery App, da Neemo, contribui com a sua gestão de estoque ao oferecer, entre seus muitos recursos:
- emissão de relatórios — em que você poderá acompanhar gráficos estatísticos, relatórios de pedidos, produtos mais vendidos e exportar esses dados em XLS ou PDF;
- integrações — diversas opções de sistemas integrados à plataforma, facilitando a troca de dados entre diferentes setores;
- integração de franquias — você poderá fazer o controle de produtos em toda a rede de forma integrada, facilitando o provisionamento de estoque;
- Central Delivery — com o lançamento de todos os pedidos com informação dos clientes, você poderá identificar o que os consumidores buscam, para antecipar-se na hora das compras e da organização do estoque para receber os produtos.
Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido como fazer um bom controle de estoque de restaurante e a importância de contar com a tecnologia ao seu favor nesse processo. Gerenciar o estoque de forma otimizada é a chave para a redução de desperdícios e crescimento de receitas.
Por isso, tenha um bom software de gestão de estoque, que automatize os processos, e integre o sistema de gestão com um app de delivery, para centralizar todas as informações que contribuam para uma boa tomada de decisão.
Gostou do post? Quer saber como ter um Delivery App para aumentar o controle de seu restaurante, facilitar o atendimento e integrar dados para a gestão do estoque? Entre em contato conosco e conheça a nossa solução.