alimentos delivery

O gerenciamento de custos é fundamental e uma prática essencial para qualquer tipo de empresa, não importa o nicho ou porte. Quando se trata de alimentos delivery, essa gestão se faz ainda mais necessária, já que esse serviço envolve taxas e diferentes despesas.

Entretanto, muitos gestores encontram desafios e dúvidas ao analisar e fazer esse gerenciamento de maneira eficiente e em conjunto com as estratégias de fluxo de caixa. Afinal, todo esse processo envolve o preço que chegará até o seu cliente, o que pode atraí-lo ou afastá-lo, uma vez que os consumidores estão bem mais exigentes e criteriosos na pesquisa dos preços e taxas de entrega.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que aplique no seu restaurante e possa gerenciar os custos dos seus alimentos delivery da melhor maneira possível, tanto para o seu negócio, quanto para os clientes. Acompanhe!

Tenha controle do seu fluxo de caixa

O fluxo de caixa é o coração da sua empresa. Se chegam nutrientes (recursos) até ele, o funcionamento se dará de maneira saudável. Em contrapartida, se houver alguma deficiência, os setores do negócio começarão a apresentar um mau funcionamento.

Portanto, para gerenciar os seus alimentos delivery, o primeiro ponto de atenção deve ser o seu fluxo de caixa. Esse controle envolve o monitoramento diário e constante de toda e qualquer entrada e saída dos seus recursos.

O domínio do fluxo de caixa permite organizar a sua contabilidade, manter um comportamento linear e saudável do seu negócio, bem como programar pagamentos e pensar em fazer investimentos e melhorias no restaurante. Para fazer essa gestão de maneira eficiente, tenha em mente que é preciso:

  • registrar todas as entradas e saídas;
  • controlar todas as movimentações financeiras do negócio;
  • armazenar documentos e notas fiscais;
  • investir na automatização;
  • fazer previsões do fluxo de caixa.

Separe as finanças pessoais das profissionais

Um erro muito comum entre os empresários é o hábito de misturar as contas pessoais e domésticas daquelas que são relacionadas ao restaurante. Com isso, muitas vezes, o dinheiro retirado para pagar as contas da empresa vem do “próprio bolso”. O contrário também ocorre com frequência, quando as despesas de casa são pagas com recursos do fluxo de caixa do negócio.

No entanto, isso somente é feito quando o gestor não tem amplitude dos riscos e prejuízos que isso pode causar nos dois orçamentos. Os principais problemas gerados estão relacionados à dificuldade de fazer planejamentos financeiros, em conhecer o real comportamento e situação das finanças pessoais e empresariais e problemas em conseguir empréstimos e capital de giro. Sem falar do risco com o recebimento de multas das fiscalizações.

Dito isso, não cometa esse erro! Se já tem esse costume, é hora de extingui-lo. Para otimizar essa separação, defina um pró-labore que seja suficiente para atender as suas necessidades financeiras, assim não precisará retirar rendimentos do seu fluxo de caixa.

Escolha os melhores fornecedores

É fato que não são somente os processos realizados diariamente no seu negócio que influenciam o andamento do trabalho e o sucesso do restaurante, certo? Afinal, os serviços externos, como a contratação de fornecedores, têm forte influência sobre o seu orçamento e, consequentemente, sobre o serviço prestado.

Se faltam produtos, não há como preparar as entregas. Por outro lado, se a matéria-prima é entregue em excesso ou muito antecipadamente, o risco de estragar os alimentos e ter prejuízos é enorme. Levando em conta que a grande maioria dos ingredientes é perecível, pode-se dizer que a perda financeira é certa — isso sem falar no impacto na sua reputação.

Mas, afinal, por onde começar e como encontrar bons fornecedores? O primeiro passo, e mais simples, é uma boa pesquisa pela internet e a busca de indicações de outros empresários. Assim, se torna possível trabalhar com mais segurança e, até mesmo, benefícios no seu relacionamento e contratação de parceiros.

Depois, reúna os nomes levantados em uma lista — afinal, uma das boas práticas do setor é não depender de somente um fornecedor. Nessa seleção, coloque o contato, localização, preço médio e produtos disponíveis.

Com essa base de dados desenvolvida, entre em contato com cada um dos fornecedores, analise o atendimento e, se possível, peça amostras grátis. Assim, poderá avaliar as formas de entrega, a qualidade da matéria-prima e as condições em que os produtos chegam até o seu restaurante.

Em relação ao preço, tenha em mente que nem sempre o que tem os valores mais baixos é a sua melhor escolha. Antes de tudo, estude o custo/benefício, pois o barato pode sair caro, prejudicando a qualidade dos seus alimentos delivery.

Ah! Lembre-se sempre: mesmo que um fornecedor passe pela sua análise, ele deve estar em constante avaliação, pois é muito comum que empresas se empenhem em “agradar” novos clientes somente no início da parceria e, depois de um tempo, apresentem uma queda na qualidade dos serviços. Então, fique de olho nisso, combinado?

Conte com plataformas que otimizem o seu delivery

Além dos processos que citamos acima, não há como fugir da automatização de alguns setores das empresas. A concorrência, as exigências dos consumidores e a necessidade de fazer com que o seu restaurante cresça, faz com que a implementação de novas tecnologias seja necessária, e não somente uma escolha.

Para auxiliar no controle de custos dos alimentos delivery e otimizar todas as etapas de uma entrega, o mais indicado é utilizar plataformas de entregas. Elas são usadas para receber pedidos por meio de aplicativos, sites mobile e redes das quais o seu negócio faz parte. Afinal, imagine quantos pedidos você recebe, vindo de locais diferentes?

Para que possa ter mais rapidez e eficiência nesse processo, ter uma ferramenta que faça a centralização dos seus pedidos é fundamental. Além disso, ao escolher nossa plataforma, o seu restaurante consegue vender mais por delivery via redes sociais, sem cobrança de comissões sobre os pedidos.

Os alimentos delivery e seu gerenciamento de custos necessitam de acompanhamento constante. Todo esse processo, incluindo a gestão dos seus fornecedores, influencia no sucesso e eficiência das suas entregas, bem como o preço que chegará até o seu cliente. Portanto, aposte em tecnologias e gestão financeira que o resultado será promissor, inclusive com aumento na taxa de fidelização entre seus clientes.

Quer conhecer mais sobre a nossa plataforma para gerenciar os seus pedidos? Então entre em contato conosco e saiba mais!

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