gerenciamento de delivery

O gerenciamento de delivery é uma das tarefas mais desafiadoras para os empreendedores do setor de gastronomia, pois existem diversas questões envolvidas que exigem cuidados e conhecimentos específicos na área.

Muitos são os erros cometidos pelos donos de negócios do segmento, que podem ser fatais para a sobrevivência da empresa como um todo. É nesse contexto que investir no sistema de entregas pode ser um grande diferencial para o seu negócio e trazer muita lucratividade para o seu bar ou restaurante.

As vantagens do delivery são tantas que muitos restaurantes estão fechando as portas das suas sedes físicas para atuar apenas nesse formato. Porém, é preciso ter uma série de cuidados para que essa atividade possa ser realizada corretamente, sem que erros graves sejam cometidos.

Foi por isso que desenvolvemos este post, que buscará explicar como lidar com as falhas no gerenciamento de delivery. Continue a leitura e veja como evitar cada uma delas.

Atendimento desqualificado

O atendimento de qualidade é peça fundamental para o bom desenvolvimento de qualquer tipo de negócio. Nos restaurantes de delivery, não é diferente, pois é preciso atender os clientes tão bem quanto aqueles que vão até o restaurante físico. Essa é uma premissa que jamais pode ser deixada de lado.

Por isso, é preciso ter cuidado para que o atendimento não seja desqualificado em nenhum dos canais utilizados para atender aos consumidores. Se você, por exemplo, usa o telefone para receber pedidos, não podem haver linhas congestionadas.

Já quando os pedidos são feitos por meio do site ou aplicativo do estabelecimento, é importante que esses canais funcionem bem, sejam fáceis de usar, seguros e intuitivos.

Oferecer uma ampla variedade de canais é sempre muito relevante para que os clientes tenham uma boa experiência com o seu sistema de delivery. Para facilitar esse atendimento, utilizar novas tecnologias, como os chatbots, pode ser uma estratégia de destaque no gerenciamento de delivery.

Descuido com a gestão de estoque

Não ter o cuidado necessário com a gestão de estoque pode ser um erro grave para um restaurante de delivery. Isso porque se você deixar com que alguns itens entrem em falta, poderá ter que deixar de fazer determinados pratos, muitas vezes tendo que deixar o cliente na mão.

Além disso, se você comprar itens em demasia, poderá ficar com uma quantidade maior do que você realmente necessita, de modo que os produtos poderão perder o prazo de validade antes de consumidos.

Caso isso aconteça, o prejuízo para o estabelecimento pode ser grande. O recomendado, portanto, é utilizar um sistema que permita ter um controle de todos os produtos que estão em estoque, monitoramento dos mais utilizados etc.

Outra prática que pode ser desenvolvida em relação ao controle de estoque é um método logístico chamado de PEPS, sigla para “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai”. De acordo com essa lógica, os produtos que dão entrada primeiramente em um estoque deverão ser os primeiros a serem utilizados. Isso evita a perda de produtivos devido ao prazo de validade.

Estratégias de marketing mal conduzidas

O seu restaurante delivery só receberá uma grande quantidade de clientes se as pessoas souberem da sua existência. É por isso que as suas estratégias de marketing precisam ser bem conduzidas, direcionadas para o público certo e muito bem mensuradas.

Se você investir muito dinheiro para executar anúncios em uma rádio da sua cidade, e o seu público não ouvir essa emissora, jogará dinheiro fora. Por isso, é preciso, antes de mais nada, conhecer o seu público. Assim, será possível avaliar as mídias mais acessadas pelos seus clientes, utilizar a linguagem mais adequada etc.

Até mesmo para investir na divulgação em redes sociais é possível fazer segmentações, pois cada uma delas tem uma finalidade em específico. O Facebook, por exemplo, atende a maior parte dos públicos e permite que pedidos sejam enviados por meio da ferramenta Messenger, disponibilizada pela plataforma.

Já o Instagram é um pouco mais segmentado, mas pode ser útil para estratégias diversas, principalmente por ter foco nas imagens de qualidade, o que é favorável aos restaurantes e bares, uma vez que o meio gastronômico trabalha com forte apelo visual.

Localização ruim

Mesmo que o seu restaurante funcione apenas como delivery e não atenda ao público em um espaço físico, é preciso que ele esteja localizado em um lugar estratégico.

Isso porque, se o estabelecimento ficar localizado em um bairro muito afastado ou de difícil acesso a outras áreas da cidade, é evidente que você terá dificuldades para fazer as entregas.

A demora para finalizar o pedido, proveniente da má localização da sua empresa, além de gerar insatisfação dos clientes, que precisarão esperar muito tempo, pode deixar os pratos frios, perdendo o seu sabor até chegar ao destino.

Portanto, buscar um imóvel na área central das cidades é uma estratégia que quase sempre dá certo. Estando localizado no coração da área em que você atende, será mais fácil se deslocar para todas as outras ruas e bairros.

Ausência de um software de gestão

O gerenciamento de delivery não pode ter todo o funcionamento registrado e as tarefas executadas em um caderno ou fichas de papel. Essa prática não supre as demandas de um estabelecimento moderno e pode ocasionar todos os erros anteriormente citados.

Com um software de gestão de qualidade, você poderá ter um completo cadastro dos clientes para utilizá-lo em estratégias de marketing, receber os pedidos feitos pelo site e aplicativo e repassá-los para que os cozinheiros os preparem com agilidade, ter um controle de estoque bem feito, fazer o seu fluxo de caixa, entre outros benefícios.

Como você pode perceber, as principais falhas que ocorrem no gerenciamento de delivery podem ser evitadas com o uso de um software de gestão para restaurantes. Por isso, não deixe de contar com essa importante ferramenta no seu negócio.

Desde 2010, a Neemo oferece aos restaurantes de delivery um sistema completo para o recebimento de pedidos por meio de aplicativos, redes sociais, sites, entre outros canais. Para saber mais sobre o produto que ofertamos, entre em contato conosco. Será uma satisfação atendê-lo!

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