
Uma gestão de restaurante eficiente requer alguns cuidados fundamentais, para que o sonho de abrir um negócio não vire um pesadelo.
Cuidar de uma empresa assim pede atenção redobrada, já que envolve alimentação, dinheiro e lazer, coisas que as pessoas levam muito a sério! Descubra as principais dicas para que consiga gerir seu restaurante:
Dicas para fazer uma gestão de restaurante eficiente
Quais são as principais leis para restaurantes? Como a tecnologia pode ajudar na gestão de um estabelecimento? Entenda esses e outros cuidados que você precisa aprender hoje para gerir um restaurante de sucesso:
1. Valorize e incentive os funcionários
Em bares e restaurantes, quase 100% dos funcionários tem contato direto com o cliente. Isso significa que eles precisam ser prestativos, educados e atentos, e, uma maneira de conseguir isso, é através de programas de incentivos.
Valorizar o funcionário faz com que ele goste de trabalhar e desempenhe uma performance cada vez melhor, além de incentivar uma ambiente muito mais harmonioso e gerar uma perspectiva de crescimento na empresa.
2. Atente-se à legislação
Para uma gestão de restaurante eficiente, é preciso atentar-se ao que está acontecendo fora do estabelecimento, também. Há uma série de leis que precisam ser seguidas, sendo as principais:
- Vigilância Sanitária;
- leis trabalhistas;
- ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente);
- legislação local;
- Direitos Autorais e Ordem dos Músicos do Brasil;
- impostos e tributos.
3. Tenha controle de tudo
A regra básica é o controle de caixa. Dinheiro é o que faz seu estabelecimento funcionar e o que pode fazê-lo fechar a qualquer momento. Atente-se ao dinheiro que entra e sai, controle a abertura e o fechamento do caixa todos os dias.
Equilibre o orçamento disponível com o que precisa ser comprado. Saiba o que tem no estoque, o que precisa ser reposto e quanto tempo antes o fornecedor precisa ser chamado, para não correr o risco de receber produtos em uma sexta-feira a noite, na hora do alto fluxo, ou de negar um pedido por falta de produto.
4. Invista em tecnologia
Parece óbvio, mas é sempre bom reforçar como a tecnologia pode e deve ser uma grande aliada na gestão de restaurantes. É possível otimizar as atividades e diminuir o risco de erros, como softwares de gestão, programas de caixa e de organização financeira.
Além disso, você pode usar a tecnologia para otimizar o processo de delivery com aplicativos personalizados, ou até mesmo criar cardápios, para melhorar a experiência do cliente, diminuir o impacto ambiental com menos uso de papel, ser mais fácil e barato de ajustar sempre que houver uma mudança.
Quer saber mais sobre gestão de restaurante e de delivery? Acompanhe tudo no blog da Neemo.