
Usar uma plataforma de delivery não é uma novidade. Afinal, já há algum tempo ela tem se tornado essencial para que todo tipo de empresa alcance melhor os seus clientes. Em se tratando de restaurantes, confeitarias e outros negócios de alimentação, ela oferece ainda mais visibilidade e praticidade. Por isso, você precisa ter a sua para se destacar no seu mercado de atuação.
Neste guia completo, entenda o que é exatamente essa plataforma e por que investir nela. Saiba também como ela funciona e os tipos de funcionalidades que deve ter. Além disso, veja dicas para escolher a sua e por que uma solução personalizada faz toda a diferença. Boa leitura!
O que é uma plataforma de delivery para restaurantes?
O delivery ficou bastante popular nos últimos anos. Entretanto, se pensarmos bem, ele existe há bastante tempo. Isso porque qualquer sistema de entrega de produtos em certo lugar já é delivery.
Sendo assim, a plataforma de delivery é um sistema que vai agilizar todo esse processo. Por meio de diversas ferramentas, basicamente ela serve para divulgar o seu serviço e cuidar de cada processo da venda: desde o pedido do cliente até a entrega final.
Por essa razão, vale muito a pena ter a sua própria plataforma. Isso porque além de o controle ser todo seu, não há necessidade de competir por espaço com seus concorrentes.
Qual é a importância dessa plataforma?
Talvez você olhe para seu restaurante cheio e com clientes fidelizados e não veja necessidade de ter uma plataforma de delivery. Ou ainda, pense que pode usar qualquer rede social para fazer o atendimento e que isso basta. Porém, não é bem assim.
Uma plataforma de delivery é um diferencial importante na sua operação e traz diversas vantagens. Além disso, está bastante ligada às mudanças que estão acontecendo nesse segmento, desde a sua popularização.
Para entender melhor esse cenário, vamos voltar um pouco no tempo e compreender como o delivery se tornou essencial para as empresas nos últimos anos.
Delivery: do boom à tendência consolidada
Como você viu, o serviço de entrega sempre existiu de uma forma ou de outra, seja pela entrega da farmácia ou do motoboy com a marmita de um restaurante. Porém, um grande marco para esse serviço, que antes era um diferencial, foi o ano de 2020, quando o delivery passou a ser uma necessidade.
Naquele ano, segundo reportagem da USP, um levantamento feito pela empresa Statista — especialista em dados de mercado —, apontou que o Brasil foi responsável por 48,77% do delivery na América Latina. Aliás, segundo a fonte, no período dos meses de março e abril daquele ano, o número de pedidos aumentou em torno de 975%.
Junto ao “boom” do delivery, expressivo pelas medidas de segurança da época, também vieram o uso de plataformas de delivery, pelas quais os clientes podiam comprar e as empresas vender. Entre elas, algumas ganharam força, mas não significaram a melhor solução para empresas ou clientes.
Segundo a Abrasel — Associação Brasileira de Bares e Restaurantes —, a comida no iFood, por exemplo, fica 17,5% mais cara que em um restaurante. Isso porque a média cobrada de taxas para os restaurantes varia entre 16% e 25%, podendo chegar a 30%.
Na pesquisa feita em julho de 2022, com 1.600 estabelecimentos, foram considerados preços cobrados pelos restaurantes com a taxa de serviço, mas sem contar o gasto com estacionamento que a pessoa teria ou o custo da taxa de entrega cobrada pelo iFood.
Daí, surge a importância de uma plataforma de delivery própria. Isso porque, além do controle total, os custos podem ser muito mais reduzidos, já que não há necessidade de repasse por pedido. Além disso, esse modelo não exclui a participação em outras plataformas, mas pode garantir a independência delas ao longo do tempo, conforme o seu canal se torne mais usado pelos clientes.
Sendo assim, ter sua plataforma de delivery faz toda a diferença para o negócio e oferece um melhor apoio para os novos modelos que você pode explorar.
Por exemplo, as dark kitchens têm se destacado pela redução de custos operacionais e é uma modalidade que ganhou força nos últimos anos, junto ao delivery. Aliás, segundo a ABF — Associação Brasileira de Franchising —, em seu relatório do segundo trimestre de 2021, 57,4% das redes estavam adotando o formato ou fazendo seu planejamento.
Diante disso, estamos num cenário de transformação do food service, em que o delivery já se tornou obrigatório para o sucesso das empresas, mas além dele, elas aproveitam para explorar outras tendências do consumidor.
Segundo a pesquisa das instituições GALUNION — consultoria especializada em food service —, ANR — Associação Nacional de Restaurantes — e IFB — Instituto Foodservice Brasil —, o delivery é adotado por 86% das empresas entrevistadas.
Realizado entre novembro e dezembro de 2022, com 380 representantes de mais de 9.000 estabelecimentos no Brasil, o estudo aponta as tendências que devem ser seguidas em 2023:
- interesse de 27% das empresas em investir em comfort food;
- intenção de 23% em investir em saudabilidade, usando ingredientes que causem bem-estar;
- busca de 19% por investimentos relacionados ao veganismo ou vegetarianismo.
Além disso, outro destaque vai para a digitalização. Nesse caso, as empresas estão usando soluções como:
- ferramentas de planejamento e gestão do menu (34%);
- ferramentas de gestão financeira (32%);
- sistemas de integração de vendas (24%);
- equipamentos com mais automação (22%).
Assim, podemos notar a importância da plataforma de delivery ao dar todo o suporte para a operação e gestão do restaurante, tanto nos processos online quanto físicos.
Com isso, o seu restaurante consegue acompanhar as tendências e aproveitar ao máximo as novas possibilidades do modelo delivery consolidado, bem como atender novos hábitos dos consumidores.
Como funciona a plataforma de delivery para restaurantes?
O objetivo da plataforma de delivery é fazer a conexão entre os seus clientes e a sua empresa. Por isso, geralmente ela é uma central, na qual todas as informações se encontram.
Por exemplo, se você quer alavancar as vendas do delivery de comida chinesa, pode conectar por meio da plataforma diversos canais como seu site, seu aplicativo e suas redes sociais.
Dessa forma, independentemente de qual a pessoa use para fazer o pedido, a sua central capta a solicitação, mostrando a você que há uma nova refeição a ser preparada. Além disso, ela fornece a estrutura para que esse cliente tenha feito o pagamento pelo canal de vendas, por exemplo, usando pix ou cartão de crédito.
Na plataforma de delivery também é onde você pode unir várias informações do seu negócio. Por exemplo, cadastrar o seu cardápio exclusivo com fotos e dados dos produtos que vende, reforçar a sua identidade visual e também linkar a plataforma com outros sistemas, por exemplo, um banco de dados do cliente.
Assim, em um painel otimizado, você vê todas as informações do seu negócio, pode gerar relatórios, identificar falhas e corrigir pedidos, entre vários outros processos que sua empresa realiza no dia a dia.
Quais são as funcionalidades importantes dela?
Dependendo do que você escolher e de qual plataforma de delivery queira usar, ela pode ter diversas funções. A seguir, veja algumas das principais e saiba por que são importantes para o seu negócio!
Integração com outros sistemas
A plataforma de delivery conta com sistema de integração, para que você otimize os canais que já tem à central. Por exemplo, é possível integrar as redes sociais ou seu site nela. Assim, sua empresa se torna omnichannel e os clientes são atendidos pelo canal que preferirem.
Geração de relatórios
Para um bom controle financeiro, a geração de relatórios é essencial para você acompanhar quantas vendas fez em uma semana, um mês ou qualquer período que quiser consultar.
Além disso, a exportação fácil de arquivos permite um maior controle e visualização, inclusive em questões como declaração de impostos de renda.
Central de Delivery
Na central de delivery da plataforma, você consegue acompanhar e gerenciar todos os pedidos. Recebendo-os de forma automática, é possível acompanhá-los e atualizá-los em tempo real, fazendo com que os clientes sejam notificados.
Gestão de cardápios
Uma outra função essencial de uma plataforma de delivery é a gestão de cardápios. Com essa ferramenta, é possível cadastrar seus produtos, mudar preços de forma fácil e incluir fotos reais de cada prato.
Canais de atendimento automatizados
Com canais de atendimento automatizados, os clientes entram em contato e fazem os pedidos, sem a necessidade de um atendente. Assim, você otimiza a sua equipe e não tem que contratar nenhum funcionário ou perder pedidos.
Ações de promoção
Também é possível criar diferentes ações de promoção, que sejam adequadas com a sua estratégia de marketing. Dessa forma, os clientes podem ser mais bem fidelizados, já que podem receber cupons exclusivos e participar de programas de fidelidade.
Suporte
Por fim, a plataforma de delivery costuma oferecer um suporte completo para que você e seus funcionários resolvam dúvidas, aprendam a mexer nas ferramentas e possam solucionar questões de forma rápida e até automatizada.
Como escolher uma boa plataforma de delivery?
No mercado, existem diversas plataformas de delivery. Portanto, você pode ficar em dúvida sobre qual é a melhor para você. Sendo assim, confira alguns dos aspectos que deve analisar antes de escolher qual contratar.
Reputação no mercado
A reputação da plataforma é um indicador se realmente você vai ter o serviço que procura. Por isso, visite o site da empresa e confira os comentários que os clientes deixam em seus espaços.
Além disso, procure notícias, cheque reclamações em portais, como no Reclame Aqui, e entre em contato com o atendimento para tirar todas as dúvidas.
Soluções apresentadas
As soluções apresentadas pela plataforma também determinam se ela vale a pena. Portanto, verifique o que o portal oferece e se atende às suas necessidades. Outro aspecto essencial é checar se há possibilidade de criar planos ou usar ferramentas personalizadas para o seu negócio.
Suporte de atendimento
Outro aspecto importante é garantir que a empresa possa oferecer um suporte adequado. Afinal, quando você tem dúvidas sobre alguma ferramenta ou precisa resolver bugs, é imprescindível contar com uma equipe que possa ajudar no momento em que precisa.
Afinal, se a sua operação parar porque houve uma falha no pedido de delivery, ou outra situação, o prejuízo financeiro é real. Portanto, priorize quem possa oferecer soluções de suporte automatizadas, mas que também conte com uma equipe pronta para casos mais complexos, que é acessada de forma fácil.
Experiência para o usuário e para o cliente final
Por fim, para escolher uma boa plataforma de delivery é preciso considerar a experiência do usuário usando cada recurso, bem como a experiência do cliente final.
No primeiro caso, isso é relevante porque seus funcionários e você precisam dominar as ferramentas e usá-las com facilidade, a fim de otimizar a rotina e aproveitar o melhor delas.
Já no segundo caso, os clientes precisam contar com um ambiente otimizado, em que possam fazer suas escolhas com clareza, aproveitar promoções e fazer os pagamentos com segurança.
Por que contar com uma plataforma personalizada?
Você vai encontrar muitas opções, mas então por que investir em uma plataforma de delivery personalizada?
A principal razão é direcionar as soluções para atender realmente às necessidades da sua empresa. Ou seja, adaptar as ferramentas que a plataforma oferece da melhor forma possível, para que combinem com seu negócio e seu público.
Afinal, com ela, não só é possível zerar filas de espera e facilitar a compra do cliente, mas também posicionar-se de forma única diante do mercado e dos concorrentes. Inclusive, também existem diversas vantagens ao escolher a plataforma exclusiva para o seu negócio.
Quais são as vantagens de contar com uma boa plataforma?
Agora que você sabe algumas das possibilidades de contar com sua própria plataforma de delivery, veja vantagens importantes que pode alcançar ao escolher uma boa plataforma!
Automatização de todo o processo
Se atualmente a sua operação envolve receber diversas mensagens por WhatsApp e ficar com a linha de telefone ocupada em sua pizzaria, você pode ter um problema.
Isso porque é necessário que alguém responda e atenda as ligações, o que pode demorar e prejudicar um dia que poderia ser muito rentável, como no final de semana. Por isso, a plataforma própria ajuda a automatizar, permitindo que o cliente até faça seu próprio atendimento.
Economia nas operações
Quando o próprio cliente se encarrega do pedido sem dificuldades, também é possível focar a contratação de sua equipe em profissionais que vão realizar funções essenciais, como na cozinha.
Com isso, é possível economizar nas operações e também evitar perdas de vendas e erros por excesso de chamados.
Independência de outras plataformas
Um dos maiores benefícios da plataforma de delivery única é que você pode ganhar independência de outras plataformas aos poucos, ou então, usá-las apenas para complementar as operações.
Isso porque, conforme seu restaurante se torna conhecido, é possível eliminar o uso delas, evitando pagar altas taxas, se submeter a contratos exclusivos com multas, e deixar a empresa sujeita às alterações que a empresa quiser implementar. Além disso, você também não fica no mesmo espaço que os concorrentes e ganha seu próprio mercado.
Preços melhores e experiência agradável
Com tudo isso, você pode investir melhor na experiência do cliente, praticando preços justos e até oferecendo bônus extras, como uma sobremesa grátis. Assim, também consegue manter a fidelização e unir os dados dos clientes em uma base forte de CRM.
Além disso, o foco do seu cliente vai estar todo no seu ambiente virtual. Dessa forma, sua marca fica mais forte para essa pessoa, o que aumenta as chances de que ela se familiarize com a empresa e compre novamente.
Profissionalismo
Manter seus canais e plataforma exclusivos também é uma maneira de demonstrar mais profissionalismo. Afinal, existe todo um trabalho e cuidado operacional, que mostra ao cliente que você tem seu espaço no mercado e cuida dele.
Por que escolher a Delivery App?
Viu, quantas vantagens é possível obter com a plataforma de delivery personalizada? Para aproveitá-las ainda melhor, você pode contar com o nosso Delivery App!
Afinal, desde 2010 atendemos empresas com soluções personalizadas para o seu empreendimento. Com isso, já são mais de 5.000 clientes ativos e mais de 10.000 apps e sites criados. A seguir, confira os motivos por trás desses resultados.
Alta personalização
No Delivery App você pode criar o seu próprio site e aplicativo para Android e iOS. Neles, consegue colocar todas as características de sua identidade visual, o que ajuda os clientes a associarem o visual do app com a sua empresa e elementos únicos, como o logotipo.
Praticidade no dia a dia
São muitas as soluções para facilitar o dia a dia do seu restaurante, para que você foque apenas em processos importantes.
- Chatbot para receber pedidos via Facebook e WhatsApp.
- Notificação por push em tempo real sobre o andamento do pedido para os clientes.
- Envio de mensagens e promoções via Facebook Messenger.
- Central de delivery para administrar e lançar pedidos feitos, inclusive via telefone.
- Criação e gerenciamento total de cardápio, com integração ao seu site atual, se você já tiver um.
- Impressão de pedidos automaticamente no caixa ou na cozinha.
- Agendamento de pedidos automáticos pelo cliente.
- Pedidos na mesa feitos com QR Code para agilizar o atendimento.
Foco no cliente
Você também consegue ter total foco no cliente, criando campanhas automáticas e específicas, como as de aniversário e fidelidade.
Aliás, falando em fidelidade, você também pode criar programas exclusivos, que beneficiam seus clientes com vouchers, frete grátis e outras vantagens. Dessa forma, fica mais fácil conseguir a preferência dos consumidores.
Suporte especial para sua empresa
Nós oferecemos um suporte completo para você usar nossas ferramentas e lidar com o seu negócio. Por exemplo, ajudamos você com as suas estratégias de marketing. Além disso, quem tem franquias também conta com apoio especial, já que você consegue gerenciar diversas lojas na plataforma.
Mais dados para usar
Atualmente, dados são tudo. Por isso, você aproveita todos eles na sua empresa por meio das diversas ferramentas.
Por exemplo, você pode fazer uma excelente gestão de clientes, consultando o histórico de pedidos e até implementando pesquisas de satisfação.
Outra ferramenta útil é o mapa de pedidos, que mostra áreas de calor onde seus clientes mais pedem. Assim, você pode identificar novas regiões em potencial e melhorar a sua logística.
Além disso, também pode usar a geolocalização para configurar sua empresa no mapa da cidade e aparecer para todo mundo que fizer uma busca no Google. Por fim, pode emitir relatórios sempre e quando quiser saber como o seu negócio está no mercado.
Integração com plataformas
É possível integrar a plataforma com diversos softwares de ERP, PDV, HUB, logística, CRM, entre outros. Além disso, você também tem conexão com as principais formas de pagamento, para que nenhum cliente desista de comprar.
Contas de acesso com diversos usuários e permissões
Na empresa, às vezes muitos funcionários precisam mexer no sistema. Porém, nem sempre você quer que todo mundo tenha acesso a tudo. Sendo assim, você pode criar diferentes contas de acesso na plataforma e distribuir apenas as permissões que deseja para os usuários.
Mais economia
Uma das melhores vantagens do nosso Delivery App é que você não paga nada de comissão para gente. Ou seja, tudo o que fizer em cada pedido é seu!
Com isso, além do lucro ser maior, você não se prende a planos caros e taxas de comissão em cada produto que vender. Assim, sobram mais recursos e liberdade para crescer o seu restaurante.
O delivery foi a solução para várias empresas anos atrás. Agora, ele não só é uma tendência, mas sim uma realidade. Por isso, você pode aproveitar a consolidação desse serviço para alcançar mais públicos e ir além, até aproveitando novas tendências do food service. Para isso, contar com uma plataforma de delivery é essencial para sua empresa e, melhor ainda, se ela for personalizada. Assim, você usa ferramentas úteis e deixa tudo com a sua marca para alcançar a fidelização de cada cliente e ter sucesso.
Gostou de todas as possibilidades do Delivery App? Fale com a gente e descubra o melhor plano que atende você!