
Mesmo em um restaurante, que lida com produtos físicos, as informações armazenadas em seus arquivos são uma peça fundamental da operação. Por isso, pensar em manutenção da integridade de dados é um cuidado importante para que o negócio se mantenha funcionando mesmo em caso de imprevistos.
Para entender melhor o que é a integridade de dados, como ela interfere no trabalho do restaurante e como assegurar a preservação das informações, acompanhe este artigo!
O que é integridade de dados?
A integridade de dados é alcançada quando as informações armazenadas são precisas, consistentes e confiáveis durante todo o tempo em que ficam arquivadas. Para isso, é importante colocar em prática ações que visam evitar problemas que causem a perda ou a alteração indesejada dessas informações.
Por que é importante investir na integridade de dados do restaurante?
Se a base de dados de seu restaurante não for confiável, os dados ficam vulneráveis a problemas como perda ou alteração de informações. Você pode perder, do dia para noite, dados importantes, como o registro de clientes, fornecedores, cardápios e outras informações essenciais para o funcionamento da empresa.
Assim, a manutenção da integridade de dados é uma prioridade operacional. Ela visa atuar na prevenção das causas mais comuns da perda de integridade, tais como:
- falha humana na inclusão ou alteração de dados no sistema;
- arquivos, servidores ou sistemas corrompidos por vírus;
- problemas com armazenamento em discos físicos e falhas de hardware.
Como manter a integridade de dados?
Para atingir um bom grau de integridade de dados, é importante adotar processos de segurança e prevenção de falhas no armazenamento. Conheça alguns a seguir!
Altere a cultura da empresa
Todas as pessoas que lidam com informações precisam ser treinadas sobre a importância da proteção de dados no restaurante. Assim, os colaboradores devem conhecer as boas práticas para fazer anotações e alterações no sistema, bem como as formas de manter as redes seguras. Oriente todos para utilizarem senhas fortes, seguirem os procedimentos de segurança e tomarem cuidado ao manipular as informações.
Faça backup frequente
O backup é um dos mecanismos mais importantes para quem quer manter a integridade de dados. Ele garante a chamada redundância, ou seja, que o armazenamento seja feito em mais de um lugar. Assim, o backup funciona viabilizando a rápida recuperação e a correção das bases de dados em caso de problemas.
Invista na nuvem
Por mais seguro que pareça armazenar tudo em uma mídia física, ela é muito mais vulnerável a problemas. Incêndios, enchentes, problemas de curto na rede elétrica e até mesmo roubos podem fazer com que o restaurante perca informações de que precisa para funcionar. Adotar um servidor que armazene tudo na nuvem, preferindo sistemas de gestão que também usam a tecnologia, é a melhor opção para preservar a integridade de dados.
Quem quer evitar imprevistos precisa saber o que é integridade de dados e como criar políticas internas para sua manutenção no restaurante. A preocupação com a preservação das informações deve permear todos os processos do restaurante, desde a coleta e a alteração dos dados até a escolha do sistema utilizado. Assim, seu negócio fica com os dados protegidos e evita prejuízos causados por ataques, invasões e falhas técnicas ou humanas.
Agora que você entende mais sobre integridade de dados, distribua seus conhecimentos em sua rede compartilhando o link deste post!