
A limpeza de cozinha de restaurante é um assunto sério, pois envolve tanto a gestão do estabelecimento quanto questões de saúde dos clientes e de fiscalização.
A ausência de higiene em um negócio alimentício pode causar graves prejuízos para a saúde de seus consumidores e funcionários, além de multas e o risco de fechamento do restaurante pela Vigilância Sanitária.
Para evitar isso, é fundamental ter um cronograma de limpeza e o hábito de sempre lavar os utensílios e bancadas conforme são utilizados. No entanto, por ser um ambiente com um grande fluxo de trabalho, essa tarefa pode ser tornar um desafio!
Nesse cenário, desenvolvemos 6 dicas de ouro para manter a limpeza da cozinha do seu restaurante sempre em dia. Veja!
1. Crie uma rotina de limpeza
O primeiro passo para tornar a limpeza da cozinha de restaurante um hábito é fazer dessa tarefa uma rotina. Para isso, o mais indicado é criar um planejamento para otimizar o trabalho de toda a equipe e torná-lo mais eficiente.
Os planos diários de higienização precisam contemplar tudo aquilo que é mais utilizado, como a geladeira, utensílios (talheres, tábuas, bacias etc), bancadas, fogões, área do lixo, pias e equipamentos utilizados no dia a dia (fatiadores, fritadeiras e grelhas), além do chão da cozinha.
Para facilitar todo esse processo, uma boa dica é criar uma lista e deixá-la em um local visível para os funcionários, delegando as tarefas e determinando o período em que isso deve ser feito.
O ideal é que tudo seja higienizado quando o estabelecimento fechar. Assim, essa prática impede que durante a noite, ou em momentos em que o restaurante está fechado, animais sejam atraídos pela sujeira. Além disso, é bem melhor e mais produtivo começar o dia de trabalho com o local limpo, não é mesmo?
2. Inspecione os equipamentos frequentemente
Assim como os utensílios, os equipamentos da sua cozinha merecem atenção, já que se não foram bem higienizados ou lavados podem acumular microrganismos prejudiciais à saúde.
Em razão disso, para manter a limpeza de cozinha de restaurante é imprescindível inspecionar o lava-louças, fogões, fornos, geladeiras, freezers e demais máquinas utilizadas diariamente.
Essa higienização deve ser feita com produtos que desinfetem, mas que não deixem muito cheiro, visto que há o contato com alimentos e utensílios. Além disso, é importante verificar esses aparelhos diariamente, observando se não existe sinais de ferrugem, peças descascando ou mofo, e se estão em bom estado de conservação e utilização.
Também vale ressaltar que é interessante investir em equipamentos de aço inox, pois não enferrujam e são mais fáceis de limpar.
3. Programe limpezas pesadas
Além do planejamento diário de higienização, é preciso programar limpezas pesadas e minuciosas. Essa tarefa deve ser feita periodicamente e englobar todas aquelas partes que geralmente não passam por uma limpeza diária.
Isso inclui arrastar os móveis do seu restaurante, lavar todos os cantinhos, estoque, utensílios e equipamentos que não são utilizados frequentemente, e locais que, com o tempo, acumulam gordura.
Também é importante ficar de olho na necessidade e periodicidade de contratar uma empresa para dedetização. Dessa maneira, você e sua equipe garantem que todo o ambiente está limpo e livre de resíduos que podem ser a porta de entrada para doenças, insetos e microrganismos perigosos à saúde.
4. Utilize as ferramentas e produtos adequados
Para fazer a limpeza de cozinha de restaurante da maneira correta e eficiente, é necessário utilizar os produtos e ferramentas adequados. Afinal, a higienização de uma cozinha industrial é bem diferente daquela que estamos acostumados a fazer em casa.
Por isso, nem todos os produtos usados em uma cozinha doméstica são indicados para o uso profissional. Assim, os utensílios devem ser lavados com água, sabão e esponja (que precisa ser trocada frequentemente).
Após a lavagem, o enxágue deve ser feito em água corrente. Para certificar de que não há mais nenhum resíduo, uma boa prática é mergulhar os pratos e utensílios em água fervente por 15 minutos.
Já em bancadas, pias, fogões e no chão, o correto é fazer a desinfecção com cloro, mas sempre em concentrações e diluições indicadas na embalagem. Esse tipo de substância é bactericida e fungicida e, portanto, evita e elimina a proliferação de agentes infecciosos.
5. Atenda as normas da Anvisa e do órgão municipal
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) junto com o Ministério da Saúde, é responsável por elaborar e definir as regras e diretrizes relacionadas aos serviços de manipulação de alimentos, medicamentos, cosméticos e demais produtos que possam influenciar na saúde da população.
Para assegurar o cumprimento dessas normas, a vigilância sanitária qualifica agentes que fazem a fiscalização dos estabelecimentos. Portanto, o seu negócio precisa atender tanto as regras definidas pelo órgão municipal quanto pela Anvisa.
Caso o seu restaurante receba uma visita e sejam detectadas irregularidades, o estabelecimento poderá receber autuações, com data para regularização, multas ou até mesmo a interdição imediata.
6. Fique de olho nos mínimos detalhes
Um dos erros mais comuns na limpeza de cozinha de restaurante é inspecionar superficialmente. Nesse sentido, é preciso entender que são nos detalhes, cantinhos e partes escondidas que moram os perigos.
Por isso, seu estabelecimento precisa ter uma pessoa ou equipe encarregada exclusivamente para a limpeza. Contudo, para que nenhum deslize, equipamento ou canto passe despercebido é preciso engajar todos os seus funcionários.
Aliás, quando falamos em mínimos detalhes, é importante também citar outras práticas, como ficar de olho na estrutura do local, não deixar a área das lixeiras perto da cozinha e estoque, e nunca delegar a tarefa de mexer com dinheiro nem fazer o atendimento ao cliente para os colaboradores que manipulam os alimentos.
A limpeza de cozinha de restaurante precisa ter a atenção de todos os envolvidos no estabelecimento, e não só daqueles que são encarregados na higienização do ambiente. Portanto, crie rotinas e planejamentos, e sempre invista no treinamento e engajamento de toda a sua equipe, de maneira que a limpeza seja a cultura e política do negócio. Assim, o seu bolso e a saúde dos clientes e funcionários agradecem.
Para ficar por dentro de mais conteúdos úteis como este, siga a nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas novidades!