Linhas de telefone congestionadas no restaurante homem ligando

O mundo anda cada vez mais acelerado e as pessoas parecem dispor de cada vez menos tempo, até mesmo, para os momentos de lazer e relaxamento. Assim, se alguém resolve ligar no seu restaurante — seja para fazer reserva seja para pedir delivery — e se depara com linhas de telefone congestionadas no restaurante, é natural que em algum momento a pessoa desista.

E o pior é que você dificilmente saberá dessa desistência (e de outras) até que perceba uma queda nos lucros.

O que fazer, então, para que as linhas de telefone congestionadas no restaurante não prejudiquem o seu negócio? Há alternativas que já conhecemos, como aplicativos e sites mobile, cuja implementação ajuda a sanar ainda mais problemas relacionados ao atendimento ao cliente.

A seguir, elencamos tais problemas e como podemos solucioná-los com o uso desses recursos. Vamos saber mais?

Alto custo operacional

A implantação de um serviço de delivery tradicional resulta em um alto custo para o empresário, pois, para atender ao máximo de ligações possível, é necessário ter uma equipe considerável e, além dos salários e encargos trabalhistas, há ainda o investimento em linhas telefônicas, treinamento e postos de trabalho.

Também devem ser considerados os gastos relacionados à divulgação, que demanda impressão e distribuição periódica de panfletos, que devem ser atualizados a cada mudança de cardápio ou período promocional.

Por outro lado, o uso de um aplicativo permite ao restaurante receber uma quantidade considerável de pedidos sem que seja necessário ter uma grande equipe, reduzindo custos, aumentando a qualidade do atendimento e diminuindo o percentual de erros.

Poucas informações sobre o cardápio

O atendimento telefônico também empobrece a experiência do cliente com o cardápio oferecido pelo seu restaurante, já que, por esse meio, é natural que a pessoa solicite algo que ela já conhece, deixando de provar pratos diferentes.

Além disso, a impossibilidade de saber de antemão quais ingredientes são utilizados em cada item do cardápio ou mesmo das eventuais faltas de produtos também pode deixar o cliente insatisfeito.

Um aplicativo personalizado para seu restaurante, além de solucionar essas questões, permite que você adicione fotos dos pratos, enriquecendo a experiência do usuário, o que pode facilmente se converter em vendas e recomendações.

Incidência de erros nos pedidos

Na tentativa de oferecer um atendimento telefônico mais rápido, é bem provável que ocorram erros: um ingrediente a mais ou a menos do que foi solicitado, endereço incompleto, forma de pagamento diferente da escolhida… Tudo isso deixa o cliente insatisfeito e pode fazer com que ele não volte mais a comprar no seu restaurante ou, pior, que ele compartilhe a experiência ruim, prejudicando vendas futuras.

A automatização do processo permite que o cliente domine, passo a passo, o seu pedido que será transmitido ao restaurante, chegando até a cozinha de forma mais completa, minimizando erros que possam resultar em prejuízo.

Dificuldade para acompanhamento dos pedidos

Quando se solicita um delivery, por telefone ou outros meios, existe uma previsão para a entrega e aí começa a expectativa: à medida que o tempo passa, o cliente vai ficando mais ansioso e começa a ligar para o restaurante buscando por informações sobre seu pedido.

Essa ligação junta-se a tantas outras e aí você tem todas as linhas de telefone congestionadas no restaurante, com atendentes se desdobrando para resolver as solicitações de novas entregas e responder adequadamente aos clientes em expectativa.

Se é utilizado um aplicativo para delivery, o cliente terá a facilidade de acompanhar, do smartphone ou computador, seu pedido desde o primeiro minuto, passando pela produção até o processo de entrega pelo motoboy, sem que seja necessária a interrupção do trabalho da equipe do restaurante.

Falta de feedback dos clientes

O feedback do cliente pode ajudar seu restaurante a atender cada vez melhor, pois vai apontar os pontos fortes e fracos do seu serviço e também do serviço de terceiros, que, na maioria das vezes, não há como você controlar, mas afeta diretamente no atendimento prestado.

Um atraso do motoboy e um manuseio inadequado das embalagens, por exemplo, podem ocorrer e certamente serão informados pelo consumidor, caso ele conte com um meio mais fácil de comunicar esses problemas ao restaurante. É aí que, mais uma vez, o uso de um aplicativo facilita tudo!

Propondo uma avaliação específica e bem objetiva, o aplicativo permite que o cliente responda sem dificuldades sobre a qualidade da comida, o tempo de entrega, custo/benefício, entre outros elementos que vão orientar o processo de melhoria do atendimento do seu restaurante.

Vimos que, quando se pensa em otimizar o delivery a fim de aumentar a receita do seu negócio, o teleatendimento pode não ser a melhor escolha de investimento, pois as linhas de telefone congestionadas no restaurante podem colocar tudo a perder, com a geração de insatisfação nos clientes.

Algumas ferramentas podem ajudar a resolver o problema de linhas de telefone congestionadas no restaurante

Assim, a implementação de um aplicativo surge como uma alternativa bem viável, pela facilidade de uso e por representar um investimento mais seguro e de menor impacto financeiro para sua empresa.

No mercado, há os já conhecidos marketplaces de delivery de comida, que funcionam como uma praça de alimentação e, nesse caso, seu restaurante será uma opção em meio a tantas outras, podendo ficar ofuscado pelo nome de estabelecimentos mais tradicionais no ramo.

Além da perda de visibilidade, esses serviços costumam cobrar um percentual das vendas realizadas por meio de seus aplicativos, diminuindo sua margem de lucro.

Então, o mais interessante a se considerar é o investimento em um aplicativo e em um site white label, que permitem a personalização com as cores e a marca do seu restaurante.

Dessa forma, além de não haver o custo das comissões do marketplace, você poderá reforçar a marca do seu negócio, com uma plataforma que ajudará a gerenciar todo o processo de delivery, desde o cadastro e o pedido do cliente até o pós-venda, com o fornecimento de feedback.

E aí? Já passou muito aperto com as linhas de telefone congestionadas no restaurante? Quer compartilhar sua experiência conosco ou saber mais sobre como melhorar o seu delivery com o uso de aplicativos? Deixe seu comentário no post!

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