O que é melhor para o seu restaurante loja virtual ou marketplace?
loja-virtual-ou-marketplace-para-meu-restaurante

Sem dúvidas, a internet ajudou muitas empresas a crescer de forma exponencial, sobretudo quando é possível escalar o negócio e contar com poucos recursos para atingir a expansão desejada. No entanto, o empresário ainda fica na dúvida sobre qual é a melhor maneira de aumentar as vendas. Será que é mais vantajoso apostar em uma loja virtual ou marketplace?

Atualmente, é essencial pesquisar bem antes de qualquer tomada de decisões, uma vez que a competitividade no mercado faz com que todos passem a valorizar mais o tempo. Também é preciso investir em medidas que permitam melhorias no controle de custos. Esses cuidados são primordiais em diversos estabelecimentos, principalmente em um restaurante.

Portanto, se você está com essa incerteza, continue conosco! Nos tópicos abaixo mostraremos as diferenças entre loja virtual e marketplace, bem como as vantagens e desvantagens que cada um desses ambientes virtuais trazem. Preste atenção nas informações a seguir e tenha uma boa leitura!

O que é loja virtual

O comportamento do consumidor deve sempre ser considerado, uma vez que sabemos que os hábitos de compras mudam conforme o avanço da tecnologia. Atualmente, pessoas de diferentes idades usam o smartphone para realizar inúmeras tarefas. Entre elas, o ato de adquirir produtos em lojas virtuais.

Trata-se de um modelo de negócio em que os empresários usam a internet com o propósito de comercializar seus produtos e serviços, pelo fato de facilitar vendas e oferecer comodidade ao público-alvo. 

O comércio online encontra-se em constante expansão. Segundo pesquisa realizada no mês de abril de 2021, ele cresceu 69% só no Brasil. Dessa forma, é notável o quanto esse investimento chamou a atenção de vários comerciantes.

Diversas marcas já se beneficiam dessa vantagem e conseguiram expandir o negócio com auxílio das divulgações nas redes sociais. Em resumo, é uma ótima maneira de gerar um diferencial competitivo e aumentar a receita. Além disso, é possível focar em estratégias que permitam integração entre o físico e o virtual.

O que é marketplace

Já o marketplace tem uma proposta diferente da loja virtual. Enquanto o comércio online foca apenas na prestação do serviço de uma determinada marca, o marketplace funciona como uma grande vitrine virtual. Ou seja, uma forma de os lojistas disponibilizarem suas mercadorias no mesmo espaço que a concorrência. 

Atualmente, grandes marcas apostam nesse modelo de negócio, uma vez que estamos falando de espaços virtuais que contam com um ótimo tráfego diário de visitas. Contudo, é bom lembrar que existem regras a serem seguidas. Cada site conta com as respectivas diretrizes, que devem ser compridas para que uma boa parceria se estabeleça.

A melhor alternativa para seu restaurante

Em suma, a escolha entre loja virtual ou marketplace depende muito do objetivo que o empresário deseja atingir. De toda forma, trata-se de dois importantes meios para se adequar à transformação digital e trabalhar constantemente com a tecnologia

A pandemia de Covid-19 reforçou ainda mais o investimento nas ferramentas digitais. Afinal, o comerciante perde muitas oportunidades se o foco está restrito ao ponto de venda. Nesse caso, é necessário passar pela digitalização e aumentar as possibilidades de negócios, bem como apostar no marketing digital na intenção de ser uma autoridade na web.

Manter um restaurante requer a adoção de práticas que permitam a melhoria contínua durante o funcionamento. Seja com o público interno ou externo, é necessário focar em estratégias que possibilitam a expansão e o reconhecimento da sua marca. 

Por isso, cada chance de melhoria deve ser analisada para valorizar sua imagem e, sobretudo, garantir a satisfação da sua clientela. Portanto, conheça nos próximos tópicos as principais vantagens e desvantagens da escolha entre loja virtual e marketplace.

As vantagens e desvantagens do marketplace

Como foi dito, o marketplace melhora a visibilidade da sua marca pelo fato de ser uma plataforma que conta com um grande número de visitas diárias. Assim, mais consumidores passam a conhecer seu serviço, e essa facilidade permite uma maior quantidade de pedidos no seu restaurante.

Sem dúvidas, o aumento das vendas é uma das vantagens mais atrativas de tal escolha, principalmente para os pequenos negócios que estão em busca de expansão. Aliás, tais estabelecimentos podem ainda receber o benefício do baixo investimento, já que os sites que dispõem de tal modelo de negócio só cobram uma comissão por cada venda feita e pelo período de uso, sem a necessidade de outros gastos adicionais, por exemplo, taxa de manutenção da página ou custos para melhorar a divulgação dos seus pratos.

No entanto, uma desvantagem que eles apresentam é a concorrência. Nesses locais, a empresa divide espaço com outras marcas do mesmo segmento. Sob esse ponto de vista, os marketplaces não permitem estratégias que tornem um estabelecimento mais visível que outro.

As vantagens e desvantagens da loja virtual

Um grande diferencial da escolha da loja virtual é a possibilidade de personalização. Em outras palavras, essa é uma forma de você trabalhar o posicionamento da marca e estabelecer uma conexão com seus clientes. 

Aliás, o contato com o cliente é primordial para aplicar estratégias de atração e fidelização. Atualmente, as pessoas costumam dividir diferentes experiências na internet. Entre elas, o consumo de comidas que as satisfazem. Esse acompanhamento é ótimo para manter sua reputação digital e colher feedbacks no intuito de enxergar melhorias no seu negócio.

Em suma, eles podem ajudar a melhorar o seu ticket médio e aperfeiçoar seu relacionamento com a clientela. Assim, será possível oferecer pratos que despertem o interesse dos clientes por meio de campanhas online. Ou seja, o comércio online traz mais autonomia ao seu dia a dia.

Além disso, você pode diversificar as formas de pagamento e ter uma maior margem de lucro. O empresário também conta com a vantagem de trazer outras informações sobre o cardápio, uma maneira de desenvolver a escrita persuasiva e despertar o interesse por determinadas refeições.

No entanto, é necessário contar com alto investimento, tanto no que diz respeito às ações de marketing quanto na parte da logística e das operações, sobretudo quando sabemos que é importante ter um plano de negócios bem detalhado na intenção de atingir os objetivos com facilidade.

Em conclusão, queremos reforçar que a escolha entre loja virtual ou marketplace depende muito do seu objetivo. Ainda mais nos dias de hoje, em que mais pessoas optam pelo delivery. Em todo caso, é interessante contar com um parceiro que facilite suas entregas e ofereça um melhor controle dos seus pedidos.A Neemo é uma plataforma de delivery que ajuda a trazer facilidade e inovação para o seu restaurante. Visite agora mesmo nosso site para entrar em contato e conferir um pouco mais dos nossos diferenciais.

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This