Marketing no Instagram

Sempre que pensamos em canais que nos aproximem do cliente, devemos avaliar os hábitos do nosso público. É justamente por isso que você deve considerar e se informar sobre o marketing no Instagram.

Todo profissional que trabalha com alimentos sabe o quanto é verdade aquela frase que afirma que as pessoas comem com os olhos. Não estamos usando o sentido relacionado à gulodice, mas o de que um prato, buffet e todo tipo de apresentação de alimentos, quando tem boa aparência, ajuda a conquistar o cliente.

Pensando nisso, o que poderia levar um restaurante a deixar de lado a principal rede social voltada para imagens? Mais do que isso, como é a melhor forma de utilizá-la? Quais as melhores práticas e estratégias? É o que vamos responder com esta postagem! Vamos começar pelos benefícios?

Como o marketing no Instagram ajuda restaurantes?

Na introdução, já demos uma boa pista sobre como o Instagram pode ajudá-lo: ele utiliza a aparência dos pratos a seu favor. Além disso, um relatório da Fast Company demonstra um engajamento 15 vezes maior no Instagram em relação ao Facebook, que é a rede social mais popular na atualidade.

Como estamos falando de uma ferramenta especializada no compartilhamento de fotos, você ainda conta com ótimos recursos de edição — como filtros e ferramentas de recorte. Eles vão ajudar a deixar suas imagens mais bonitas, mesmo que você não seja um fotógrafo profissional.

Porém, o ganho mais significativo ocorre em razão dos hábitos dos participantes da rede. O Instagram tem sido cada vez mais preferido por usuários devido a fatores como o grande conteúdo político de outras opções, como Facebook e Twitter.

Eles adoram compartilhar bons momentos e demonstrar sua felicidade e, dentre as possibilidades que têm para isso, uma das campeãs é postar fotos de refeições e eventos — principalmente com amigos e entre casais.

Como elaborar as melhores postagens para o Instagram?

Por mais que imagens possam transmitir mensagens, elas funcionam muito melhor quando ligadas a um contexto. Por isso, conte uma história em cada foto ou vídeo que compartilhar. Para tanto, inclua legendas que ajudem a construir um cenário. Por exemplo:

  • prato perfeito para essa noite de inverno; ou
  • que tal um jantar romântico e saboroso?

Além disso, use e abuse dos vídeos curtos do Instagram. As pessoas adoram visualizar e compartilhar nesse formato e você consegue transmitir uma mensagem mais completa e estimulante.

Contudo, a questão principal que você deve considerar é a experiência do usuário. Afinal, as pessoas não compram apenas a refeição. Cada detalhe da vivência de degustar um prato importa para que o cliente se sinta satisfeito.

Aspectos como a decoração da mesa, o conforto da cadeira e o ambiente formam um conjunto que compõe o seu produto final. Por isso, quanto mais você conseguir passar sobre o prazer de visitar seu estabelecimento, melhor será seu resultado.

Outra dica fundamental é a de que a pessoa responsável por administrar a conta do Instagram precisa conhecer como ele funciona. Um usuário habitual, que goste de navegar nessa rede, vai conseguir resultados muito superiores a outro que prefira o Facebook, por exemplo.

Também é importante ter em mente que o cliente não compartilha apenas fotos dos pratos. Criar ambientes em que eles queiram aparecer para os amigos será um grande estímulo para o engajamento e a fidelização do seu público.

Um bom exemplo é o conceito de FoodGraphy. Elaborado pela Carnel Winery, ele consiste na criação de recursos que estimulam a fotografia e seu compartilhamento. Uma das ações da Carnel foi confeccionar pratos especiais que embelezam a comida e, ao mesmo tempo, facilitam o trabalho em razão de seu formato e até apoio para o celular.

Como deve ser a estratégia de restaurantes no Instagram?

Você também pode fazer promoções estimulando que seus clientes compartilhem fotos e vídeos. Nesse ponto, sua criatividade pode fazer toda diferença.

Outra das questões fundamentais para o sucesso nas redes sociais é a regularidade. Procure definir um calendário de publicações e garanta que suas metas sejam cumpridas. Contas com pouco material não são atrativas e aparecem menos para os seguidores.

Aliás, para que você consiga uma boa quantidade deles é fundamental que eles saibam da existência de sua página. Você pode divulgar o endereço no cardápio, no seu site e até na toalha de papel. Além de, obviamente, poder investir nas soluções de divulgação oferecidas pelo próprio Instagram.

Outro recurso ótimo da ferramenta é o compartilhamento em outras redes e canais. Você pode configurar para que as suas imagens do Instagram sejam automaticamente publicadas no Facebook, por exemplo.

Além disso, as hashtags (#) são muito utilizadas pelos usuários dessa rede. Quando você publica uma foto com uma hashtag, ela direciona as pessoas para um hyperlink correspondente. Assim, sempre que alguém pesquisar essa palavra, sua foto aparecerá. Funciona muito bem com termos populares nas pesquisas.

Como e por que analisar resultados?

A melhor forma de melhorar o seu desempenho nas redes sociais é acompanhando os resultados. Desse modo, você identifica onde estão as melhores oportunidades e os principais gargalos que precisa resolver.

Com o tempo, conforme exercita esse acompanhamento, você vai conhecendo melhor o seu público, o que ele gosta, como se comporta e o que pode fazer para se aproximar dele. Um bom exemplo é relativo aos horários.

É improvável que você tenha um bom resultado com publicações feitas logo após o almoço, por exemplo. Mas melhor do que deduzir é acompanhar as métricas disponibilizadas pela ferramenta.

Pensando nisso, utilize o Instagram para empresas. Além de permitir criar um perfil para o seu negócio, esse tipo de conta possui recursos adicionais para análise de resultados e funções, como a disponibilização de um link para que o cliente faça uma ligação sem precisar digitar seu número.

Como observou, o marketing no Instagram é uma excelente ferramenta para o seu restaurante. Porém, não é a única rede social que você pode e deve utilizar. Isso porque o consumidor está conectado o tempo todo e usa os mais diversos canais, como aplicativos, mecanismos de pesquisa e sites mobile. Se o seu negócio não estiver presente no ambiente em que ele está e no momento que ele deseja, ele dará preferência para a concorrência.

Por isso, preparamos uma postagem especial para você! Confira agora mesmo o conteúdo por que e como investir em redes sociais para restaurantes? Até mais!

Share This