
Lançado pelo Banco Central no final de 2020, o meio de pagamento PIX é uma nova modalidade oferecida às empresas e aos consumidores que facilita processos e torna mais cômodo o dia a dia das pessoas.
Começou a funcionar no dia 16 de novembro, permitindo que usuários façam transferências de pagamentos instantâneos, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Ou seja, a transferência concluída apenas no próximo dia útil quando feita aos finais de semana já não existe mais.
Em um restaurante, essa é mais uma possibilidade para que o cliente realize seu pagamento. Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira o que é o PIX, quais são seus diferenciais e como adotá-lo. Continue a leitura e saiba mais!
O que é PIX e como funciona?
Antes, o usuário tinha duas alternativas principais para realizar transferências bancárias: TED ou DOC. Porém, ambas as opções só eram realizadas em dias e horários específicos (normalmente, entre segunda e sexta-feira, exceto aos feriados), além de as taxas cobradas serem um pouco elevadas quando a transação era realizada entre instituições diferentes.
O PIX é uma modalidade de pagamento que oferece alguns diferenciais aos usuários, principalmente quando comparado ao TED e ao DOC. É realizado, por exemplo, em qualquer dia da semana e em qualquer horário. Além disso, não é cobrada nenhuma tarifa do cliente.
Outro ponto de destaque desse meio de pagamento está relacionado à agilidade: a transferência é feita em até 10 segundos. Nesse sentido, quando um estabelecimento comercial adota esse uso, no mesmo horário, ele recebe o valor do cliente sem precisar de dinheiro vivo.
A adesão a essa modalidade foi instantânea por alguns motivos além dos benefícios apresentados. O usuário não precisa realizar nenhum cadastro nem baixar um aplicativo. O próprio app de sua instituição bancária já conta com a opção para cadastrar a chave PIX (que pode ser e-mail, CPF, número de telefone ou aleatória).
Quem pode adotar o PIX como meio de pagamento?
Qualquer empresa tem a possibilidade de adotar o PIX. A única exigência para o cadastro é que ela tenha a conta em uma instituição financeira que aderiu ao meio de pagamento. Apesar de ser uma facilidade que encantou muitos clientes, apenas organizações que tenham mais de 500 mil clientes são obrigadas a oferecer essa alternativa.
Para criar o PIX para seu restaurante, é preciso seguir alguns passos simples. Em primeiro lugar, entre no aplicativo de sua instituição financeira da conta PJ e selecione a opção do PIX. Depois, basta criar sua chave, que pode ser:
- CNPJ;
- celular;
- e-mail;
- chave aleatória.
Com o objetivo de oferecer uma boa experiência ao cliente, o ideal é que a chave seja de fácil memorização e que otimize o pagamento da conta.
Além disso, o restaurante tem a oportunidade de criar um QR Code em seu PIX. No QR Code dinâmico, o mais adequado para transações entre clientes e empresas, o estabelecimento altera o valor a cada pagamento, além de incluir informações adicionais sobre aquela transferência — o que facilita na hora de fazer o controle.
Quais os ganhos de adotar o PIX no restaurante?
Agora que você já sabe o que é o PIX e como adotá-lo, apresentaremos algumas das vantagens que ele traz para o restaurante.
Agiliza processos
Por meio do PIX, o cliente não precisa de um contato direto com o profissional para realizar o pagamento, bastando mostrar o aplicativo quando tudo estiver concluído — e o restaurante, com o app em mãos, verificará que a transação ocorreu sem nenhum tipo de problema.
Dessa forma, processos serão agilizados, além de o pagamento chegar até a conta do negócio de forma instantânea e com taxas reduzidas — principalmente se considerar o cartão de débito.
Reduz filas
O cliente realiza o pagamento diretamente da mesa em que fez a refeição. Dessa forma, contribui para a redução de filas no caixa, melhorando a sua experiência como um todo — o que contribui diretamente para a fidelização.
Diminui custos para o estabelecimento
Diminuir custos do restaurante sem afetar a qualidade dos serviços oferecidos ou do atendimento prestado é um dos grandes desafios para os estabelecimentos. Com a adoção do PIX, esse diferencial será facilmente usufruído.
Conforme mencionamos, a cobrança de taxas é reduzida. Em algumas instituições, sequer existe essa contrapartida por parte do negócio. O ideal é entender quais são as taxas daquela em que você tem conta e, caso tenha em mais de uma, verificar qual delas mais vale a pena para as suas necessidades.
Facilita o pagamento de fornecedores
Apesar de termos focado bastante no relacionamento do cliente com o restaurante, o PIX também facilita o pagamento de fornecedores. Para isso, basta que a empresa de quem você adquire os produtos também o utilize. No momento de quitar as contas, os vendedores passarão a chave do negócio e será preciso apenas efetuar os passos necessários para realizar a transação.
Como avisar aos clientes que o meio de pagamento PIX já é uma realidade?
Assim como em qualquer outra mudança ocorrida em seu restaurante, é importante avisar aos clientes de que essa já é uma realidade do seu estabelecimento. Para isso, o ideal é utilizar redes sociais e estratégias de marketing a seu favor, anunciar que já aceita o PIX e apresentar para os clientes quais são as vantagens de adotar esse meio de pagamento nas transações.
Além disso, é interessante ter alguns materiais promocionais impressos que orientem os clientes a usá-lo. Nesse sentido, os profissionais do negócio oferecem essas dicas sempre que a pessoa encontrar dificuldades — o que otimiza o atendimento.
Neste conteúdo, você entendeu o que é o meio de pagamento PIX, quais são os seus diferenciais, além de conferir como adotá-lo no dia a dia do restaurante. Hoje, diversas novidades têm surgido no mercado. É papel de sua gestão entender quais são elas para se adequar às novas tecnologias, contribuindo para a satisfação do cliente e gerando diferencial competitivo entre os concorrentes.
Ficou alguma dúvida sobre o PIX ou conhece alguma estratégia para adotá-lo? Compartilhe com a gente nos comentários!