Veja 4 novos meios de pagamentos inovadores para seu estabelecimento
meios-de-pagamento-inovadores-para-restaurantes

Ao administrar um restaurante, é preciso pensar na experiência do consumidor. O objetivo, além de fornecer alimentos deliciosos, é garantir que o cliente sinta-se feliz e bem atendido. Para tanto, pode ser bastante útil adotar novos meios de pagamento.

Hoje, muitos restaurantes contam apenas com meios tradicionais de pagamento, como os cartões de crédito e débito. Eles representam uma parte importante da receita financeira e não devem ser abandonados, mas é perfeitamente possível investir em novidades.

Nos tópicos seguintes, nos aprofundaremos no tema, apresentamos novos meios de pagamento que podem ser utilizados por seu restaurante e como adotá-los. Confira!

Qual a importância da diversificação dos meios de pagamento?

Primeiramente, alguns meios de pagamento melhoram a experiência do cliente, tornando-a bem mais agradável. Eles não exigem que o consumidor lembre a senha do cartão ou o número da conta bancária — o que é um alívio, pois são itens frequentemente esquecidos.

Outro benefício está na agilidade. Os novos meios de pagamento são menos burocráticos e mais conectados. Com poucas ações, o pagamento está feito. Isso é fundamental para o dia a dia dinâmico dos clientes e dos restaurantes, afinal, ninguém tem tempo a perder.

Além do mais, certos meios de pagamento podem melhorar os resultados financeiros do seu restaurante, seja ao atrair novos perfis de clientes ou reduzir taxas ligadas à operação de pagamento. Desse modo, torna-se mais fácil construir um negócio bem-sucedido.

Quais os meios de pagamento inovadores para seu restaurante?

Existem muitos meios de pagamento úteis e inovadores, como o Pix, o QR Code e o pagamento por aproximação. Ao utilizá-los, é possível obter o melhor da tecnologia e criar comodidade aos clientes. Apresentamos os principais meios, nos tópicos seguintes.

Pix

Em suma, Pix é um meio eletrônico de pagamento. Ele foi instituído no final do ano de 2020 e está disponível tanto às pessoas físicas quanto jurídicas. Seu principal benefício é a efetivação de transações financeiras em segundos e, frequentemente, sem custos.

As transações via Pix são realizadas a partir de chaves de acesso (itens como o número do CPF, do telefone ou o endereço do e-mail) que conectam certos vendedores e compradores de modo que as transações desejadas sejam efetivadas com agilidade e sem burocracia.

No restaurante, quando o cliente realiza um Pix, o valor costuma ser transferido da conta em apenas alguns segundos. Além disso, dependendo do banco que o restaurante utiliza, os recebimentos podem ser livres de taxas. Portanto, existem muitos benefícios.

QR Code

Outra forma de facilitar o pagamento dos clientes é adotar o QR Code. Ele consiste em um tipo de código de barras bidimensional que pode ser escaneado por smartphones, levando o seu cliente a determinado endereço web. É uma tecnologia madura e bastante popular.

O curioso é que o QR Code pode ser integrado a diferentes meios de pagamento, como a chave Pix e o cartão de crédito ou débito tradicional — o que facilita a vida do cliente e gera uma boa experiência de compra, além de mais agilidade para o próprio restaurante.

Você pode, por exemplo, criar um QR Code estático integrado à chave Pix do restaurante. Assim, para efetivar um pagamento, basta que o cliente abra seu banco mobile, escaneie o QR Code disponível e efetive a transição financeira no valor previamente combinado.

Pagamento por aproximação

O pagamento por aproximação é outro meio que merece destaque, afinal, ele facilita a vida do cliente e economiza tempo do restaurante. Ao utilizá-lo, basta que o cliente aproxime seu cartão de crédito ou débito da máquina de cartão e pronto! O pagamento será feito.

Isso só é possível por conta da chamada NFC (Near Field Communication), tecnologia que permite a troca segura de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou fios, bastando a aproximação física. É uma evolução do tradicional bluetooth.

Porém, é preciso deixar claro que, para utilizar essa tecnologia, tanto a máquina do restaurante quanto o cartão do cliente devem contar com NFC. A boa notícia é que essa tecnologia já é bastante popular e boa parte dos cartões atuais são emitidos com o recurso de aproximação.

Criptomoeda

Você já deve ter ouvido falar em criptomoeda, não é mesmo? É uma espécie de dinheiro da internet que não depende de bancos centrais. As criptomoedas utilizam tecnologias de alta qualidade para facilitar transações digitais e investimentos globais.

Bom, aí está outro meio de pagamento. Determinadas plataformas digitais permitem que o restaurante aceite pagamentos em moeda da internet. Para tanto, na plataforma escolhida por seu restaurante, basta definir o valor do pagamento e o tipo de criptomoeda (existem várias). Na sequência, um QR Code será gerado e o cliente deve utilizá-lo para o pagamento.

É importante destacar que o número de investidores em criptomoeda tem crescido muito ao redor de todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. Pode ser, então, uma boa oportunidade para se destacar da concorrência e oferecer um meio de pagamento inusitado.

Como implementar os novos meios de pagamento?

A adoção de novos meios de pagamento varia muito, dependendo da novidade que deseja estabelecer e dos recursos que tem disponível atualmente. Normalmente, o primeiro passo é estudar bastante e descobrir tudo sobre o meio de pagamento que deseja adotar.

O estudo subsidiará as próximas etapas, que são: a efetiva adoção da tecnologia de pagamento, a definição de fornecedores tecnológicos e o treinamento de toda a equipe do restaurante, especialmente dos profissionais que têm contato com seus clientes.

Nesse processo, é algo crucial contar com a ajuda de um parceiro estratégico que oriente sua empresa sobre modernização das operações e meios de pagamento, de modo que direcione você para as melhores práticas. Assim, correrá menos riscos de erros e terá menos gastos com falhas.

Agora você está por dentro do assunto. Lembre-se que a adoção de novos meios de pagamento pode gerar uma série de benefícios, como a satisfação do cliente, o aumento da agilidade nos processos e a redução de custos com taxas. Felizmente, existem vários meios que podem ser explorados, como o Pix, o QR Code, a criptomoeda, entre outros.

Gostou do nosso artigo, não é mesmo? Saiba que podemos ajudar você a modernizar seu restaurante e integrar novos meios de pagamento, é só entrar em contato conosco!

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This