
Saber como trabalhar com delivery pode ser uma alternativa interessante para os restaurantes que desejam aumentar a lucratividade e conquistar um público que prefere receber os pedidos no conforto de casa. As compras por essa modalidade cresceram 59% desde o início do isolamento social. Entretanto, montar um delivery de sucesso deve ser visto como algo que necessita de um planejamento estratégico.
Os estabelecimentos que desejam apostar nessa modalidade de atendimento precisam estar sempre atentos a algumas diretrizes, além de seguir um plano de negócio para saber como abordar o público e proporcionar um serviço de qualidade aos clientes.
Portanto, se você quer montar um delivery de sucesso, não deixe de seguir os passos descritos nos tópicos a seguir! Acompanhe!
1. Faça um plano de negócio
O plano de negócios é o primeiro passo para trabalhar com delivery de comida. Isso porque é a partir dele que se consegue estabelecer um direcionamento para o empreendedor tomar todas as decisões necessárias. Com ele é possível traçar a trajetória do negócio e ter uma visão mais ampla sobre o mercado.
Nele, o empreendedor deve estabelecer os seus objetivos e metas, bem como os caminhos que deverão ser seguidos para atingi-los. Alguns aspectos indispensáveis neste documento são:
- público-alvo;
- análise de concorrência;
- tipos de alimentos que serão vendidos por delivery.
- serviço de entrega — por conta do próprio estabelecimento ou aplicativos terceirizados;
- modelo de atendimento;
- planejamento financeiro;
- plano de marketing.
2. Tenha uma boa organização interna
Quando você oferece a opção de delivery em seu restaurante, precisa compreender que haverá mais trabalho em sua cozinha, pois além de atender os pedidos das pessoas que foram até o local, também precisará cumprir a demanda dos pedidos para entrega.
Para que não ocorram erros e que ambas as modalidades de atendimento sejam satisfatórias, é preciso redesenhar o fluxo de trabalho do salão, estabelecendo um esquema de prioridades, como uma espécie de linha de produção. Caso seja necessário, deve-se investir também na contratação de pessoal.
3. Treine os funcionários
Para o serviço de delivery dar certo, é importante treinar os funcionários para integrar a equipe, de modo a conscientizá-los quanto a qualidade e segurança dos produtos, bem como em relação à agilidade e organização nos processos. O treinamento também é fundamental para alinhar os colaboradores aos objetivos do delivery, atrair e reter clientes
4. Diferencie-se da concorrência
Para se diferenciar da concorrência, uma estratégia eficaz é oferecer novos produtos ou condições para clientes frequentes do seu restaurante. O tempo de espera para a entrega também é muito importante.
Dessa forma, se os seus concorrentes entregam em 50 minutos, você pode tentar reduzir esse tempo para 20 ou 30 minutos. Além da qualidade dos produtos, esse é um aspecto ligado diretamente à experiência do cliente e deve ser tratado com muita atenção.
5. Tenha bons fornecedores
Para se destacar da concorrência é preciso contar com bons fornecedores, não só de ingredientes, mas também de embalagens. Elas devem proporcionar higiene, além de manter o sabor e a temperatura até chegar ao cliente final. Aqui, é importante observar que nem sempre o menor preço é a melhor opção.
6. Garanta a segurança e qualidade dos alimentos
Como você já sabe, o ramo de alimentação exige uma série de cuidados no que se refere à higiene e à manipulação dos produtos. Por isso, é necessário garantir a segurança e qualidade dos alimentos. As embalagens devem ser totalmente descartáveis, de fácil manipulação e garantir o transporte sem avarias no produto entregue ao cliente.
A norma ABNT NBR 15635:2008 estabelece os requisitos de boas práticas de higiene e controle operacionais, fundamentais para o setor. Ter essa certificação garante segurança para o consumidor e para o empresário. Há também as medidas de segurança para empresas de alimentos determinadas pela ANVISA, atualizadas devido à pandemia da Covid-19.
7. Regulamente o seu delivery
Para o restaurante poder trabalhar com delivery o empreendedor precisa ter um alvará específico. Os documentos para obter essa autorização são apresentados para a prefeitura do município e podem apresentar algumas diferenças para cada localidade. São eles:
- CNPJ — para quem já tem um restaurante, basta apresentar o certificado da sua empresa;
- inscrição estadual — documento essencial para garantir a autorização do restaurante na entrega de alimentos;
- alvará de funcionamento e localização — registro fundamental para o restaurante operar, garantindo boas condições sanitárias;
- certificado de responsável técnico — contém a avaliação e adequação do estabelecimento;
- auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) — certifica que o estabelecimento apresenta condições seguras e adequadas;
- certificado de limpeza e desinfecção de reservatórios de água — essencial para a apresentação à prefeitura e a solicitação do alvará para delivery;
- procedimentos operacionais padronizados (POP) de higiene pessoal —protocolos que delimitam como será realizado o processo;
- procedimentos operacionais padronizados (POP) de potabilidade de água —delimitados de acordo com a fonte da água utilizada no restaurante;
- procedimentos operacionais padronizados (POP) de higienização de alimentos —registro opcional, dependendo da localidade;
- procedimentos operacionais padronizados (POP) de controle de recebimento de mercadorias — pode não ser obrigatório para determinadas regiões.
8. Divulgue o negócio
Para alcançar o seu público e ter sucesso, é preciso que o seu serviço de delivery seja encontrado pelas pessoas. Para isso, você pode utilizar o marketing digital que traz ótimos resultados. Crie perfis nas redes sociais e cadastre o seu delivery no Google Meu Negócio. Além disso, poste vídeos, fotos e conteúdos interessantes em seu blog para atrair e fidelizar os seus clientes.
9. Proporcione agilidade na entrega
É preciso também pensar no processo logístico da entrega para o cliente, que certamente quer receber o seu pedido com o máximo de agilidade possível. Para isso, você pode ter uma equipe interna ou contratar uma empresa especializada.
Para que os pedidos sejam entregues mais rapidamente, a melhor opção é o uso de motos, pois esses veículos são mais ágeis do que os carros, que podem perder muito tempo no trânsito, principalmente nos grandes centros urbanos.
10. Invista nos equipamentos para rodar as entregas
Para a entrega funcionar adequadamente, é preciso investir em materiais e equipamentos essenciais para garantir organização nos processos, higiene e manutenção da temperatura da comida, de maneira que o conteúdo chegue fresco e aquecido ao destino. Para tanto, são indispensáveis:
- embalagens de boa qualidade;
- bancadas para fazer a montagem dos pedidos;
- avental, luva especial, álcool em gel, máscaras e outros itens para a higiene e segurança dos funcionários e clientes;
- máquina automática ou seladora, para fechar hermeticamente as embalagens.
11. Invista em um aplicativo de qualidade
Receber pedidos por telefone é algo que já está ultrapassado e que também pode causar problemas para os clientes, como linhas congestionadas. Por isso, é importante que você faça o investimento em um aplicativo de delivery próprio, possibilitando que os consumidores façam os pedidos de forma rápida e prática por meio de smartphones ou tablets.
A Neemo é uma empresa de software especializado que desde 2010 desenvolve plataforma de delivery para recebimento de pedidos por meio de aplicativos, sites mobile e redes sociais, exclusivo para o restaurante do cliente (white-label). Assim, ela pode te ajudar na criação e implantação de um bom app para o seu estabelecimento, estimulando as vendas e construindo marca de inovação.
Um dos principais diferenciais da Neemo é que ela não cobra comissão sobre os pedidos. Quer saber quanto dinheiro está perdendo ao pagar comissionamento para aplicativos de pedidos de terceiros? Clique aqui para acessar a calculadora e faça você mesmo um cálculo. Conheça outras vantagens:
- garante a integridade dos dados;
- estabilidade;
- segurança;
- organiza os pedidos de delivery;
- ajuda a gerenciar o seu negócio;
- reduz custos;
- gera facilidade para os clientes;
- proporciona aplicativo e website personalizado;
- permite a criação de programa de fidelização de clientes;
- plataforma com mapa de calor (para saber a região que gera mais pedidos), entre outros.
Agora que você já sabe como trabalhar com delivery e ter sucesso, coloqueem prática todas as nossas dicas e orientações para garantir um bom retorno com a venda de alimentos por telentrega. Mas não se esqueça de contar com uma boa plataforma especializada.
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