Leis e Dicas Para Montar um Restaurante de Sucesso

Montar um restaurante é o sonho de muitas pessoas pelo Brasil, mas é importante ter em mente quais são os principais cuidados que devem ser tomados, tanto na elaboração do plano de negócios, quanto no cumprimento das leis.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você montar seu estabelecimento da maneira correta:

Tudo que você precisa saber ao montar um restaurante

Montar um restaurante é uma delícia, mas, para que seja um sucesso, alguns pontos precisam ser levados em consideração! Confira quais são eles:

Escolha o tipo de restaurante

A primeira coisa a ser feita é decidir qual será o tipo de restaurante, podendo optar por:

  • à la carte;
  • self-service;
  • delivery;
  • fast food;
  • rodízio;
  • típico.

Feito isso, você terá uma base melhor para seguir com os próximos passos. Lembrando que o delivery pode ser um tipo ou um complemento a qualquer restaurante.

Estude a região e os concorrentes

Ao decidir qual restaurante abrir, é hora de pesquisar quais são os principais concorrentes e onde eles se encontram. Você vai abrir perto deles ou em algum outro ponto estratégico?

Estudar a região de acordo com o público do seu negócio é fundamental para um restaurante de sucesso. Por exemplo, se você vai oferecer um serviço self-service, porque não opta por bairros com prédios comerciais? Se optar por um delivery, talvez seja bacana estar no centro da cidade para atender o máximo de regiões possíveis, não acha?

Este cuidado fará toda a diferença nas suas vendas.

Powered by Rock Convert

Atente-se à burocracia

Agora é a hora da parte burocrática. Montar um restaurante requer uma série de cuidados legais que você precisa se atentar caso queira evitar qualquer tipo de problema futuro. Antes de tudo, é necessário consultar a disponibilidade da razão social da empresa (nome) — em São Paulo, a consulta é feita no site da Jucesp. Feito isso, você deve:

  • fazer o Registro na Junta Comercial do estado, no Cartório de Pessoas Jurídicas;
  • abrir o CNPJ do estabelecimento;
  • emitir o Alvará de Localização e Funcionamento junto à Prefeitura, mediante a comprovação de que o restaurante cumpre todas as exigências necessárias, como de Vigilância Sanitária, por exemplo;
  • obter licença e inscrição junto aos órgãos de regulação;
  • conseguir o Alvará de Bombeiros, mediante ao cumprimento das exigências de segurança;
  • adquirir a Licença Sanitária, emitida pela Anvisa, que demora cerca de 90 dias após a apresentação do pedido – o valor varia de acordo com a empresa.

Fora isso, é necessário atentar-se à lei de direitos autorais ao oferecer música ambiente, seja ao vivo ou por meio de aparelhos eletrônicos, com o ECAD, o órgão responsável por essa distribuição de direitos.

Agora que você já sabe o que precisa para montar um restaurante, é hora de colocar a mão na massa! Confira outras dicas bacanas como essas aqui no blog da Neemo.

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This