aplicativo delivery com foco no usuário

Se você é proprietário de um restaurante, certamente sempre pensa em novas maneiras para desenvolver estratégias que gerem uma boa experiência para os seus clientes no estabelecimento, não é mesmo? Que tal, então, desenvolver um aplicativo delivery com foco no cliente? Será que um app realmente vale a pena? É sobre isso que falaremos hoje!

Vivemos uma era em que grande parte dos relacionamentos, trocas pessoais e atividades acontecem na internet e é por isso que as empresas precisam estar presentes nas plataformas digitais, como as mídias sociais, os sites, os blogs e agora também os aplicativos.

No caso de restaurantes e outros estabelecimentos do ramo alimentício, como lanchonetes, bares e pizzarias, o uso de aplicativos é ainda mais importante, uma vez que pode ser utilizado para que o usuário faça pedidos de forma rápida e prática.

Mas, como é possível desenvolver um app para restaurantes com foco no cliente? Nós elencamos 3 tópicos que devem ser levados em consideração. Confira!

3 tópicos importantes para desenvolver um aplicativo para restaurantes

1. Foque na usabilidade

Ao desenvolver um aplicativo, deve-se prezar sempre pela usabilidade do usuário, ou seja, ele precisa ser de fácil entendimento, com um layout simples e que permita que os seus clientes consigam visualizar cada informação e serviço disponibilizado com facilidade.

Uma ideia interessante é, antes de lançar o app para download, realizar uma série de testes com algumas pessoas convidadas. Diga para essas pessoas que tentem fazer um pedido pelo aplicativo delivery e veja se elas têm alguma dificuldade. Caso o app apresente algum problema, a empresa desenvolvedora poderá fazer os ajustes antes do lançamento.

2. Mantenha a identidade visual do seu restaurante

O layout e recursos gráficos do seu aplicativo de delivery devem manter a identidade visual do seu restaurante, como cores, tipografia e outros elementos. Isso deve ser feito para que as pessoas associem facilmente o app à sua marca, gerando também uma estratégia de branding.

Para que isso ocorra, recomenda-se que você envie o manual de identidade visual da sua marca para a empresa desenvolvedora do app, de modo que o designer responsável possa ter no que se basear ao criar o layout.

3. Faça testes em diferentes plataformas

Independentemente de seus clientes acessarem o seu app por um smartphone com sistema Android ou iOS, a boa usabilidade deve ser sempre preservada.

Assim sendo, o aplicativo precisa ser programado para que funcione perfeitamente acessado em qualquer sistema operacional ou dispositivo que o seu cliente utilizar.

Agora que você já sabe o que deve ser levado em consideração ao desenvolver um aplicativo de pedidos para o seu restaurante, chegou o momento de saber quais são as vantagens que esse investimento trará para o seu negócio. Vamos lá?

5 motivos para ter um aplicativo delivery para o seu restaurante

1. Integração de pedidos

No aplicativo delivery para restaurantes todo o cardápio da casa será disponibilizado para que os clientes visualizem os pratos e façam o pedido no mesmo local. Os preços de cada prato também estarão disponíveis para que as pessoas saibam quanto gastarão em suas compras.

Os pedidos feitos por meio do aplicativo chegarão ao seu estabelecimento em uma plataforma integrada, em que será possível fazer a gestão de pedidos via sites, app ou ligações telefônicas. Tudo isso com muita praticidade para que a sua equipe prepare os pratos rapidamente e a entrega seja feita logo em seguida.

2. Comodidade para o cliente

É claro que você deseja que as pessoas visitem o seu espaço físico e essa modalidade precisa continuar sendo oferecida. No entanto, muitas vezes, as pessoas não estão com vontade de sair, mas gostariam de degustar os seus deliciosos pratos no conforto de seus lares ou, então, na correria do dia a dia, optar por um almoço no trabalho, por exemplo.

Com um aplicativo, os seus clientes terão toda essa comodidade e em poucos toques na tela de um smartphone ou tablet poderão fazer os seus pedidos e recebê-los no local em que eles estiverem.

3. Descongestionamento da linha telefônica

Um problema grave e bastante comum em muitos restaurantes é o congestionamento das linhas telefônicas. Isso é muito ruim para o estabelecimento, pois uma vez que não consegue realizar a ligação, o cliente dificilmente tentará novamente e acabará fazendo o seu pedido em um concorrente.

Com o uso de aplicativos, a grande maioria dos pedidos tende a ser feita por meio dessa plataforma. Sendo assim, as linhas telefônicas ficarão livres para uso do estabelecimento ou para que as pessoas que preferem essa modalidade possam fazer os seus pedidos tranquilamente — uma grande vantagem!

4. Fidelização de clientes

Sabe aquela velha cartelinha de papel que os restaurantes carimbavam toda vez que os clientes iam até o estabelecimento e, quando ele atingia uma quantidade X de compras, ganhavam um brinde? No seu aplicativo delivery também pode ser criada uma opção para programas de fidelidade.

O próprio sistema pode contabilizar a quantidade de compras que um cliente faz por meio do app e, assim, é possível premiá-lo quando atingir a quantidade desejada. Isso certamente fará com que os clientes comprem mais do seu restaurante, dando preferência a ele em relação à concorrência.

5. Monitoramento da satisfação dos clientes

Monitorar a satisfação dos clientes em relação ao seu restaurante é importante para que você consiga realizar melhorias, não é mesmo? Afinal, muitas vezes as pessoas têm uma percepção que vai além daquilo previsto pelo dono de um estabelecimento comercial.

Nos aplicativos de delivery os clientes podem deixar mensagens com críticas, sugestões de melhorias e até reclamações sobre os serviços oferecidos pelo seu restaurante. A partir da coleta e mensuração desses dados você poderá propor mudanças e, assim, agradar a maioria de seus clientes que, ao perceber que foi ouvida, retornará ao local e o indicará aos amigos.

Pronto para ter um aplicativo delivery que revolucionará o seu restaurante, deixando-o mais moderno, dinâmico e, consequentemente, mais lucrativo? Então entre em contato conosco! Será um prazer atendê-lo e fazer do seu restaurante mais um case de sucesso do nosso portfólio.

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