Descubra como fazer uma gestão de clientes eficiente em seu restaurante

Donos de restaurantes que precisam aumentar a margem de vendas devem buscar compreender mais sobre as necessidades dos clientes e ter um bom relacionamento com quem frequenta o estabelecimento. Nesse contexto, investir na otimização da gestão de clientes é fundamental para aumentar os resultados.

Pensando em investir em alternativas para captar e fidelizar clientes? Não se preocupe, você está no lugar certo!

Nós desenvolvemos este texto para explicar o que é gestão de clientes, trazendo os benefícios dessa prática e mostrando como implementá-la de maneira eficiente no seu negócio!

Então, prepare-se e confira o conteúdo completo!

O que é gestão de clientes?

A gestão de clientes é uma prática que busca organizar melhor os contatos do seu empreendimento para oferecer serviços personalizados para cada um deles e, assim, otimizar os resultados do seu negócio.

Esse método também é conhecido como gestão da carteira de clientes, que se trata de um portfólio com toda a relação de empresas ou pessoas com as quais você faz negócio com o seu empreendimento e mantém um contato comercial.

Obviamente, o sonho de qualquer dono de restaurante é ter cada vez mais pessoas frequentando o negócio. Entretanto, chegará um momento em que oferecer uma experiência personalizada para cada um deles poderá ser uma tarefa impossível.

Portanto, é fundamental ter um processo de gestão de clientes que otimize o seu trabalho sem tornar a personalização excessivamente difícil.

Inclusive, por mais doloroso que possa parecer, muitas vezes será necessário, até mesmo, abrir mão de alguns leads que não apresentam mais chances de conversão. Claro que você não descartará clientes de maneira aleatória, mas com certo critério.

Qual a importância da gestão de clientes?

Quando a gestão de clientes é realizada com eficiência, ela permite que você tenha mais clareza sobre cada um dos contatos e em qual parte da jornada de compra eles estão. Além disso, ela é importante para verificar quais são as principais dores e demandas, além da solução ideal para que o problema seja resolvido.

Isso significa que a gestão de clientes é importante porque é capaz de proporcionar um atendimento mais assertivo e aumentar as chances de eles serem fidelizados. Assim, os clientes são colocados no centro de todas as ações, para que a experiência de compra deles seja mais completa.

Quais as dicas para realizar a gestão de clientes no seu restaurante?

Confira abaixo nossas dicas para você realizar a gestão de clientes no seu restaurante!

1. Compreenda as necessidades do seu cliente

Compreender as necessidades dos seus clientes é fundamental para criar estratégias e ações, que podem ser implementadas com uma gestão eficiente. Esse conhecimento pode ser adquirido com um filtro na geração de leads e auxilia no momento de direcionar os esforços das vendas de acordo com a qualificação de cada consumidor.

Isso significa que, por meio da gestão de clientes, é possível segmentar os frequentadores do seu restaurante para abordá-los de maneira personalizada. Assim, é viável oferecer conteúdos e ofertas direcionadas para as necessidades que cada um apresenta.

2. Conheça o seu negócio

Para aplicar corretamente a gestão de clientes, é essencial conhecer detalhadamente todo o seu negócio, analisando pontos fortes e fracos. É fundamental que você saiba o que pode atrapalhar suas vendas e quanto tempo leva para que o ciclo de atendimento seja realizado.

Esse entendimento sobre a rotina da empresa é importante para o empreendedor e para todos aqueles que lidam efetivamente com os clientes. Dessa maneira, a clientela terá mais segurança em comprar no seu restaurante, já que você sabe os seus pontos fortes e os oferece para os consumidores de maneira personalizada.

3. Invista em um bom relacionamento

A comunicação é fundamental para ter um bom relacionamento com o seu público-alvo. Essa dica pode ser implementada em todas as fases do funil de vendas e é fundamental para captar e fidelizar novos visitantes.

Mesmo após a captação e a fidelização do público, o trabalho de comunicação não termina. Isso porque o pós-venda também está relacionado à boa gestão de clientes.

Apenas com uma comunicação clara e personalizada, o seu restaurante será capaz de levar o bom atendimento para os consumidores. Por isso, você deve ter a comunicação como um recurso imprescindível em todos materiais enviados ao cliente, até mesmo, por meio da sua equipe.

4. Pense em toda a jornada do cliente

A jornada do cliente, também conhecida como jornada de compra ou funil de vendas, é o caminho percorrido pelo consumidor desde a dúvida ou necessidade de consumir no restaurante até a compra de algum produto que solucionará o desejo dele.

Essa jornada apresenta algumas etapas, com formas específicas de tratamento para atrair a atenção e se comunicar com os potenciais clientes. Apenas o bom entendimento de cada etapa dessa jornada fará com que você consiga abordá-lo na hora certa.

Nesse contexto, as etapas do funil de vendas são:

  • aprendizado e descoberta;
  • reconhecimento do problema e consideração;
  • decisão e fechamento do negócio.

Quando você consegue segmentar os clientes de acordo com cada etapa do funil de vendas, é possível compreender em qual momento eles se encontram e quando será mais adequado abordá-los.

5. Conte com um software CRM

Softwares CRM permitem coletar e armazenar todas as informações sobre cada um dos clientes, além de manter um histórico com as interações entre eles e o seu restaurante.

Dessa maneira, fica mais fácil conhecê-los e oferecer um atendimento personalizado, que será capaz de garantir a satisfação. Com isso, as chances de alguém ir até o seu restaurante para consumir serão maiores.

Os aplicativos CRM também permitem organizar melhor o funil de vendas, de uma maneira que o empreendedor conseguirá ter uma facilidade maior para pensar em estratégias assertivas de comunicação com os clientes, fazendo com que avancem no funil.

Você acabou de aprender 5 dicas para otimizar a sua gestão de clientes. A utilização de tecnologia realmente auxilia nesse processo, por meio de dados centralizados em uma plataforma CRM. Assim, fica fácil se comunicar com cada segmento de cliente e oferecer uma experiência otimizada de acordo com o estágio de compra. Coloque agora a mão na massa com as nossas dicas!

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