
Inegavelmente, o celular ajuda na realização de diversas tarefas cotidianas. Seja no âmbito pessoal ou profissional, o novo consumidor é totalmente conectado e dependente da tecnologia. Uma vez que ela ajuda a melhorar o desempenho de diversos estabelecimentos. Com propósitos atrativos, muitos já apostam no pagamento por aproximação.
Atualmente, restaurantes investem em meios de pagamentos diversificados. Sempre no intuito de surpreender a clientela e trazer mais comodidade na hora das compras. Principalmente agora que as pessoas fazem o pedido via mensagem instantânea e retiram no local. Em suma, é interessante que sua marca valorize as oportunidades de oferecer boas experiências ao público.
Desse modo, nada melhor que conhecer esse método e aplicá-lo. Quer saber como? Então, continue conosco e veja abaixo as informações pertinentes que preparam sua empresa rumo a mais um passo importante na transformação digital. Boa leitura!
A tecnologia e o diferencial competitivo
Certamente, muitos proprietários querem garantir a segurança do público. Tanto do externo quanto do interno. O pagamento por aproximação é uma alternativa bastante prática nos dias atuais, uma vez que fazem o uso da tecnologia com inteligência e oferecem a chance de os consumidores não precisarem andar com dinheiro em espécie.
Primordialmente, otimizar os serviços no ramo alimentício faz parte da construção do diferencial competitivo da marca. Afinal, a internet permitiu a expansão comercial em diversos tipos de segmentos. Desse modo, cresceu a concorrência e a busca por alternativas que chamem atenção e cativem o público-alvo.
Sem dúvidas, esse tipo de serviço chegou para agregar valor ao seu estabelecimento. Em síntese, a melhoria nas opções de compra permite aumentar a sua taxa de conversão. Com isso, nada melhor que apostar em soluções que garantam um aumento na sua receita.
O que é pagamento por aproximação
Conhecida pela sigla NFC (Near Field Communication), o pagamento por aproximação realiza transações por meio da interação de dois dispositivos. Atualmente, ele pode ser feito por meio de smartphones, as pulseiras Smartwatch e também cartões de crédito que dispõem de um ícone característico do wi-fi.
Entretanto, alguns bancos digitais costumam pedir a senha caso a compra ultrapasse um determinado valor. Mundialmente conhecido por contactless, tal serviço se popularizou no primeiro trimestre de 2020 na América Latina. Sem dúvidas, uma grande tendência que ajudou a garantir a lucratividade de muitos estabelecimentos.
As principais formas de efetuar o pagamento por aproximação
Definitivamente, a tecnologia trouxe mais facilidade para o nosso cotidiano. Atualmente, softwares, aplicativos e demais soluções tecnológicas colaboram para a melhoria da gestão e da valorização da rede de talentos.
Um grande exemplo é o cardápio digital. Essa é uma ótima forma de adiantar os pedidos e oferecer uma redução de custos dentro do seu restaurante. Com certeza, esse e outros diferenciais colaboram para a construção de um ambiente focado na inovação e produtividade.
Portanto, é muito importante contar com esses auxílios, não só como forma de melhorar a performance do seu restaurante, mas na intenção de deixar o ponto de venda bem mais atrativo aos olhos do consumidor. Conheça abaixo como funciona tal serviço e suas respectivas formas de efetuar o pagamento por aproximação.
Pulseira
Os smartwatches dispõem da tecnologia NFC, citada anteriormente. Dito isso, basta apenas que o cliente aproxime a pulseira da máquina de cartão para realizar a compra. Em suma, essa é uma das medidas mais seguras do pagamento por aproximação.
Celular
Atualmente, existem várias plataformas de pagamento pelo celular e elas funcionam da mesma forma que o subtópico anterior. No entanto, é necessário fazer o cadastro com antecedência, informar o número do cartão que será cobrado o valor e escolher qual empresa que presta esse serviço é mais atrativa para você.
Cartão
Com foco em explorar o pagamento por aproximação, algumas empresas de cartão começaram a permitir esse serviço como forma de cativar o público. Sendo assim, cartões de algumas bandeiras já contam com a tecnologia NFC.
As vantagens da funcionalidade
Definitivamente, o pagamento por aproximação oferece segurança ao cliente e ao proprietário. As plataformas que oferecem tal serviço dispõem de uma alta tecnologia. Afinal, a criptografia é uma tendência tecnológica que se instalou de vez no mercado, inibindo as possibilidades de invasão e roubo de dados.
Esse é um fator que deixa a proposta ainda mais convidativa e vantajosa para os dois lados. Dito isso, é interessante analisar a comodidade que esse método oferece ao consumidor. Uma vez que ele diminui a possibilidade de o cliente ficar esperando longas horas em uma fila.
Em suma, é importante lembrar quanto é essencial focar na facilidade — seja nos processos internos ou externos, principalmente agora nesse cenário de pandemia, que permitiu que as empresas repensassem estratégias para garantir o bem-estar geral. Logo, esse é um investimento que prepara o restaurante para o futuro!
Além disso, é imprescindível constatar que tais medidas ajudam no posicionamento da sua imagem. Essencialmente nos dias atuais, em que as pessoas costumam compartilhar experiências nas redes sociais. Dessa forma, fica evidente a importância de valorizar sua reputação digital e se certificar de que todos saiam satisfeitos do seu estabelecimento.
O que é necessário para se adaptar ao serviço
Primeiramente, é essencial ter uma máquina de cartão de crédito que permita tal serviço. Além disso, é interessante que seu restaurante faça uma campanha focada na divulgação do pagamento por aproximação, maximizando as vantagens desse modelo.
As compras rápidas trazem muitos benefícios ao ponto de venda e são uma ótima oportunidade para trazer mais qualidade ao atendimento. O proprietário deve ter em mente que esse aspecto é bastante avaliado pelo público-alvo — afinal, a excelência ao atender as pessoas define a permanência dele no seu negócio.
Com isso, procure sempre se atualizar e acompanhar os avanços tecnológicos. Ao passo que eles ajudam a garantir sua parcela de mercado e criar uma vantagem competitiva que gere mais destaque diante dos outros.
Como você percebeu, o pagamento por aproximação traz vantagens surpreendentes ao seu negócio. Além de oferecer boas refeições e ter um bom atendimento, é necessário contar com outros atrativos que aumentam a relevância da sua marca. Portanto, fique atento às atualizações e invista em soluções que garantam o seu sucesso.
Continue conosco e veja este artigo que mostra tudo o que você precisa saber sobre os meios de pagamento via QR Code