Veja tudo o que você precisa saber sobre pagamento por aproximação

Inegavelmente, o celular ajuda na realização de diversas tarefas cotidianas. Seja no âmbito pessoal ou profissional, o novo consumidor é totalmente conectado e dependente da tecnologia. Uma vez que ela ajuda a melhorar o desempenho de diversos estabelecimentos. Com propósitos atrativos, muitos já apostam no pagamento por aproximação.

Atualmente, restaurantes investem em meios de pagamentos diversificados. Sempre no intuito de surpreender a clientela e trazer mais comodidade na hora das compras. Principalmente agora que as pessoas fazem o pedido via mensagem instantânea e retiram no local. Em suma, é interessante que sua marca valorize as oportunidades de oferecer boas experiências ao público.

Desse modo, nada melhor que conhecer esse método e aplicá-lo. Quer saber como? Então, continue conosco e veja abaixo as informações pertinentes que preparam sua empresa rumo a mais um passo importante na transformação digital. Boa leitura! 

A tecnologia e o diferencial competitivo

Certamente, muitos proprietários querem garantir a segurança do público. Tanto do externo quanto do interno. O pagamento por aproximação é uma alternativa bastante prática nos dias atuais, uma vez que fazem o uso da tecnologia com inteligência e oferecem a chance de os consumidores não precisarem andar com dinheiro em espécie. 

Primordialmente, otimizar os serviços no ramo alimentício faz parte da construção do diferencial competitivo da marca. Afinal, a internet permitiu a expansão comercial em diversos tipos de segmentos. Desse modo, cresceu a concorrência e a busca por alternativas que chamem atenção e cativem o público-alvo.

Sem dúvidas, esse tipo de serviço chegou para agregar valor ao seu estabelecimento. Em síntese, a melhoria nas opções de compra permite aumentar a sua taxa de conversão. Com isso, nada melhor que apostar em soluções que garantam um aumento na sua receita. 

O que é pagamento por aproximação

Conhecida pela sigla NFC (Near Field Communication), o pagamento por aproximação realiza transações por meio da interação de dois dispositivos. Atualmente, ele pode ser feito por meio de smartphones, as pulseiras Smartwatch e também cartões de crédito que dispõem de um ícone característico do wi-fi.

Entretanto, alguns bancos digitais costumam pedir a senha caso a compra ultrapasse um determinado valor. Mundialmente conhecido por contactless, tal serviço se popularizou no primeiro trimestre de 2020 na América Latina. Sem dúvidas, uma grande tendência que ajudou a garantir a lucratividade de muitos estabelecimentos. 

As principais formas de efetuar o pagamento por aproximação

Definitivamente, a tecnologia trouxe mais facilidade para o nosso cotidiano. Atualmente, softwares, aplicativos e demais soluções tecnológicas colaboram para a melhoria da gestão e da valorização da rede de talentos.

Um grande exemplo é o cardápio digital. Essa é uma ótima forma de adiantar os pedidos e oferecer uma redução de custos dentro do seu restaurante. Com certeza, esse e outros diferenciais colaboram para a construção de um ambiente focado na inovação e produtividade.

Portanto, é muito importante contar com esses auxílios, não só como forma de melhorar a performance do seu restaurante, mas na intenção de deixar o ponto de venda bem mais atrativo aos olhos do consumidor. Conheça abaixo como funciona tal serviço e suas respectivas formas de efetuar o pagamento por aproximação. 

Pulseira

Os smartwatches dispõem da tecnologia NFC, citada anteriormente. Dito isso, basta apenas que o cliente aproxime a pulseira da máquina de cartão para realizar a compra. Em suma, essa é uma das medidas mais seguras do pagamento por aproximação.

Celular

Atualmente, existem várias plataformas de pagamento pelo celular e elas funcionam da mesma forma que o subtópico anterior. No entanto, é necessário fazer o cadastro com antecedência, informar o número do cartão que será cobrado o valor e escolher qual empresa que presta esse serviço é mais atrativa para você.

Cartão

Com foco em explorar o pagamento por aproximação, algumas empresas de cartão começaram a permitir esse serviço como forma de cativar o público. Sendo assim, cartões de algumas bandeiras já contam com a tecnologia NFC. 

As vantagens da funcionalidade

Definitivamente, o pagamento por aproximação oferece segurança ao cliente e ao proprietário. As plataformas que oferecem tal serviço dispõem de uma alta tecnologia. Afinal, a criptografia é uma tendência tecnológica que se instalou de vez no mercado, inibindo as possibilidades de invasão e roubo de dados. 

Esse é um fator que deixa a proposta ainda mais convidativa e vantajosa para os dois lados. Dito isso, é interessante analisar a comodidade que esse método oferece ao consumidor. Uma vez que ele diminui a possibilidade de o cliente ficar esperando longas horas em uma fila.

Em suma, é importante lembrar quanto é essencial focar na facilidade — seja nos processos internos ou externos, principalmente agora nesse cenário de pandemia, que permitiu que as empresas repensassem estratégias para garantir o bem-estar geral. Logo, esse é um investimento que prepara o restaurante para o futuro!

Além disso, é imprescindível constatar que tais medidas ajudam no posicionamento da sua imagem. Essencialmente nos dias atuais, em que as pessoas costumam compartilhar experiências nas redes sociais. Dessa forma, fica evidente a importância de valorizar sua reputação digital e se certificar de que todos saiam satisfeitos do seu estabelecimento.

O que é necessário para se adaptar ao serviço

Primeiramente, é essencial ter uma máquina de cartão de crédito que permita tal serviço. Além disso, é interessante que seu restaurante faça uma campanha focada na divulgação do pagamento por aproximação, maximizando as vantagens desse modelo.

As compras rápidas trazem muitos benefícios ao ponto de venda e são uma ótima oportunidade para trazer mais qualidade ao atendimento. O proprietário deve ter em mente que esse aspecto é bastante avaliado pelo público-alvo — afinal, a excelência ao atender as pessoas define a permanência dele no seu negócio.

Com isso, procure sempre se atualizar e acompanhar os avanços tecnológicos. Ao passo que eles ajudam a garantir sua parcela de mercado e criar uma vantagem competitiva que gere mais destaque diante dos outros. 

Como você percebeu, o pagamento por aproximação traz vantagens surpreendentes ao seu negócio. Além de oferecer boas refeições e ter um bom atendimento, é necessário contar com outros atrativos que aumentam a relevância da sua marca. Portanto, fique atento às atualizações e invista em soluções que garantam o seu sucesso. 

Continue conosco e veja este artigo que mostra tudo o que você precisa saber sobre os meios de pagamento via QR Code

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This