Descubra os 4 passos para aplicar uma pesquisa de satisfação do cliente
pesquisa de satisfação do cliente

Quem trabalha com comida sabe que agradar à clientela é fundamental para que o negócio dê certo. Uma das ferramentas para identificar se seu restaurante está atingindo os objetivos esperados é a pesquisa de satisfação do cliente.

Ouvir diretamente dos clientes quais são suas opiniões sobre a comida, atendimento e outras variáveis é um aprendizado muito interessante. Por isso, saber o que perguntar e como fazer a pesquisa é uma ótima iniciativa.

Quer saber mais sobre a pesquisa de satisfação do cliente para aplicar em seu restaurante? Confira nossas dicas e 4 passos para implementá-la em sua empresa!

Está com pouco tempo para a leitura? Experimente escutar nosso artigo no player abaixo:

Como funciona a pesquisa de satisfação do cliente?

O aumento das interações pela internet, inclusive nos restaurantes delivery e entrega por aplicativos, criou um costume de que os consumidores deixem relatos sobre sua experiência. Essas avaliações sobre o trabalho dos restaurantes pesam cada vez mais na escolha dos outros clientes, podendo influenciar o volume de novos pedidos.

Para ajudar com as melhorias na satisfação dos clientes, não há necessidade de esperar por críticas. Agir proativamente, fazendo pesquisas, é muito mais interessante. A pesquisa de satisfação normalmente envolve o uso de questionários.

Os modelos de perguntas variam bastante e podem ser curtos, pedindo apenas uma nota de 0 a 10. Também há opções mais detalhadas, com perguntas abertas ou de múltipla escolha. Para selecionar a melhor opção em seu caso, siga os passos a seguir.

1. Defina objetivos

O primeiro passo da pesquisa de satisfação do cliente é entender o que seu restaurante quer saber. Há muitos pontos que podem ser avaliados, em um mesmo questionário ou em várias oportunidades, tais como:

  • alimentos consumidos;
  • variedade do cardápio;
  • qualidade do atendimento;
  • satisfação com as embalagens;
  • eficiência do delivery;
  • contentamento com promoções e ofertas

2. Determine os canais

Por quais meios você questionará seus clientes? Essa pergunta ajuda a descobrir tanto qual será o volume de informação coletada quanto a estrutura necessária.

Uma pesquisa em papel, por exemplo, precisa de um local para ser preenchida, papel, caneta e uma urna para depósito. O ideal é que ela seja curta, para não desestimular as respostas.

3. Utilize o NPS

A sigla quer dizer Net Promoter Score, ou seja, pontuação de indicação à rede. A ideia é avaliar se o cliente está fidelizado e se indicaria o restaurante a outras pessoas. Diversos estudos apontam que, se tiver que medir apenas uma variável, usar o NPS é a melhor aposta.

As perguntas são formuladas sempre com uma escala, de zero a dez, para que o cliente indique se indicaria o restaurante ou não. Qualquer média inferior a sete gera a necessidade de pesquisar mais a fundo o que está acontecendo.

4. Use ferramentas específicas

Para facilitar sua vida, utilizar ferramentas tecnológicas é uma excelente opção. Um sistema de gestão integrada para o atendimento conta com opções de pesquisas pré-formatadas, para envio e acompanhamento de estatísticas. Assim, é possível ouvir seus consumidores sem ter muito trabalho com a coleta de dados.

A pesquisa de satisfação do cliente é uma ferramenta muito útil para os restaurantes identificarem o grau de fidelização de seus clientes. Por meio dela, também é possível identificar pontos fortes, itens para melhoria e falhas que precisam de correção. Ouvir os consumidores é fundamental para o sucesso de seu negócio.

Qual sua experiência com as opiniões dos consumidores? Já utilizou pesquisas de satisfação? Deixe um comentário abaixo!

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