práticas ecológicas

Cada vez mais, as empresas estão preocupadas com sustentabilidade. Isso acontece não somente a fim de reduzir custos, mas também para implantar práticas ecológicas que preservem o nosso planeta. O tempo todo, o meio ambiente sofre agressões causadas pelo nosso consumo desenfreado dos recursos naturais e pela poluição.

Os restaurantes, por exemplo, precisam utilizar muitas embalagens plásticas e água para lavagem do estabelecimento e de utensílios, além de papel para comandas e processos administrativos. Caso o negócio trabalhe com delivery, esses consumos são ainda maiores.

Se você também se preocupa com o meio ambiente, separamos 5 dicas de práticas ecológicas que podem ser adotadas o quanto antes na sua empresa. Confira!

1. Substitua embalagens

O plástico das sacolas demora mais de 100 anos para se decompor. Já aquele das embalagens levará até 450 anos para a completa decomposição. Para que o seu estabelecimento não contribua com isso, uma das práticas ecológicas mais simples de serem implantadas é a substituição das embalagens comuns de delivery pelos modelos biodegradáveis, que são feitos de material reciclado ou que não seja o plástico.

2. Contenha os gastos com energia

Certamente, as contas com energia estão entre os maiores gastos de um estabelecimento. São equipamentos, geladeiras, computadores, televisores, entre outros, ligados por muito tempo. Há ainda a iluminação do local.

Os processos de geração de energia sempre provocam impactos negativos no ambiente, seja pelo consumo de combustível, seja pela emissão de gases que provocam o efeito estufa. Assim sendo, quanto mais energia as pessoas consomem, maior será a necessidade de produção. Além disso, mais elevados também serão os gastos de consumo no final do mês.

Para evitar esse verdadeiro ciclo de gasto e consumo, você pode:

  • deixar computadores, televisores e equipamentos — que não forem de refrigeração ou de aquecimento — desligados quando fechar o estabelecimento;
  • utilizar lâmpadas fluorescentes;
  • substituir equipamentos de cozinha muito antigos, pois eles têm um gasto energético muito grande e uma eficiência baixa;
  • usar sensores de presença.

3. Diminua a utilização de papel

O uso desenfreado e o descarte incorreto de papel é outro problema que preocupa os órgãos ambientais. Além de ser necessário derrubar árvores para produzir o papel, são gastos, em média, 100.000 litros de água para cada tonelada desse item. Considerando o largo consumo e a exportação do material, o meio ambiente é fortemente agredido.

Para diminuir o consumo de papel no seu restaurante e no delivery, a sua melhor aliada para uma prática ecológica é a utilização da tecnologia. A automação de processos reduz consideravelmente a necessidade de utilizar folhas e cadernos.

Um ótimo exemplo para isso é a implementação de um bom aplicativo para receber pedidos e gerenciar todo o processo de delivery. Dessa maneira, além de otimizar sua gestão, você reduzirá o consumo de papel e os gastos com compra de insumos de escritório.

4. Adote a reciclagem

O ato de reciclar é umas das práticas ecológicas mais eficientes no processo de redução do lixo que é jogado no ambiente. Óleos vegetais, por exemplo, devem ser descartados em garrafas PET ou galões e levados às empresas especializadas em reutilizá-los.

Já o lixo orgânico, como cascas de frutas, legumes e verduras, pode virar um adubo de primeira por meio da compostagem. Lembre-se: o que não pode ser reduzido e nem reutilizado pode ser reciclado.

5. Reduza o consumo de água

O desperdício e o grande consumo de água é outro fator que merece sua atenção. Existem mudanças de hábitos e práticas ecológicas que podem ser adaptadas para ajudar na preservação desse bem tão valioso. Algumas são:

  • crie uma política para economia de água;
  • substitua torneiras comuns pelos modelos temporizados;
  • reutilize água da chuva e de torneiras para a lavagem do local;
  • mude o hábito de lavar para o de varrer onde for possível, como nas calçadas.

Com algumas mudanças e pequenos investimentos, é possível adotar práticas ecológicas que contribuem para a preservação da natureza, criando um lugar mais limpo e saudável de se viver. Comece realizando isso no seu restaurante e incentive clientes e funcionários a fazerem o mesmo!

Este post foi útil para você? Aproveite que está por aqui, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas dicas e novidades!

 

Powered by Rock Convert

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This