
Um prato executivo, também chamado de prato feito, é uma refeição que já vem pronta. Ou seja, a pessoa não pode trocar seus ingredientes. Geralmente contendo feijão, arroz, proteína e salada, ele faz sucesso por ter preço acessível, o que o torna muito popular. Por isso, vale a pena investir nos pratos executivos mais vendidos para o seu restaurante.
A seguir, confira 5 opções das mais conhecidas e apreciadas pelos clientes. Veja também alguns motivos importantes de por que colocá-los em seu restaurante. Boa leitura.
5 pratos executivos mais vendidos para o seu menu.
Como você viu, os pratos executivos são práticos, pois já estão definidos. Assim, facilitam o preparo para o restaurante, bem como ajudam a pessoa que tem pressa a escolher de forma mais fácil. Dessa forma, ela pode se alimentar bem por um preço acessível.
É claro que também os pratos executivos permitem variações, mas num geral, algumas opções são clássicas e bastante procuradas por quem consome este tipo de menu. A seguir, confira 5 delas que você pode ter em seu restaurante.
1. Strogonoff
Um dos pratos executivos mais vendidos entre as opções, o strogonoff é famoso por sua combinação deliciosa: arroz, batata palha e carne de frango ou bovina.
Seja com molho que vai creme de leite ou não, muitas pessoas adoram esta opção e até a escolhem por não ser acompanhada de feijão. Assim, ele é um clássico que você precisa ter.
Aliás, também é possível variar o tradicional, adicionando champignon na receita ou, ainda, uma salada de tomate-cereja, que vai muito bem.
2. Bife à parmegiana
O bife à parmegiana é um dos pratos mais democráticos, pois permite diferentes combinações. Basicamente, ele é o bife à milanesa frito, que leva molho de tomate e queijo muçarela derretido.
Como acompanhamentos, os dois principais são o arroz e a batata, que pode ser palha, mas também a chips, cortada em rodelas. Além disso, o prato também pode vir com salada de folhas e feijão. Outra variação ocorre nas carnes, já que é possível usar tanto um filé de frango quanto um filé mignon.
3. Filé de peixe
O filé de peixe também é encontrado em versões variadas, como à parmegiana e à milanesa. Uma de suas opções bastante populares é o preparado com especiarias ao forno.
Para acompanhá-lo, arroz e salada de folhas ou arroz com legumes é uma opção. Já em uma versão menos light, ele combina bem com batatas fritas e arroz, também com salada de folhas.
4. Bife à milanesa
O bife à milanesa é outro “pf” bastante popular. Basicamente, ele é um bife de qualquer tipo de carne, que é empanado e frito.
Além disso, tende a acompanhar arroz e feijão, bem como pode contar com purê de batata ou batata frita como acompanhamento. No quesito salada, o básico tomate e alface também pode estar presente.
5. Filé de frango
Muito popular para quem gosta de fugir de alimentos fritos, o filé de frango é preparado com muito menos gordura, já que não é mergulhado em óleo.
Muito popular como opção fitness, ele tanto é consumido sozinho, apenas com salada variada de folhas e tomate-cereja, quanto acompanhado por arroz, feijão, salada e batata frita.
Por que incluir os pratos executivos mais vendidos em seu restaurante?
Viu, como é legal conhecer os pratos executivos mais vendidos? Agora você pode montar um cardápio bem variado em seu restaurante. Mas além disso, optar por eles garante outras vantagens. Saiba quais são elas a seguir.
Atrair mais clientes
Aproveitando da popularidade dos pratos, um dos maiores benefícios de tê-los em seu menu, é atrair mais pessoas. Isso porque, mesmo que haja outras opções de escolha ou que o restaurante sirva um bufê, sempre há alguém que procura o que já gosta ou que precisa fazer escolhas rápidas.
Nesse sentido, os pratos executivos facilitam, pois a pessoa tende a se preocupar apenas em decidir a carne que quer comer. Além disso, por suas combinações mais simples, eles costumam ser os mais acessíveis. Portanto, atraem pessoas que almoçam fora todos os dias e não podem gastar muito.
Trabalhar com menu padronizado
Você pode usar os pratos executivos apenas como parte do menu ou torná-los o seu carro-chefe. Independentemente de sua escolha, o fato de que são padronizados ajuda muito no seu dia a dia.
Isso porque as receitas não costumam mudar, bastando você se preocupar com o preparo adequado dos alimentos, bem como sua temperatura e tempero único. Com isso, não só a refeição sai mais rápida para o cliente, como também os funcionários podem otimizar a rotina da cozinha, já que as opções se repetem todos os dias.
Facilitar a logística
Pensando na logística de seu restaurante, principalmente na compra de estoque e armazenamento de alimentos, os pratos executivos mais vendidos também são vantajosos. Afinal, você trabalha com uma cartela de ingredientes frequente, o que evita gastos com alimentos mais caros.
Além disso, sabendo quais alimentos precisa armazenar e sua quantidade, é possível estruturar melhor o restaurante, garantindo o espaço adequado para cada um. Assim, você também consegue evitar desperdícios de comida.
Outro aspecto importante é que, considerando que muitas pessoas têm pressa para almoçar, lidar com pratos executivos agiliza o preparo dos ingredientes na cozinha. Assim, ao chegar na hora do almoço, a pessoa é atendida rapidamente, evitando que vá para outro local.
Escolher com facilidade
Você viu como há vários pratos executivos mais vendidos, certo? Por isso, na hora de montar o restaurante, eles ajudam você a escolher o cardápio mais fácil.
Afinal, você pode colocar uma opção com as principais carnes, frango, boi, peixe e porco, e a partir disso, manter acompanhamentos padrões, como arroz e feijão. Depois, basta variar em acompanhamentos extras ou opcionais, como farofa, batata frita e saladas e você terá um cardápio bem completo.
Assim, de tempos em tempos, pode até incluir um prato ou acompanhamento que é novidade, mas sem deixar os tradicionais de lado. Já para quem quer se diferenciar logo de cara, com base nos pratos que passamos, você pode fazer adaptações. Por exemplo, trocar a salada de folhas por salada de grão-de-bico ou bife à parmegiana por alguma opção vegana.
O famoso “pf” é uma das refeições mais populares do Brasil. Atendendo quem tem pressa ou quer economizar, ele é popular e sempre segue um padrão. Por isso, os pratos executivos mais vendidos valem a pena, quando você vai definir o cardápio do seu restaurante. Afinal, eles têm um modelo fácil de seguir, mas permite algumas variações, o que pode reforçar a sua identidade e é ótimo para quem trabalha com delivery.
Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba mais dicas para o seu restaurante.