
Em um mundo cada vez mais digital, os consumidores têm ficado mais difíceis de conquistar e reter. Sendo assim, algumas estratégias podem ser usadas para divulgar os estabelecimentos e fortalecer a marca. Uma delas é a utilização de materiais impressos no restaurante.
Neste post, confira por que esses materiais ainda fazem diferença para os restaurantes e conheça alguns deles. Além disso, veja dicas de como escolher os ideais para você. Boa leitura!
O que são materiais impressos no restaurante e por que fazem diferença?
Os materiais impressos são produtos gráficos elaborados para atender diferentes estabelecimentos. Podendo divulgar uma marca, promover ações ou serem usados no consumo, eles são criados com o objetivo de falar sobre uma empresa e fortalecer seu vínculo com os clientes.
Mas e o digital?
As informações online são essenciais, especialmente para empresas que tenham sites ou aplicativos de venda. Porém, as peças gráficas têm forte apelo físico. Por essa razão, devem ser usadas tanto para acompanhar produtos em delivery quanto no próprio estabelecimento.
Por exemplo, em um restaurante os guardanapos são usados durante o consumo. Mas, se o cliente decide tirar uma foto do prato e postar em suas redes sociais, essa peça pode ir muito além de seu uso comum. Afinal, se for personalizada e aparecer na foto, mesmo que o cliente não marque o restaurante ou diga onde está, o logotipo pode divulgar a empresa.
Quais os principais materiais impressos no restaurante e suas vantagens?
Alguns materiais impressos no restaurante se destacam e podem apresentar muitas vantagens para o negócio. Veja a seguir alguns exemplos.
Cardápio
De forma geral, o cardápio serve para informar aos clientes os preços dos produtos servidos no estabelecimento e, provavelmente, é um dos itens mais visualizados. Por essa razão, ele também é um excelente canal para outros usos, apresentando vantagens, como:
- poder reafirmar a marca para o cliente, por meio de seus elementos visuais;
- ajudar a complementar a identidade visual do estabelecimento;
- mostrar fotos e atrair o cliente para a compra de mais de um produto;
- poder conter parcerias com outras empresas e ser um veículo de informação.
Flyers
Os flyers são peças com cerca de 10 cm x 20 cm. Promocionais, eles podem transmitir mensagens em sua frente ou verso. Dentro do estabelecimento, podem mostrar, por exemplo, promoções da semana. Já no delivery, são ideais para serem enviados com produtos, oferecendo um código de desconto para a próxima compra.
Folders
Maiores que os flyers e com dobras, os folders são práticos e têm várias páginas, que podem conter diferentes informações. Por essa razão, são excelentes cardápios, que podem ser usados tanto no restaurante quanto no delivery.
Aliás, neste último caso, eles não ocupam muito espaço e podem ser uma forma de os clientes visualizarem rapidamente o que querem pedir e as informações para entrar em contato.
Cartões de visita
Como no ramo corporativo, os cartões de visita cumprem uma importante função que é fazer com que os clientes se lembrem de sua empresa. Nesse caso, para restaurantes, isso pode significar não só que o contato será passado para amigos, mas também que o cliente pode contratar a empresa para serviços específicos, como bufê de casamento.
Como escolher os materiais impressos ideais e quando investir?
Existem diferentes tipos de materiais impressos no restaurante. Por isso, é importante ter cuidado na escolha. Nesse caso, vale a pena pensar no objetivo do material e se ele cumpre uma função única, diferente de outros produtos gráficos.
Além disso, para saber quando investir, é importante observar o uso. Por exemplo, cardápios são peças que você sempre deve ter no restaurante. Já se trabalha com delivery, os folders também são essenciais. Mas flyers, por exemplo, só devem ser usados se houver alguma informação extra ou desconto a ser dado.
Mesmo com a atuação no mundo digital, os materiais impressos no restaurante ainda fazem diferença. Afinal, podem aproximar os consumidores da marca. Portanto, é importante saber quais peças escolher, bem como determinar as informações que devem ter. Assim, será possível promover ações de valor e campanhas interessantes, que possam atrair mais público e tornar sua empresa mais conhecida.
Gostou do post? Aprenda também as boas práticas do delivery!