Veja a psicologia do pedido online e as suas vantagens - Blog Neemo
psicologia-do-pedido-online

Com a procura cada vez mais forte por alternativas para comprar pela internet, os restaurantes que querem se manter no mercado precisam investir no pedido online. A organização do atendimento ao cliente, a otimização da jornada de compra e a adoção de ferramentas que favoreçam a conclusão do pedido são elementos muito importantes para levar em consideração nesse momento.

Está com pouco tempo para a leitura? Experimente escutar nosso artigo no player abaixo:

Comprar de um restaurante online, muitas vezes sem ter ido presencialmente ao estabelecimento, requer um processo de venda especial. Saber como atrair, conquistar clientes e levá-los a fazer um pedido é um aprendizado à parte. Aqui, compreender a psicologia por trás desse cenário é uma ótima forma de ser bem-sucedido!

Para entender melhor a tomada de decisão em um pedido online, leia este artigo até o final!

O que é um pedido online?

O pedido online acontece quando um cliente procura seu restaurante para encomendar comida por delivery. A forma como o cliente chega ao seu negócio pode variar, de acordo com a estratégia de divulgação do restaurante: anúncios, publicações impulsionadas, participação em aplicativos de entrega, promoções divulgadas no bairro etc.

Investir na atração de clientes é uma ótima ideia, mas também é preciso buscar a melhor forma de atender a quem se interessa em fazer um pedido online.

Como é o processo de decisão no pedido online?

A forma que as pessoas decidem fechar um negócio é amplamente estudada pelos cientistas e agentes do mercado. Estudos apontam que pesquisas pela internet já tomam o maior espaço na decisão de compra, mesmo para os casos em que o cliente vai à loja.

Entre o cliente chegar a seu restaurante e fazer um pedido online, existem alguns passos, percorrendo o chamado funil de vendas. Após saber de seu negócio e se interessar, o cliente busca conhecer as opções do restaurante, avaliar os produtos, os preços e também analisar os feedbacks de clientes anteriores em redes sociais e aplicativos de entregas. Tudo isso entrará no conceito que o cliente criará do restaurante e no interesse em fechar pedidos, agora ou no futuro.

Quais são os elementos que convencem a fazer um pedido online?

Partindo do conhecimento adquirido nos estudos de comportamento, o restaurante deve otimizar sua presença online para fechar mais pedidos. Isso não quer dizer usar a psicologia para manipular o cliente, mas sim entender quais são as características que atraem, quais as informações essenciais e como o serviço deve ser formatado.

Adotar um sistema de pedidos online que integre diversos meios de comunicação e facilite a gestão é uma ótima ideia para não perder nenhuma oportunidade. Além disso, o sistema de pedidos deve ser pensado para uma boa experiência, valorizando os produtos. Os principais elementos que atraem clientes são:

  • estímulos visuais, com boas fotos dos produtos, cores agradáveis e um sistema de pedidos de fácil navegação;
  • descrições detalhadas dos itens do cardápio, escritas de forma a estimular a imaginação do consumidor e ajudar a entender como é a comida;
  • apresentação da reputação do restaurante, com os feedbacks de clientes e demonstrações de atendimento às solicitações ou queixas dos consumidores.

O pedido online veio para ficar. Na verdade, hoje já se fala em um crescimento ainda maior do setor nos próximos anos. Quem atua no ramo alimentício não pode perder de vista as oportunidades do delivery de comida para a sustentabilidade de seus negócios. Conhecer as ferramentas disponíveis e como o cliente interage com elas garante uma vantagem estratégica para os restaurantes que se dedicam ao setor.

Quer ficar por dentro das novidades do universo do delivery e das ferramentas digitais? Assine nossa newsletter para receber conteúdos gratuitos em seu e-mail!

Powered by Rock Convert

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This