custo de panfletagem

Se formos estudar a história da publicidade, veremos que a panfletagem é um dos meios mais antigos que as empresas adotam para vender os seus produtos e serviços. Os primeiros folhetos de cunho comercial dos quais que se tem registro circularam por volta do ano de 1650, para se ter uma ideia.

É claro que com o passar do tempo outros canais de comunicação surgiram e fizeram com que os folhetos perdessem espaço nas estratégias de marketing. Atualmente, é importante saber calcular o custo de panfletagem para verificar se a ação realmente é válida para um negócio.

Neste post, vamos falar mais sobre o custo de panfletagem, para que você descubra se isso ainda vale a pena para o seu restaurante. Acompanhe!

Qual é a relação entre a panfletagem e o mercado de delivery? Ainda vale a pena investir nesse tipo de mídia?

Falando mais especificadamente do mercado de delivery, é comum vermos nas ruas das cidades entregadores distribuindo panfletos de restaurantes de delivery. O objetivo dessas atividades é fazer com que os passantes saibam sobre o serviço e possam solicitar a tele-entrega de alimentos em suas casas ou empresas.

Muito embora as redes sociais e outros canais de mídia digital tenham trazido outras formas mais eficientes para atrair clientes para um restaurante de delivery, a panfletagem ainda é comum

Porém, nem sempre investir em esse tipo de mídia é tão relevante. O primeiro passo para saber se isso vale a pena ou não é fazer uma pesquisa que demonstre uma média da quantidade de pessoas que fazem pedidos e que conheceram o seu estabelecimento por meio de panfletos.

Você pode fazer essa pergunta quando receber as ligações ou mensagens de WhatsApp solicitando a tele-entrega. Assim, anote os resultados e crie uma média diária, semanal e mensal de pessoas que entram em contato por conta das ações de panfletagem.

Como calcular o custo de panfletagem para delivery?

Para calcular o custo de panfletagem para delivery, existem uma série de fatores que precisam ser levados em consideração. Veja quais são eles, na sequência!

Design do material

O primeiro passo para saber o custo da panfletagem é a criação da arte do material. Se você tem uma agência de publicidade que gerencia a sua comunicação, solicite um orçamento para a elaboração desse tipo de material.

Caso contrário, uma boa alternativa é contratar designers freelancers para que desenvolvam esse trabalho.

Impressão dos panfletos

Depois de você ter a arte pronta, é preciso encontrar uma boa gráfica para fazer a impressão dos arquivos. Há opções de gráficas expressas na internet, que cobram preços bem mais atrativos.

Porém, é preciso ter cuidado. Você precisa garantir que o seu panfleto tenha uma boa qualidade, para passar uma boa impressão ao público que o recebe. Por isso, convém solicitar uma amostra do material, para verificar se as cores são impressas de forma correta, se as imagens têm qualidade, se a sua identidade visual está bem aplicada etc.

É importante, ainda, atentar para o formato do seu panfleto, pois isso influencia no custo para a elaboração da arte e da impressão. Quando falamos em materiais de papelaria, as principais opções são as seguintes:

  • panfleto tradicional: são mais simples, contendo em média duas cores e impressos em papel sulfite. O formato pode ser A5 ou A6;
  • folheto: tem qualidade superior à do panfleto tradicional, podendo utilizar mais cores na impressão e um papel um pouco mais grosso. O formato pode ser A5 ou A4;
  • flyer: são materiais ainda mais elaborados do que os folhetos, com um acabamento diferenciado, podendo até mesmo receber uma camada de verniz para  que o papel tenha brilho. Os formatos de flyers podem ser A5 ou A4;
  • folder: a diferença entre flyer e folder é que a primeira opção não tem dobras e a outra sim.

Como você pode perceber, são vários os tipos de materiais impressos e cada um deles tem características específicas. Os folders são mais caros, pois além da impressão ainda precisam ser dobrados, o que gera mais trabalho para a gráfica.

Nesse caso, convém que você escolha entre as opções e verifique qual é o objetivo da sua comunicação. Se for apenas divulgar o delivery, o panfleto tradicional é uma boa opção. Porém, para ir mais além e criar uma imagem positiva perante o público, utilizar o flyer ou o folder pode ser mais interessante.

Entrega dos panfletos

Depois de ter os panfletos impressos, é chegado o momento de distribuí-los para as pessoas. Para isso, é necessário contratar pessoas que façam esse tipo de trabalho e solicitar que elas distribuam o material em ruas estratégicas da sua cidade.

Convém, no entanto, verificar se os entregadores são de confiança. De nada adianta pagar mais barato e os panfletos pararem no lixo, por exemplo.

Outra ideia é dar brindes para os porteiros dos prédios, para que eles coloquem panfletos nas caixinhas de correio dos moradores do condomínio. O mesmo pode ser feito com recepcionistas de hotéis, que podem receber algum bônus em seu restaurante para que entreguem panfletos aos hóspedes.

De maneira geral, para fazer o cálculo do custo de panfletagem, você precisa somar os gastos que terá com todos esses itens que listamos. Depois disso, verifique o retorno que a estratégia traz e conclua se ela é válida ou não para o seu negócio.

Que alternativas podem ser utilizadas para substituir a panfletagem?

A internet proporcionou uma infinidade de maneiras para que a panfletagem seja substituída por outros meios de divulgação. Assim, é possível utilizar redes sociais como o Facebook e o Instagram, colocar o seu estabelecimento no Google Meu Negócio, entre outras ações.

Essas ações podem ser mais eficientes do que a panfletagem nos dias de hoje, uma vez que grande parte das pessoas utilizam essas mídias. Além disso tudo, você ainda pode ter o seu próprio aplicativo, possibilitando que os clientes sempre façam pedidos por seus smartphones.

Agora você já sabe como calcular o custo de panfletagem. Portanto, verifique se essa prática ainda é útil para o seu negócio ou se é mais conveniente adotar outras técnicas de marketing.

Compartilhe conosco a sua experiência! Deixe um comentário no espaço abaixo!

Powered by Rock Convert

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This