Qual o custo de panfletagem? Descubra se vale a pena para o seu negócio!
custo de panfletagem

Se formos estudar a história da publicidade, veremos que a panfletagem é um dos meios mais antigos que as empresas adotam para vender os seus produtos e serviços. Os primeiros folhetos de cunho comercial dos quais que se tem registro circularam por volta do ano de 1650, para se ter uma ideia.

É claro que com o passar do tempo outros canais de comunicação surgiram e fizeram com que os folhetos perdessem espaço nas estratégias de marketing. Atualmente, é importante saber calcular o custo de panfletagem para verificar se a ação realmente é válida para um negócio.

Neste post, vamos falar mais sobre o custo de panfletagem, para que você descubra se isso ainda vale a pena para o seu restaurante. Acompanhe!

Qual é a relação entre a panfletagem e o mercado de delivery? Ainda vale a pena investir nesse tipo de mídia?

Falando mais especificadamente do mercado de delivery, é comum vermos nas ruas das cidades entregadores distribuindo panfletos de restaurantes de delivery. O objetivo dessas atividades é fazer com que os passantes saibam sobre o serviço e possam solicitar a tele-entrega de alimentos em suas casas ou empresas.

Muito embora as redes sociais e outros canais de mídia digital tenham trazido outras formas mais eficientes para atrair clientes para um restaurante de delivery, a panfletagem ainda é comum

Porém, nem sempre investir em esse tipo de mídia é tão relevante. O primeiro passo para saber se isso vale a pena ou não é fazer uma pesquisa que demonstre uma média da quantidade de pessoas que fazem pedidos e que conheceram o seu estabelecimento por meio de panfletos.

Você pode fazer essa pergunta quando receber as ligações ou mensagens de WhatsApp solicitando a tele-entrega. Assim, anote os resultados e crie uma média diária, semanal e mensal de pessoas que entram em contato por conta das ações de panfletagem.

Como calcular o custo de panfletagem para delivery?

Para calcular o custo de panfletagem para delivery, existem uma série de fatores que precisam ser levados em consideração. Veja quais são eles, na sequência!

Design do material

O primeiro passo para saber o custo da panfletagem é a criação da arte do material. Se você tem uma agência de publicidade que gerencia a sua comunicação, solicite um orçamento para a elaboração desse tipo de material.

Caso contrário, uma boa alternativa é contratar designers freelancers para que desenvolvam esse trabalho.

Impressão dos panfletos

Depois de você ter a arte pronta, é preciso encontrar uma boa gráfica para fazer a impressão dos arquivos. Há opções de gráficas expressas na internet, que cobram preços bem mais atrativos.

Porém, é preciso ter cuidado. Você precisa garantir que o seu panfleto tenha uma boa qualidade, para passar uma boa impressão ao público que o recebe. Por isso, convém solicitar uma amostra do material, para verificar se as cores são impressas de forma correta, se as imagens têm qualidade, se a sua identidade visual está bem aplicada etc.

É importante, ainda, atentar para o formato do seu panfleto, pois isso influencia no custo para a elaboração da arte e da impressão. Quando falamos em materiais de papelaria, as principais opções são as seguintes:

  • panfleto tradicional: são mais simples, contendo em média duas cores e impressos em papel sulfite. O formato pode ser A5 ou A6;
  • folheto: tem qualidade superior à do panfleto tradicional, podendo utilizar mais cores na impressão e um papel um pouco mais grosso. O formato pode ser A5 ou A4;
  • flyer: são materiais ainda mais elaborados do que os folhetos, com um acabamento diferenciado, podendo até mesmo receber uma camada de verniz para  que o papel tenha brilho. Os formatos de flyers podem ser A5 ou A4;
  • folder: a diferença entre flyer e folder é que a primeira opção não tem dobras e a outra sim.

Como você pode perceber, são vários os tipos de materiais impressos e cada um deles tem características específicas. Os folders são mais caros, pois além da impressão ainda precisam ser dobrados, o que gera mais trabalho para a gráfica.

Nesse caso, convém que você escolha entre as opções e verifique qual é o objetivo da sua comunicação. Se for apenas divulgar o delivery, o panfleto tradicional é uma boa opção. Porém, para ir mais além e criar uma imagem positiva perante o público, utilizar o flyer ou o folder pode ser mais interessante.

Entrega dos panfletos

Depois de ter os panfletos impressos, é chegado o momento de distribuí-los para as pessoas. Para isso, é necessário contratar pessoas que façam esse tipo de trabalho e solicitar que elas distribuam o material em ruas estratégicas da sua cidade.

Convém, no entanto, verificar se os entregadores são de confiança. De nada adianta pagar mais barato e os panfletos pararem no lixo, por exemplo.

Outra ideia é dar brindes para os porteiros dos prédios, para que eles coloquem panfletos nas caixinhas de correio dos moradores do condomínio. O mesmo pode ser feito com recepcionistas de hotéis, que podem receber algum bônus em seu restaurante para que entreguem panfletos aos hóspedes.

De maneira geral, para fazer o cálculo do custo de panfletagem, você precisa somar os gastos que terá com todos esses itens que listamos. Depois disso, verifique o retorno que a estratégia traz e conclua se ela é válida ou não para o seu negócio.

Que alternativas podem ser utilizadas para substituir a panfletagem?

A internet proporcionou uma infinidade de maneiras para que a panfletagem seja substituída por outros meios de divulgação. Assim, é possível utilizar redes sociais como o Facebook e o Instagram, colocar o seu estabelecimento no Google Meu Negócio, entre outras ações.

Essas ações podem ser mais eficientes do que a panfletagem nos dias de hoje, uma vez que grande parte das pessoas utilizam essas mídias. Além disso tudo, você ainda pode ter o seu próprio aplicativo, possibilitando que os clientes sempre façam pedidos por seus smartphones.

Agora você já sabe como calcular o custo de panfletagem. Portanto, verifique se essa prática ainda é útil para o seu negócio ou se é mais conveniente adotar outras técnicas de marketing.

Compartilhe conosco a sua experiência! Deixe um comentário no espaço abaixo!

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