
Trabalhar com alimentação é uma ótima opção para quem empreender. Em tempos de distanciamento social, popularização da tecnologia e maior costume com os aplicativos, quem pensa em negócios digitais sai na frente. Por isso, aprender como montar um restaurante delivery se tornou uma proposta ainda mais atraente para quem deseja fazer sucesso no setor alimentício.
Ao oferecer o serviço de entregas, seu restaurante já larga na frente, pois ele pode ajudar a aumentar o faturamento e fidelizar clientes, o que é importantíssimo para o sucesso do empreendimento.
Para conseguir organizar um negócio bem-sucedido, é importante entender os elementos fundamentais do negócio. Para que você compreenda melhor o que fazer e como planejar a abertura do restaurante delivery, separamos os principais pontos a seguir. Confira!
Entenda como montar um delivery de comida
Quem acompanha as tendências do mercado sabe que os serviços delivery estão cada vez mais em alta. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), a movimentação gerada por esse setor é de cerca de R$ 11 bilhões anualmente.
Todavia, assim como em qualquer segmento, é imprescindível entender quais são as necessidades desse setor, bem como os consumidores e o modo de operar para atender a essa demanda. Confira os passos que você precisa seguir antes de montar seu restaurante delivery.
Planeje todo o processo
Além de uma análise do mercado, que inclui uma avaliação do público, da abrangência da área de entrega, a seleção de bons fornecedores e a escolha da melhor forma de oferecer o delivery, deve-se avaliar a estrutura do seu restaurante.
Isso é importante porque a demanda vai aumentar, mas é provável que não haja, pelo menos inicialmente, a ideia de se ampliar o espaço físico para atender aos pedidos em domicílio.
Veja o trabalho dos concorrentes
Os concorrentes são capazes de mostrar quais estratégias funcionam em uma determinada região, o perfil do público e indicar caminhos ao seu negócio. Não perca de vista que, apesar de ser possível replicar modelos consagrados em seu negócio, é importante observar os concorrentes com senso crítico.
Além de servir de exemplo do que pode ser feito, os concorrentes também ajudam a descobrir o que falta e o que pode ser mudado no mercado. Leia avaliações de clientes, veja quais são as principais queixas e identifique pontos em que seu restaurante delivery pode servir melhor do que a concorrência.
Cuide da segurança alimentar e siga as normas da ANVISA
A segurança alimentar precisa ser um dos pilares do seu negócio, pois qualquer incidente pode causar danos irreversíveis à reputação de um restaurante. Por isso, é preciso haver um controle intenso de conservação adequada e higiene desde a aquisição de insumos até a entrega dos pratos ao cliente.
As regras que devem ser seguidas pelos restaurantes no manuseio de alimentos fazem parte do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. A principal lei do tema é a Lei nº 9.782/1999.
Para que um restaurante esteja regular, ele precisa seguir as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), além de observar as normas estaduais e municipais. Seguir as regras de segurança alimentar é uma atitude responsável, que previne riscos à saúde e segurança dos consumidores. Além disso, quem segue as regras consegue evitar punições que vão desde multas até o fechamento do restaurante e condenações na justiça.
Ofereça atendimento diferenciado
Defina uma estrutura de atendimento para seu serviço de entrega em domicílio. Você vai contar com atendentes ou vai preferir um aplicativo delivery?
O interessante de se utilizar o app é que ele facilita a criação do cadastro dos consumidores, evita problemas com linhas telefônicas ocupadas, permite a fidelização de clientes por meio de programas de vantagens, por exemplo, e ainda garante uma visão global do processo, desde o pedido até a entrega.
Seus clientes certamente vão gostar muito da comodidade proporcionada por esse serviço, já que o pedido é feito rapidamente, sem a necessidade de contato telefônico. Há também a possibilidade de ter acesso a imagens dos pratos, facilitando a escolha, além de já terem as informações sobre tudo que seu restaurante oferece, sem erros, sem ruídos.
Fidelize a clientela
Além de conquistar os primeiros clientes, seu restaurante precisa manter e fidelizar quem já conheceu a comida. Uma freguesia fiel é muito importante para que seu negócio tenha sucesso a longo prazo, crescendo de forma sustentável.
Algumas estratégias que devem ser pensadas para a fidelização dos clientes no restaurante delivery:
- presença nas redes sociais;
- ofertas e promoções especiais para os clientes frequentes;
- oferecer brindes e cupons para agradar os clientes;
- investir em um aplicativo próprio para seu delivery de comida.
Tenha bons fornecedores
Oferecer alimentos de qualidade em seu restaurante delivery só é possível com o uso de insumos de boa procedência. Invista em ter uma boa lista de fornecedores, selecionando com cuidado quem será responsável por abastecer seu negócio.
O cuidado com os fornecedores deve ser tomado em todas as frentes do restaurante, desde os sistemas, as embalagens para delivery, até os alimentos. Nem sempre o menor preço é a melhor opção. Para garantir as melhores relações entre custo e benefícios, pesquise bastante e faça testes antes de decidir por compras maiores.
Acompanhe a produção
Acompanhar a produção de ponta a ponta vai ajudar a encontrar pontos que precisam ser melhorados na cadeia produtiva e a perceber de que forma podem ser implementadas medidas que vão gerar economia para seu restaurante.
Utilize a tecnologia a seu favor e lance mão de softwares e aplicativos que lhe forneçam indicadores de produção. Dessa forma, você terá dados mais confiáveis e bastante objetivos que vão facilitar sua tomada de decisão.
Otimize a entrega
Um processo eficiente de entrega passa por uma boa gestão dos pedidos. Assim, conte com um software que organize esse processo, conferindo a agilidade necessária a ele. Além disso, certifique-se de que os pratos estão bem-acondicionados, a fim de manterem-se saborosos e próprios para o consumo, chegando ao cliente na temperatura adequada e sem vazamentos.
Por fim, estruture um time de entregadores que permita atender a todos os pedidos no menor tempo e com a maior qualidade possível. Uma ótima alternativa é terceirizar o serviço de motoboy, pois você vai ter os profissionais capacitados de que precisa de acordo com a sua demanda sem que precise se preocupar com contratações.
Divulgue o serviço
Divulgação nunca é demais! Você pode convidar clientes que vão a seu restaurante a conhecer seu serviço de entrega a domicílio. Também pode ser boa ideia a divulgação em redes sociais ou, ainda, aquela tradicional feita nas proximidades do seu negócio com panfletagem ou carro de som.
Da mesma forma, é muito importante fazer com que seu negócio fique conhecido e seja lembrado pelos consumidores. Mais uma vez, a implantação do aplicativo vai ser de grande ajuda, já que os futuros clientes podem achar seu estabelecimento contando apenas com o nome dele.
Veja as vantagens em montar um delivery de comida
Já adiantamos, neste texto, o impacto que um restaurante delivery pode ter para o seu campo de atuação, seja para os consumidores, seja para o comércio, seja para a concorrência. Além disso, ao montar o plano de negócio de entregas, outras vantagens são geradas para você. Confira quais são elas.
Economia para o restaurante
Um dos principais impactos gerados por implementar o serviço de entrega por aplicativo é a redução de alguns custos operacionais que acompanham o trabalho no modelo tradicional. Entre eles estão as despesas ligadas à entrega dos produtos, como um empregado só para isso, manutenção do veículo e outros custos ligados a ele, combustível etc.
Ampliação do alcance ao público
Com a comodidade de ter seu restaurante entre as opções existentes do serviço delivery, maiores são as chances de você atingir uma parcela maior de clientes. As oportunidades aumentam, ainda, quando atuamos em um nicho mais popular e com alta demanda.
Para negócios que estão apenas começando ainda é mais vantajoso porque, além de conseguir atuar em um raio muito maior, você dará visibilidade inicial para seu empreendimento.
Aumento das vendas
Outro impacto gerado pela comodidade que os serviços de entrega delivery têm a oferecer para você está ligado às vendas. Seu restaurante não tem limites de clientes, pois não há consumo no local. Além disso, se seu negócio consegue atuar em um raio maior do que se seu serviço de entrega fosse tradicional — ou até mesmo o serviço físico —, consequentemente, maior será o número de pedidos e as vendas geradas.
Baixo investimento
Quem está começando um novo negócio sabe que a existência de custos iniciais é extensa. Em contrapartida a esse cenário, montar um delivery de comida requer um investimento inicial bem mais baixo que de um serviço físico. Como não há necessidade de um grande salão, louças, material de limpeza e equipe para atendimento, o custo inicial é menor.
No modelo de restaurante delivery a infraestrutura, equipamentos e os custos de mão-de-obra são bem mais baixos que o tradicional. Para começar, é possível focar na produção e na agilidade da entrega. O necessário para começar a operar é fazer o cadastro do seu negócio, pagar as taxas administrativas e implantar as informações do seu restaurante, como a descrição dos pratos e preços, em um aplicativo de delivery.
Maior comodidade
Quando falamos de comodidade, estamos direcionando tanto para você, proprietário do negócio, quanto para os seus consumidores. O serviço é por aplicativo, assim, não é necessário ter um funcionário exclusivo para acompanhar os pedidos telefônicos. Pode ser a pessoa que já realiza outras atividades e, da mesma forma, o cliente não precisa fazer ligações, tudo será via smartphone.
Como não há necessidade de uma linha telefônica disponível, seu restaurante consegue coletar vários pedidos simultâneos. Não há perda de chamados por linha ocupada, nem por tempo de espera excessivo.
Com isso, as chances de erros também diminuem, afinal, o consumidor vai detalhar ao máximo o que ele espera do seu pedido e, assim, o atendimento terá mais informações, o que extingue a possibilidade de erros.
Começar um negócio não é tarefa simples, inclusive quando se pretende montar um delivery de comida, mas seguindo os passos levantados e analisando corretamente as vantagens, seu empreendimento e você vão longe!
Para aprender como montar um restaurante delivery é importante pensar em cada detalhe da empresa, analisar o mercado e as preferências dos consumidores. Quanto mais bem estruturado for o plano do negócio, maiores são as chances de sucesso no empreendimento. Investir em produtos de boa qualidade, estratégias promocionais e tecnologia são partes fundamentais de qualquer negócio de entrega de comida, devendo ser considerados cuidadosamente antes mesmo da inauguração.
Gostou do texto? Para acompanhar as novidades e conteúdos relacionados ao setor de delivery diretamente em sua timeline, curta nossa Fanpage do Facebook!