Quero montar um restaurante delivery, e agora? | Blog da Neemo
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A área de alimentação sempre é uma boa opção para quem quer empreender. Entretanto, entender como montar um delivery de comida é essencial antes de seguir com a escolha, que une as vantagens que o próprio segmento proporciona às dos serviços de entrega.

Ao oferecer esse serviço, seu restaurante já larga na frente, pois ele pode ajudar a aumentar o faturamento e fidelizar clientes, o que é importantíssimo para o sucesso do empreendimento.

Mas, então, como fazer para montar um delivery de comida? Nem sempre é uma tarefa simples, mas requer atenção máxima para o sucesso do seu negócio. Continue a leitura e saiba mais.

Entenda como montar um delivery de comida

Quem acompanha as tendências do mercado sabe que os serviços delivery estão cada vez mais em alta. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), a movimentação gerada por esse setor é de cerca de R$ 11 bilhões anualmente.

Todavia, assim como em qualquer segmento, é imprescindível entender quais são as necessidades desse setor, bem como os consumidores e o modo de operar para atender a essa demanda. Confira os passos que você precisa seguir antes de montar seu restaurante delivery.

Planeje todo o processo

Além de uma análise do mercado, que inclui uma avaliação do público, da abrangência da área de entrega, a seleção de bons fornecedores e a escolha da melhor forma de oferecer o delivery, deve-se avaliar a estrutura do seu restaurante.

Isso é importante porque a demanda vai aumentar, mas é provável que não haja, pelo menos inicialmente, a ideia de se ampliar o espaço físico para atender aos pedidos em domicílio.

Cuide da segurança alimentar

A segurança alimentar precisa ser um dos pilares do seu negócio, pois qualquer incidente pode causar danos irreversíveis à reputação de um restaurante. Por isso, é preciso haver um controle intenso de conservação adequada e higiene desde a aquisição de insumos até a entrega dos pratos ao cliente.

Ofereça atendimento diferenciado

Defina uma estrutura de atendimento para seu serviço de entrega em domicílio. Você vai contar com atendentes ou vai preferir um aplicativo delivery?

O interessante de se utilizar o app é que ele facilita a criação do cadastro dos consumidores, evita problemas com linhas telefônicas ocupadas, permite a fidelização de clientes por meio de programas de vantagens, por exemplo, e ainda lhe garante uma visão global do processo, desde o pedido até a entrega.

Seus clientes certamente vão gostar muito da comodidade proporcionada por esse serviço, já que o pedido é feito rapidamente, sem a necessidade de contato telefônico. Há também a possibilidade de ter acesso a imagens dos pratos, facilitando a escolha, além de já terem as informações sobre tudo que seu restaurante oferece, sem erros, sem ruídos.

Acompanhe a produção

Acompanhar a produção de ponta a ponta vai ajudar a encontrar pontos que precisam ser melhorados na cadeia produtiva e a perceber de que forma podem ser implementadas medidas que vão gerar economia para seu restaurante.

Utilize a tecnologia a seu favor e lance mão de softwares e aplicativos que lhe forneçam indicadores de produção. Dessa forma, você terá dados mais confiáveis e bastante objetivos que vão facilitar sua tomada de decisão.

Otimize a entrega

Um processo eficiente de entrega passa por uma boa gestão dos pedidos. Assim, conte com um software que organize esse processo, conferindo a agilidade necessária a ele. Além disso, certifique-se de que os pratos estão bem-acondicionados, a fim de manterem-se saborosos e próprios para o consumo, chegando ao cliente na temperatura adequada e sem vazamentos.

Por fim, estruture um time de entregadores que permita atender a todos os pedidos no menor tempo e com a maior qualidade possível. Uma ótima alternativa é terceirizar o serviço de motoboy, pois você vai ter os profissionais capacitados de que precisa de acordo com a sua demanda sem que precise se preocupar com contratações.

Divulgue o serviço

Divulgação nunca é demais! Você pode convidar clientes que vão a seu restaurante a conhecer seu serviço de entrega a domicílio. Também pode ser boa ideia a divulgação em redes sociais ou, ainda, aquela tradicional feita nas proximidades do seu negócio com panfletagem ou carro de som.

Da mesma forma, é muito importante fazer com que seu negócio fique conhecido e seja lembrado pelos consumidores. Mais uma vez, a implantação do aplicativo vai ser de grande ajuda, já que os futuros clientes podem achar seu estabelecimento contando apenas com o nome dele.

Veja as vantagens em montar um delivery de comida

Já adiantamos, neste texto, o impacto que um restaurante delivery pode ter para o seu campo de atuação, seja para os consumidores, seja para o comércio, seja para a concorrência. Além disso, ao montar o plano de negócio de entregas, outras vantagens são geradas para você. Confira quais são elas.

Economia para o restaurante

Um dos principais impactos gerados por implementar o serviço de entrega por aplicativo é a redução de alguns custos operacionais. Entre eles estão as despesas ligadas à entrega dos produtos, como um empregado só para isso, manutenção do veículo e outros custos ligados a ele, combustível etc.

Ampliação do alcance ao público

Com a comodidade de ter seu restaurante entre as opções existentes do serviço delivery, maiores são as chances de você atingir uma parcela maior de clientes. As oportunidades aumentam, ainda, quando atuamos em um nicho mais popular e com alta demanda.

Para negócios que estão apenas começando ainda é mais vantajoso porque, além de conseguir atuar em um raio muito maior, você dará visibilidade inicial para seu empreendimento.

Aumento das vendas

Outro impacto gerado pela comodidade que os serviços de entrega delivery têm a oferecer para você está ligado às vendas. Se seu negócio consegue atuar em um raio maior do que se seu serviço de entrega fosse tradicional — ou até mesmo o serviço físico —, consequentemente, maior será o número de pedidos e as vendas geradas.

Baixo investimento

Quem está começando um novo negócio sabe que a existência de custos iniciais é extensa. Em contrapartida a esse cenário, montar um delivery de comida requer um investimento inicial bem mais baixo que de um serviço físico.

Isso porque a infraestrutura, equipamentos e os custos de mão-de-obra são bem mais baixos que o tradicional. Inicialmente, é necessário apenas fazer o cadastro do seu negócio, pagar as taxas administrativas e implantar as informações do seu restaurante, como a descrição dos pratos e preços.

Maior comodidade

Quando falamos de comodidade, estamos direcionando tanto para você, proprietário do negócio, quanto para os seus consumidores. O serviço é por aplicativo, assim, não é necessário ter um funcionário exclusivo para acompanhar os pedidos telefônicos. Pode ser a pessoa que já realiza outras atividades e, da mesma forma, o cliente não precisa fazer ligações, tudo será via smartphone.

Com isso, as chances de erros também diminuem, afinal, o consumidor vai detalhar ao máximo o que ele espera do seu pedido e, assim, o atendimento terá mais informações, o que extingue a possibilidade de erros.

Começar um negócio não é tarefa simples, inclusive quando se pretende montar um delivery de comida, mas seguindo os passos levantados e analisando corretamente as vantagens, seu empreendimento e você vão longe!

Ficou interessando em implantar o serviço delivery? Aproveite para entrar em contato conosco para entender como funciona o processo!

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