montar um restaurante delivery,

A área de alimentação sempre é uma boa opção para quem quer empreender, logo, montar um restaurante delivery pode ser uma escolha duplamente acertada, pois une as vantagens que o próprio segmento proporciona às dos serviços de entrega.

Ao oferecer esse serviço, seu restaurante já larga na frente, pois ele pode ajudar a aumentar o faturamento e fidelizar clientes, o que é importantíssimo para o sucesso do empreendimento. Mas, então, como fazer para montar um restaurante delivery? Continue a leitura e saiba mais.

Planeje todo o processo

Além de uma análise do mercado, que inclui uma avaliação do público, da abrangência da área de entrega, a seleção de bons fornecedores e a escolha do melhor forma de oferecer o delivery, deve-se avaliar a estrutura do seu restaurante.

Isso é importante porque a demanda vai aumentar, mas é provável que não haja, pelo menos inicialmente, a ideia de se aumentar o espaço físico para atender aos pedidos em domicílio.

Cuide da segurança alimentar

Este precisa ser um dos pilares do seu negócio, pois qualquer incidente pode causar danos irreversíveis à reputação de um restaurante. Por isso, é preciso haver um controle intenso de conservação adequada e higiene desde a aquisição de insumos até a entrega dos pratos ao cliente.

Ofereça atendimento diferenciado

Defina uma estrutura de atendimento para seu serviço de entrega em domicílio: você vai contar com atendentes ou vai preferir um aplicativo delivery?

O interessante de se utilizar o app é que ele facilita a criação do cadastro dos consumidores, evita problemas com linhas telefônicas ocupadas, permite a fidelização de clientes por meio de programas de vantagens, por exemplo, e ainda lhe garante uma visão global do processo, desde o pedido até a entrega.

Seus clientes certamente vão gostar muito da comodidade proporcionada por esse serviço, já que o pedido é feito rapidamente, sem a necessidade de contato telefônico. Há também a possibilidade de ter acesso a imagens dos pratos, facilitando a escolha, além de já terem as informações sobre tudo que seu restaurante oferece, sem erros, sem ruídos.

Acompanhe a produção

Acompanhar a produção de ponta a ponta vai ajudar a encontrar pontos que precisam ser melhorados na cadeia produtiva e a perceber de que forma podem ser implementadas medidas que vão gerar economia para seu restaurante.

Utilize a tecnologia a seu favor e lance mão de softwares e aplicativos que lhe forneçam indicadores de produção. Dessa forma, você terá dados mais confiáveis e bastante objetivos que vão facilitar sua tomada de decisão.

Otimize a entrega

Um processo eficiente de entrega passa por uma boa gestão dos pedidos. Assim, conte com um software que organize esse processo, conferindo a agilidade necessária a ele.

Além disso, certifique-se de que os pratos estão bem-acondicionados, a fim de manterem-se saborosos e próprios para o consumo, chegando ao cliente na temperatura adequada e sem vazamentos.

Por fim, estruture um time de entregadores que permita atender a todos os pedidos no menor tempo e com a maior qualidade possível. Uma ótima alternativa é terceirizar o serviço de motoboy, pois você vai ter os profissionais capacitados de que precisa de acordo com a sua demanda sem que precise se preocupar com contratações.

Divulgue o serviço

Divulgação nunca é demais! Você pode convidar clientes que vão a seu restaurante a conhecer seu serviço de entrega a domicílio. Também pode ser boa a divulgação em redes sociais ou ainda aquela tradicional feita nas proximidades do seu negócio com panfletagem ou carro de som. É muito importante fazer com que seu negócio fique conhecido e seja lembrado pelos consumidores.

Mais uma vez, a implantação do aplicativo vai ser de grande ajuda, já que os futuros clientes podem achar seu estabelecimento contando apenas com o nome dele.

Começar um negócio não é tarefa simples, inclusive quando se pretende montar um restaurante delivery, mas esperamos ter ajudado com esse pequeno roteiro de como dar início ao processo.

Para saber mais sobre esse assunto, leia também o post sobre algumas estratégias que podem melhorar o sistema para restaurante delivery.

Share This