redes sociais para restaurantes

Quando se fala em marketing digital para estabelecimentos alimentícios, uma das primeiras ações lembradas são as estratégias de redes sociais para restaurantes. Afinal, nos dias de hoje, é raro encontrarmos uma marca que não esteja presente em pelo menos uma das diversas mídias sociais existentes.

Por esse motivo, elaboramos este guia que explica como e por que você deve investir nas redes sociais para divulgar o seu restaurante e aumentar a lucratividade do seu negócio. Siga a leitura e confira nossas dicas!

Invista em mais de uma plataforma

Existem diversas redes sociais e cada uma delas apresenta características exclusivas. Embora o Facebook tenha um público mais amplo e seja líder no segmento, outras mídias como o Snapchat e o Twitter são utilizadas por públicos mais específicos, como os jovens. É por isso que você precisa conhecer o seu público, para que saiba quais mídias eles mais acessam.

Além disso, também é importante que os restaurantes tenham uma conta no Instagram, que é uma rede social que trabalha muito com imagens. Sendo assim é uma excelente oportunidade para divulgar fotos dos pratos.

Crie conteúdo de qualidade

É preciso que você tenha em mente que de nada adianta criar perfis em diversas redes sociais e não os alimentar. Você precisa investir em conteúdo de qualidade e criar ações que engajem com o seu público.

Camila Porto, especialista em marketing digital e autora do livro “Facebook marketing: tudo o que você precisa saber para gerar negócios na maior rede social do mundo”, recomenda, por exemplo, uma técnica chamada de 80/20.

De acordo com essa técnica, 80% das suas publicações nas mídias sociais devem ser de cunho informativo ou de entretenimento, ou seja, conteúdo variado como dicas, memes, links com notícias ou matérias interessantes no seu segmento. Somente 20% dos posts devem ser de teor publicitário, trazendo, de fato, anúncios sobre os serviços do seu restaurante.

Estimule a interatividade com os clientes

Para que você aumente a popularidade do seu restaurante na internet, é fundamental que estimule que a interação com seu público nas mídias sociais. Isso pode ser feito por meio de promoções e outras táticas, como recompensando os clientes que fazem check-in em seu restaurante.

Existe até mesmo um aparelho que pode ser acoplado em seu modem de internet e que exige o check-in no Facebook para liberar o sinal Wi-Fi. Assim, quando seus clientes que estiverem no restaurante quiserem acessar à rede, deverão fazer o check-in, divulgando a sua marca para outras pessoas.

Além disso, os check-ins também podem ser utilizados como uma estratégia de fidelização. Para isso, você pode fazer sorteios de brindes mensalmente para as pessoas que mais registraram a sua passagem pelo restaurante, por exemplo.

Contrate uma empresa de marketing social

Para desenvolver estratégias que realmente alcancem bons resultados e ter um acompanhamento completo das métricas e KPIs das suas redes sociais, é importante ter uma equipe de profissionais especializados.

Desse modo, recomenda-se que o seu restaurante terceirize esse serviço com uma empresa ou agência de marketing social, que tenha em seu quadro de funcionários um time completo distribuído em áreas como publicidade, relações públicas e comunicação digital.

Viu como investir em redes sociais para restaurantes é importante para que o seu negócio se destaque?

E por falar em redes sociais, que tal conhecer as nossas? Estamos no Facebook e no LinkedIn. Visite-nos e acompanhe muito mais conteúdos interessantes para o seu restaurante!

Share This