reduzir custos com telefonia

A conta de telefone chega, você abre e leva aquele susto, pois os valores cobrados estão muito altos. Se identificou com essa situação? Então, é bem provável que você tenha interesse em saber como reduzir custos com telefonia no seu estabelecimento!

Afinal, além do pagamento das tarifas para manter a linha em funcionamento, também é preciso contar com, pelo menos, um funcionário para atender as ligações e registrar os pedidos, o que aumenta os gastos para o seu restaurante.

Powered by Rock Convert

E, caso aconteça um congestionamento de linhas, as pessoas podem ficar irritadas e deixar de fazer seus pedidos, gerando prejuízos para o seu negócio. E aí, quer saber como reduzir custos com telefonia de uma vez por todas? Então, confira as dicas que temos para você!

Analise e compare as condições contratuais

Você sabia que as empresas de telefonia são líderes no ranking de reclamações na Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon)? Isso é o que aponta um levantamento realizado em 2017 e publicado no site da Agência Brasil.

Infelizmente, muitas operadoras não cumprem com aquilo que está previsto nos contratos feitos com seus clientes, cobrando taxas e serviços adicionais que não foram solicitados, por exemplo.

Por isso, analisar aquilo que é cobrado nas faturas e comparar com as condições apresentadas no contrato de prestação de serviços é muito importante, por mais que seja um trabalho um pouco chato de se fazer.

Caso você verifique qualquer tipo de irregularidade na sua conta de telefone, não deixe de acionar a operadora e exigir o ressarcimento dos valores que estão sendo cobrados indevidamente. Se a empresa se recusar a atender à sua solicitação, você deve procurar o Procon da sua cidade e fazer uma denúncia.

Faça um inventário periódico

No caso de restaurantes que recebem pedidos por telefone, é comum que se tenha mais de uma linha, para evitar congestionamentos. Porém, com a ascensão tecnológica e o uso de outros meios para fazer pedidos, como o WhatsApp Business e as redes sociais, por meio de plataformas como o Delivery App, cada vez menos pessoas fazem os seus pedidos por meio de ligações telefônicas.

Por isso, é interessante que sejam feitos inventários periódicos para verificar a real necessidade de se manter uma maior quantidade de linhas telefônicas em funcionamento.

Caso você identifique que uma — ou mais linhas — está em desuso, ou com pouco uso, é recomendado que seja solicitado o cancelamento com a operadora que presta esse serviço. O ideal é que se tenha apenas uma linha telefônica e que o restaurante invista na criação de um app próprio para receber os pedidos.

Renegocie contratos

Existem diversos planos e pacotes empresariais comercializados pelas empresas de telefonia. Por isso, é interessante que você acesse o site e as redes sociais de sua operadora para verificar outras opções de contratos com preços menores e melhores benefícios.

É comum, por exemplo, que as operadoras façam promoções com planos iguais aos seus, por valores inferiores. Porém, conforme mostra uma reportagem feita pela revista Exame, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem uma resolução que permite que todos os clientes de uma operadora possam aderir a promoções ou migrar de planos sem qualquer custo.

Ainda que seja necessário ter muita paciência para negociar com os atendentes das operadoras — e muitas vezes receber negativas para aquilo que já é previsto na legislação —, vale a pena o esforço para economizar nas faturas.

Caso você não tenha suas demandas atendidas e elas estiverem dentro do que é regulamentado pelas leis e resoluções, o Procon da sua cidade poderá ajudar neste caso também.

Pesquise preços e planos de operadoras concorrentes

Por mais que mudar de operadora seja um processo burocrático e estressante, se houver economia, tudo pode valer a pena. De tal modo, convém pesquisar os planos e preços oferecidos por operadoras concorrentes.

Se as outras operadoras apresentarem um serviço mais em conta e você não tiver que pagar multas de fidelidade para a empresa que já contratou, não pense duas vezes antes de trocar o prestador de serviços telefônicos do seu restaurante.

Oriente os colaboradores

Além dos planos contratados, é interessante adotar boas práticas para o uso do telefone no ambiente de trabalho. Para isso, todos os colaboradores devem ser adequadamente orientados para que não façam ligações pessoais durante o expediente.

Também é importante que a comunicação interna — com colaboradores de outras unidades ou até mesmo com fornecedores — seja feita por aplicativos de mensagem e não mais por telefone.

O WhatsApp e o Skype, por exemplo, permitem que os usuários façam chamadas de voz pela internet, sem nenhum custo adicional. Por isso, criar uma cultura para que esses serviços sejam utilizados pode ser uma boa alternativa para poupar na conta do telefone.

Considere a criação de um aplicativo para o restaurante

Ter um aplicativo próprio traz muitos benefícios para as empresas, entre os quais se destaca a possibilidade de reduzir custos com telefonia. Por isso, essa é uma hipótese que deve ser considerada pelos proprietários de restaurantes.

O aplicativo também oferece muitas vantagens para os clientes, que não precisarão ligar para fazer pedidos e terão a praticidade de solicitar pratos e lanches em qualquer local onde estiverem.

Além disso, com os clientes fazendo pedidos pelo aplicativo, você evita o grave problema das linhas de telefone congestionadas que, como explicamos, pode levar à desistência de efetivar uma compra.

Outro benefício dos aplicativos é que você estará um passo à frente dos seus concorrentes, caso eles ainda não utilizem esse serviço. Afinal, os clientes verão o seu restaurante como um estabelecimento moderno e que investe em novas tecnologias para bem atendê-los cada vez melhor.

Reduzir os custos com telefonia, de modo geral, é algo relevante para o seu negócio, uma vez que os valores gastos poderiam ser investidos em melhorias em outras áreas do restaurante. E agora, que você já está bem informado, está na hora de colocar as nossas dicas em prática!

Para isso, você pode contar com o apoio da Neemo para desenvolver softwares e aplicativos exclusivos para o seu restaurante. Quer saber mais sobre os nossos serviços e conhecer as soluções que temos para o seu negócio? Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo.

 

Powered by Rock Convert

Guia completo de marketing para restaurantes

Alavanque seu negócio com ações imbatíveis de marketing.

Reunimos uma série de informações e dicas valiosas, para você impulsionar seu negócio, posicionar sua marca, atrair e fidelizar novos clientes, tecnologias e ferramentas.

Clique e baixe o ebook grátis

Guia completo de marketing para restaurantes

Para continuar a crescer, o seu estabelecimento precisa se modernizar e contar com um delivery próprio, livre de comissionamentos.

Saia na frente dos seus concorrentes e tenha o seu próprio delivery.

Quero meu Delivery App

ou

Receba uma ligação agoraLigamos em até 10 minutos durante o horário comercial. Sem compromisso.

Sem multas contratuais e tempo mínimo de contrato
Share This